A poesia das crianças
  Hoje no carro, enquanto dirigia, meu pequeno palpitava acerca dos presentes que meu marido e eu iríamos trocar no nosso aniversário de casamento. Perguntei o que ele achava que o papai deveria dar à mamãe e a resposta veio prontamente, como se fosse óbvio:

_”Um vestido, mamãe”
_ “Um vestido?”_ perguntei _ “De que cor?”
_”Hum… um vestido laranja… com bolinhas vermelhas!”_ disse sem hesitar.

Não pude deixar de sorrir, e de repente meu coração inflou, tamanha a poesia contida na inocência do meu garotinho.

Se você já experimentou conviver de perto com uma alma de 6 anos_ou menos_ deve entender o que estou dizendo. Essas pequenas criaturas carregam o céu dentro delas. Dão trabalho, tudo bem… Necessitam de cuidados, rotina e às vezes fazem mãnha por nada… Mas faça um teste. Experimente agachar numa altura suficiente para que seus olhos fiquem no mesmo nível (pode ser que a criaturinha agache também, então vocês terão que se sentar). E com calma, conduza um papo de igual pra igual.
Você terá uma grata surpresa.

Crianças, quando ouvidas, entendidas e valorizadas, carregam uma sabedoria ímpar, uma sensibilidade única e uma poesia desconcertante. São capazes de tirar sorrisos de onde aparentemente só existe cansaço e dor. Não desconfiam do tempo, das tristezas, do caos diário. Vivem num mundo à parte e por isso nos iluminam com sua espontaneidade surpreendente e habilidosa.

Vivo correndo e muitas vezes sou alertada por meu baixinho que chega com suas mãozinhas subindo e descendo à frente do corpo dizendo num sussurro: “Se acaaaalma, se acaaaalma……”
Ser mãe me trouxe esse privilégio. E há que se sugar esses momentos até à última gota, pois antes de nos darmos conta, a vida se encarregará de moldá-los com excesso de civilização e domínio de pensamento.

A poesia escorrerá através do tempo, indo embora na velocidade com que chegará o amadurecimento.

Vamos comemorar a independência, o sucesso e o fim das desobediências, mas nada substituirá a alegria latente de ter um garotinho em casa, um ser movido por sonhos e fantasias que povoava nossos dias de alegria _ feito vestido laranja com bolinhas vermelhas…



LIVRO NOVO



Fabíola Simões é dentista, mãe, influenciadora digital, youtuber e escritora – não necessariamente nessa ordem. Tem 4 livros publicados; um canal no Youtube onde dá dicas de filmes, séries e livros; e esse site, onde, juntamente com outros colunistas, publica textos semanalmente. Casada e mãe de um adolescente, trabalha há mais de 20 anos como Endodontista num Centro de Saúde em Campinas e, nas horas vagas, gosta de maratonar séries (Sex and the City, Gilmore Girls e The Office estão entre suas preferidas); beber vinho tinto; ler um bom livro e estar entre as pessoas que ama.

2 COMENTÁRIOS

  1. Como são gostosas essas leituras, cheias de poesia! E novamente a sensação de estar "olho no olho" com mãe e filho, partilhando as deliciosas pílulas de sabedoria que só a inocência proporciona!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui