A maneira como você acorda marca seu dia. Confira 5 dicas!

Alguma vez você já analisou a maneira como acorda e se levanta da cama todas as manhãs? Quase ninguém dá importância a esse momento, mas a verdade é que ele pode ser um dos mais importantes do dia. Assim, a forma como você começa o dia terá um impacto significativo no seu decorrer, ou pelo menos é o que dizem os estudos da área.

Se perguntássemos às pessoas no momento em que elas acordam se trocariam uma boa quantia de dinheiro por mais cinco minutos entre os lençóis, muitas diriam que sim. Dentro deste grupo, existe outro subgrupo de pessoas que esticam o tempo de descanso o máximo que podem, o que as condena a começar o dia na correria. Para muitos, sair da cama é um momento desagradável, o primeiro obstáculo que devem enfrentar em um dia normal.

“Perca uma manhã e você passará o dia todo à procura dela”.
-Richard Whately-

Seja qual for o caso, a verdade é que a ciência descobriu que as primeiras ações do dia marcam a forma como iremos nos comportar durante o dia. Por isso, vamos oferecer aqui cinco dicas para que você adote uma atitude positiva desde o momento em que acorda para poder tirar o melhor proveito do seu dia.

Dicas para mudar a maneira como você acorda

Obedeça ao despertador

Muitos usam um despertador que repete o alarme a cada cinco minutos, antecipando que não vão se levantar com o primeiro. Se você tem um despertador desses, sugiro que elimine essa possibilidade. Um estudo da European Sleep Research Society (ESRS) confirmou que adiar o alarme várias vezes gera “perda de memória, menor capacidade de reação e diminuição do rendimento durante o dia”.

Se você só se levanta depois de ter ignorado todos os despertadores que tinha programado, sugiro que você utilize essa técnica que deu resultados muito positivos na hora de eliminar esse hábito. Antes de dormir, deite-se e ajuste o despertador para tocar cinco minutos depois. Levante-se assim que ele tocar. Repita a mesma operação umas dez vezes. Você vai ver que seu cérebro se programa para fazer o mesmo na manhã seguinte.

Se você se levantar, agradeça e motive-se

Se você se levanta imediatamente, pensando apenas em que horas são ou no que tem que fazer durante o dia, provavelmente vai começar seu dia com o ânimo baixo. Não se entregue ao estresse e às preocupações desde o primeiro momento da manhã.

Não é tão difícil, basta tomar um minuto para agradecer por um novo dia. Pense que você é uma pessoa valiosa, que se esforça para seguir em frente e que merece um bom dia. Você pode até criar o seu próprio ritual, uma espécie de reza ou oração que saiba de cor e possa recitar quando se levantar. Você vai ver como esse minuto lhe dá uma excelente disposição para o dia que está começando.

Respire e alongue

Depois do seu minuto de agradecimento e de automotivação, o passo seguinte é sentar-se na cama e se alongar. O máximo que puder. Estenda totalmente os braços, ao mesmo tempo que flexiona e estica as pernas. Este simples movimento indicará aos seus músculos que é hora de se preparar para um momento de atividade, mas sem tensão.

Se você se levanta quando o despertador toca, agradeça e se alongue; seu corpo e sua mente vão ficar com disposição para iniciar o dia. Além disso, se você quer potenciar e fortalecer essa boa atitude, nada melhor do que tirar outro minuto para respirar. A respiração é a chave para manter a boa saúde física e mental. Inspire e expire profundamente para que seu cérebro se oxigene, assim como seus músculos. Você vai se sentir muito melhor.

Não tome café, tome água

Os orientais asseguram que quem toma um copo de água todos os dias em jejum evita várias doenças e prolonga a vida. Tomar um copo de água te desperta e ativa sua digestão de uma forma suave e benéfica. Também te ajuda a eliminar as toxinas e a terminar de acordar.

É muito comum tomar um café ao levantar para se encher de energia. No entanto, há suspeitas de que o café muito cedo pode inibir a produção natural de cortisol, o hormônio do estresse, que é necessário para enfrentar o dia. O recomendável é tomar a primeira xícara de café às 9:30 ou às 10:00 da manhã.

Esqueça o hábito de verificar o e-mail ou o celular

Em primeiro lugar, não é um bom hábito dormir com o celular ao lado da cama, ao menos que ele esteja totalmente desligado. Existem razões para pensar que estes aparelhos incidem de forma negativa sobre o descanso durante a noite. Além disso, se você o usa como um despertador e o mantiver longe, terá que sair da cama para desligá-lo.

Segundo alguns especialistas, quem tem o hábito de verificar o e-mail logo quando acorda começa o dia com um fardo desnecessário. Nada é tão importante que não possa esperar que você tome banho, se vista e tome o café da manhã. Esse primeiro momento do dia é só para você. Não o desperdice se estressando antes do tempo.

O mais recomendável quando você se levanta é precisamente essa rotina de autocuidado. Se você notar, não vai demorar mais do que cinco minutos e, em troca, isso vai se refletir em uma atitude e um humor melhor durante todo o dia. Também é uma prática que aumenta a sua autoestima, o que vai aumentar a sua qualidade de vida a longo prazo.

Fonte indicada: A Mente é Maravilhosa

Imagem de capa: Dean Drobot, Shutterstock

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here