A melhor defesa que existe é a honestidade

Perderemos pessoas, chances e oportunidades, caso mantenhamos a honestidade guiando os nossos passos, porém, a tranquilidade que uma consciência limpa nos traz será o que nos permitirá viver em paz.

É difícil encontrar quem nunca tentou se livrar de uma situação embaraçosa se valendo de alguma mentira, ou quem nunca deixou de assumir que errou, por medo das consequências. Talvez por instinto de sobrevivência ou mesmo por covardia mesmo, não há quem nunca hesitou em contar a verdade, quem nunca tenha tentado se livrar do confronto com a colheita do que se plantou. Somos humanos, afinal, e nem sempre acertaremos.

Vivemos uma era tão superficial, atrelada às aparências e ao consumismo desenfreado, que fica difícil encontrar alguém que transpareça verdade, sendo a autenticidade um verdadeiro artigo de luxo, num contexto em que o julgamento alheio se encontra cada vez mais condenatório. Na ânsia de alcançar conforto econômico, nem sempre se priorizam atitudes com escrúpulos, uma vez que os fins, a muitos, justificam todo e qualquer meio.

Tememos perder tudo aquilo que nos conforta materialmente, esquecendo-nos, muitas vezes, de priorizar a nossa essência, aquilo que somos e guardamos dentro de nós. Nada do que conseguirmos obter materialmente poderá suprir as carências de nosso íntimo, as necessidades afetivas que pulsam dentro de nós. E nossas necessidades sentimentais valem-se, fundamentalmente, da verdade para atraírem o que não é falso para junto de si.

Além disso, poucos conseguirão ficar tranquilos e dormir sossegadamente, enquanto se apropriam de bens, passando por cima de quaisquer traços de ética, mentindo, enganando, praticando a desonestidade. E será difícil conseguir manter por perto gente do bem, quando se age movido apenas por interesses escusos, acumulando coisas e perdendo pessoas pelo caminho.

Às vezes vai doer, será difícil, perderemos pessoas, chances e oportunidades, caso mantenhamos a honestidade guiando os nossos passos, porém, a tranquilidade que uma consciência limpa nos traz será o que nos permitirá viver em paz. E estar em paz é o que nos torna mais felizes, na companhia de pessoas verdadeiras, vivendo aquilo que verdadeiramente somos. E isso não há dinheiro que pague, porque honestidade é riqueza e, melhor de tudo, é gratuita.

Imagem de capa: Purino, Shutterstock

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




Marcel Camargo
"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar".

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here