Paperman

Quem esteve nos cinemas assistindo à animação “Detona Ralph”, no finalzinho do ano passado, certamente teve uma doce surpresa com o curta exibido antes do filme. Fui arrebatada pela historinha em preto e branco intitulada “Paperman”, que narra o encantamento de um jovem solitário por uma mocinha que conhece_ e desencontra_ na estação de trem. Resignado, retorna à sua rotina, até que a vida lhe oferece uma segunda chance. Pela janela do trabalho, inesperadamente revê a garota do outro lado da avenida. Daí pra frente, a animação segue com o rapaz tentando chamar a atenção da moça a qualquer custo.

O curta é apaixonante pois traduz aquilo que sentimos pelo menos uma vez na vida e, correspondidos ou não, entendemos a disposição do rapaz em chamar a atenção da mocinha, enquanto torcemos pelo final feliz.

Esse sentimento familiar pode ser denominado E-N-C-A-N-T-A-M-E-N-T-O e, independente daquilo que se caracteriza como amor, paixão, casamento ou namoro, é matéria prima de relações que permanecem_ fisicamente ou na memória afetiva.

Meu filho tem apenas sete anos e há um ano mantém-se encantado por uma garotinha do ensino fundamental. É algo tão delicado, comovente e doce que não me importo que seja precoce. Ela é sua namorada, ainda que não saiba. Talvez relações maduras, de longa data e repletas de presença física, não contenham tamanho encantamento…

Pois encantamento é vento que sopra a favor, e_de uma forma que ninguém explica_ lhe faz ser tolerante; paciente com as demoras e desencontros; amante da exceção. Por ele(a) você abre mão de suas rotinas e esquece regras tão perfeitas.

Se alguém lhe desconhecer num momento de puro encantamento, faça como Chico Buarque, que definiu esse sentimento tão lindamente:

“Acho a coisa mais simples, mais definitiva, pra explicar o amor entre duas pessoas: gostava dela porque era ela, porque era eu”.

Segue a animação que tanto me cativou:

https://youtu.be/HSxJkKiHXbw

Para adquirir o livro “A Soma de Todos os Afetos”, de Fabíola Simões, clique aqui: “Livro A Soma de todos os Afetos”



LIVRO NOVO



Fabíola Simões é dentista, mãe, influenciadora digital, youtuber e escritora – não necessariamente nessa ordem. Tem 4 livros publicados; um canal no Youtube onde dá dicas de filmes, séries e livros; e esse site, onde, juntamente com outros colunistas, publica textos semanalmente. Casada e mãe de um adolescente, trabalha há mais de 20 anos como Endodontista num Centro de Saúde em Campinas e, nas horas vagas, gosta de maratonar séries (Sex and the City, Gilmore Girls e The Office estão entre suas preferidas); beber vinho tinto; ler um bom livro e estar entre as pessoas que ama.

5 COMENTÁRIOS

  1. Decididamente, faz toda a diferença sorver a vida sob o prisma do encantamento.

    Quando, a priori, optamos por nos cercar de entusiasmo – e, vale observar que sequer é uma escolha consciente na maioria das vezes – uma brisa colorida tinge nossas retinas, nossos sentidos e é inevitável sentir o privilégio de ser brindado com muita beleza, encanto e entusiasmo.

    Uma verdadeira bênção ou um dom especial perceber a realidade assim…

    Sempre bom compartilhar impressões com você, já estava sentindo falta dos seus textos!!!

    Abraço,
    Rafaela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui