Não se iluda. O universo só conspira a favor de quem transpira.

Imagem de capa: vivairina1, Shutterstock

Cá entre nós, o universo não conspira a favor coisa nenhuma. Ele está lá, dando curso ao movimento natural dos dias, mantendo os planetas em sua órbita, ordenando os ciclos lunares. Lotado de trabalho. Infinitamente indiferente aos seus problemas terrenos, sejam eles quais forem. Então, deixemos o universo em paz, porque ele tem mais o que fazer, e façamos a nossa parte que, quando bem feita, também dá uma trabalheira danada.

Esse negócio de que o universo conspira a favor do que você deseja é uma mentira ridícula e medonha, receita pronta para vender livros e palestras. Obra de canalhas e cafajestes interessados em nada senão enriquecer às custas das esperanças de gente desavisada.

Não, o universo não conspira a favor de quem realmente acredita que acreditar basta. Conspira é contra aqueles que não se mexem. Isso sim. Deixe-se cair de um arranha-céu e a força da gravidade vai conspirar direitinho, conduzindo seu corpo direto ao solo duro e frio como o movimento inevitável de um dia depois do outro. Sente-se sob o sol e a chuva à espera de uma graça que caia do céu sem nada fazer para que isso aconteça. Você vai adoecer até a morte. É o universo conspirando, fazendo a parte dele enquanto você não fez a sua.

Deixemos de coisa. Chega dessa ilusão infantil. O universo só conspira a favor de quem transpira. De quem trabalha, quem se esforça, pensa, planeja, tenta, treina, cai, levanta, faz e acontece. Quem só espera e ainda reclama comete um desrespeito monstruoso com a graça da vida. Porque o grande milagre é você e eu ainda estarmos aqui, vivos. O resto é por nossa conta. Aproveitemos o privilégio. Basta de tanta conjectura. Façamos o que se deve fazer. Transpiremos.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



André J. Gomes
Jornalista de formação, publicitário de ofício, professor por desafio e escritor por amor à causa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here