8 coisas que as pessoas socialmente inteligentes não fazem

Aqueles indivíduos que são socialmente inteligentes sabem o que querem e como devem se comportar com as pessoas que os rodeiam, para que os relacionamentos sejam o mais cordial possível.

A verdadeira inteligência social provém da confiança e da compreensão que uma pessoa tem de si mesma, a um ponto em que ela pode interagir com os demais de maneira madura.

Há certas coisas que as pessoas socialmente inteligentes fazem tão bem que se distanciam milhares de quilômetros das pessoas que têm hábitos ruins que, na maioria das vezes, a sociedade não tolera.

A seguir, explicaremos os traços mais característicos destas pessoas. Você verá que são muito fáceis de aplicar em sua vida diária.

Nunca interrompem

As pessoas socialmente inteligentes geralmente são excelentes companheiras de conversação. Elas não sentem a necessidade de ter que falar antes da outra pessoa nem de interrompê-la.

Simplesmente estão cômodas em esperar com tranquilidade seu turno para intervir. Não têm a ansiedade de impor à força seu ponto de vista porque estão seguras do que pensam.

Sabem que não é necessário exporem sua opinião antes dos demais para que tenham valor.

Não se enfocam sempre em si mesmos

As pessoas socialmente inteligentes sabem que são importantes e trabalham para melhorar e avançar.

Elas sabem que suas relações interpessoais requerem de atenção e tempo. Por isso, definem hábitos e costumes com seus amigos, companheiro e família, mas também com elas mesmas.

Têm a capacidade de entender que não são o centro do mundo, sem deixar de se sentirem importantes. Eles são o tipo de pessoa que estará ao seu lado quando necessitar de apoio, mas que sabe dizer “não” quando é necessário.

Não julgam os demais para demonstrarem que tem razão

Um bom sinal de amadurecimento emocional e intelectual é entender as diferenças que há com os demais.

Quando você julga outra pessoa afim de impor suas ideias ou opiniões pessoais sobre algo, apenas consegue que essa pessoa evite compartilhar o que ela pensa com você.

O ideal é que você seja uma pessoa mais aberta e receptiva, sem ter a necessidade de opinar igual que os demais.

Não buscam mudar a opinião dos demais

Esta é uma grande habilidade das pessoas socialmente inteligentes. Os sentimentos dos outros são isso, sentimentos. Por essa razão é importante que você se dirija a elas com respeito e paciência.

Quando você compreende de maneira madura a opinião dos demais e pode expor suas opiniões com respeito, as situações tornam-se mais saudáveis, produtivas e pacíficas.

Não precisa fazer com que os demais se sintam inferiores para mostrar que suas opiniões também são importantes.

São calmas e sabem utilizar sua voz

Ser assertivo é realmente a melhor maneira de lidar com os problemas que deve enfrentar na vida. A ira e a agressão passiva disfarçada de assertividade geralmente trazem mais problemas que soluções.

As pessoas socialmente inteligentes têm a segurança para lidarem com o que querem.

Sabem que escutar e participar em uma conversa com confiança e um propósito é a maneira correta de relacionar-se com as pessoas que as rodeiam.

São menos críticas

Muitas pessoas que se autodenominam “antissociais” tendem a criticar constantemente os que estão ao seu redor e, inclusive, a si mesmo.

As pessoas socialmente inteligentes geralmente aceitam que todos, sem importar a aparência exterior, tenham muitas qualidades, tanto positivas como negativas a oferecer.

As pessoas que sabem se relacionarem com os demais tiram o melhor proveito, tanto de suas condutas como das dos outros.

Isto se deve, pois elas têm um grau maior de confiança em si mesmas e buscam aproveitar cada situação que apareça.

Não analisam muito como interagem com os demais

Pensar muito em como são suas relações impede você de desfrutá-la.

Deve evitar analisar demais cada interação assim que ela termina.

De certo modo, pode pôr esse costume a seu favor se ao invés de focar em todos os possíveis maus resultados, encare suas interações com atitude positiva.

Inclusive quando se trata de relacionamentos onde as coisas não foram muito bem. Você poderia se surpreender.

Têm uma boa linguagem corporal

Quando você se encontra em alguma relação social, sua postura corporal envia uma mensagem às demais pessoas.

As pessoas socialmente inteligentes se asseguram de que a mensagem que seu corpo envia seja positiva.

Quando faz contato visual com ou outros e sorri, demonstra aos demais que é uma pessoa amável, aberta e longe de ser intimidante. Se, além disso, sentar direito, os outros notarão que é uma pessoa segura.

Iniciam as interações ao invés de esperar

Esperar até que os demais façam contato e o convidem para as atividades é perda de tempo. As pessoas socialmente inteligentes sabem que as relações se baseiam em um esforço mútuo.

Se você quiser demonstrar aos que o rodeiam que são importantes para você, deve tomar a iniciativa e começar a interação. Você pode fazer isso simplesmente se:

– Manter o contato mediante chamadas ou mensagens de texto.
– Visitar seus amigos.
– Organizar alguma reunião.

Ainda que algumas pessoas nasçam com uma inteligência social mais desenvolvida, qualquer um de nós pode aperfeiçoá-la se prestar a atenção necessária.

Ao final, só se trata de pôr em prática estes simples hábitos.

Fonte indicada: Melhor com Saúde

Imagem de capa: MJTH, Shutterstock

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here