Pessoas corajosas veem esperança onde os demais veem escuridão

Imagem de capa: Julia von Keller, Shutterstock

As pessoas corajosas alcançam realizações importantes porque continuam tentando mesmo quando os demais acreditam que já não há mais esperança. A coragem e a fé que caracterizam essas pessoas as tornam confiantes e seguras de si mesmas e, consequentemente, mais determinadas nos seus propósitos.

Os nossos desejos podem se tornar realidade somente se tivermos a coragem de persegui-los. Haverá muitos obstáculos qualquer que seja o caminho escolhido, mas não podemos desistir. O futuro pertence a aqueles que têm a coragem de acreditar em si mesmos e, ao mesmo tempo, não perdem a fé nos outros.

As pessoas corajosas enfrentam os seus medos e se aventuram para o desconhecido, apesar do risco. Winston Churchill disse certa vez que “a coragem é considerada a mais avançada das virtudes, porque todas as outras dependem dela”.

Sem coragem não há futuro. Não podemos viver deixando constantemente tudo para depois. A esperança na luta nos mostra que a crise pode esperar, mas a vida não.

O segredo da felicidade está na liberdade, e o segredo da liberdade está na coragem

Ninguém pode ser feliz se não for completamente livre. A verdadeira liberdade é aquela que está na mente, e só podemos ser livres quando decidimos ser, quando temos a coragem de escolher ser livres. A diferença entre liberdade e dependência não está na ausência do medo e da confiança, mas na coragem de agir de todas as maneiras.

Ao longo da vida, identificamos muitas situações e aspectos que desejamos alcançar. Como diz Paulo Coelho, “não existe um desejo sem a possibilidade de realizá-lo; dependemos da nossa liberdade para realizarmos os nossos desejos. É justamente a possibilidade de realizar um sonho que torna a vida interessante”.

Não existe um caminho simples até a liberdade, e muitos de nós teremos que passar por um vale de lágrimas antes de chegar ao topo da montanha dos nossos desejos. O sucesso não é o final, o fracasso não é fatal; é a coragem para continuar que determina a perspectiva com que enfrentamos os nossos problemas.

A coragem é a principal característica dos líderes?

A coragem é uma das principais características que distingue um verdadeiro líder. Ela precisa ser demonstrada com palavras e ações. É absolutamente essencial para alcançar o sucesso, para a felicidade e para ter a capacidade de motivar o outro. Um líder não é mais corajoso do que um homem comum, mas é mais persistente.

A coragem é uma habilidade e, portanto, pode ser aprendida. A liderança exige esta habilidade porque um líder deve ter a coragem para tomar decisões, mesmo que sejam impopulares. Quando estamos em uma posição de responsabilidade, direção e liderança, é essencial acreditarmos nas nossas habilidades para que os outros façam o mesmo.

O desafio de conseguir transformar a nossa realidade é baseado em um desafio vital que consiste em liderar si mesmo. Para liderar a si mesmo, é preciso ter a coragem de se aceitar como realmente é. O homem não consegue se sentir confortável sem a sua própria aprovação.

Uma frase de Richard Hamming resume o poder da coragem nas nossas vidas: “Se temos a coragem de acreditar que podemos fazer coisas importantes, nos deparamos com a possibilidade de fazê-lo. Se, pelo contrário, pensamos que não podemos, nós mesmos eliminaremos essa possibilidade.”

“A coragem física é um instinto animal; a coragem moral é muito maior e mais verdadeira”.
– Wendell Phillips –

Fonte indicada: A Mente é Maravilhosa

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here