É preciso coragem para deixar uma dor pra trás.

Com a maturidade a gente aprende que a vida não é feita só de ganhos. Que em alguns momentos a gente perde também, e são esses instantes que nos lapidam e fortalecem.

Com o tempo a gente descobre que algumas relações nos ensinam mais sobre perdas do que ganhos. São aqueles amores que por algum motivo não deram certo, e a história do fim ficou mais forte que a história do amor. São aquelas relações em que a dor da separação deixou marcas mais profundas que a vereda da convivência.

É preciso ser muito forte para deixar uma dor pra trás. É preciso ser muito forte pra entender que perdeu alguma coisa e não ficar olhando pro leite derramado. É preciso ter muita coragem pra deixar pra lá e continuar nossa vidinha sossegada sem o desalento do orgulho ferido. Porque de vez em quando o que dói não é a falta, não é a ausência, não é a solidão. O que dói é perder. É ver que queria muito alguma coisa e não deu certo. É construir enredos com final feliz e eles não se concretizarem.

Caio Fernando Abreu dizia que “pra viver de verdade, a gente tem que quebrar a cara”, e acho que ele tinha razão. Porque às vezes a vida ensina por meios tortos, e a gente corre o risco de se machucar um pouco. Mas então a gente percebe que cresceu; que aquela dor teve fim e nos fez enxergar o que tem valor; que aquele problema incontornável foi resolvido e nos mostrou que “dar murro em ponta de faca” nem sempre é a melhor solução.

De vez em quando a gente tem que varrer a dor e espanar as esperas. Parar de viver focado no passado, no que podia ter sido e não foi, nas perdas que a gente teve pelo caminho. Todo mundo passa por perdas, todo mundo cai em um momento ou outro, todo mundo desiste de algo que queria muito em alguma etapa da vida. E todo mundo sobrevive. Sobrevive porque entende que não é tarde demais para cultivar o amor próprio, não é tarde demais para agradecer a Deus, não é tarde demais para soltar os nós que prendem a embarcação ao nosso porto e deixar partir o que não nos pertence mais.

A vida não é feita só de ganhos e nem é só boa. Que graça teria se fosse sempre assim? Porém, tome cuidado para não se apegar demais aos espinhos. Cuidado para não acreditar que eles são as peças mais importantes do jardim. Cuidado para não valorizar a dor a ponto de não enxergar mais nada além dela. A dor ensina, amadurece, transforma. Mas também tem o seu feitiço. E é preciso coragem para deixar uma dor pra trás. Coragem para olhar bem fundo nos olhos da dor e dizer: “você também vai passar”…

Para comprar meu novo livro “Felicidade Distraída”, clique aqui.

Imagem de capa: Juta  / Shutterstock



LIVRO NOVO



Fabíola Simões é dentista, mãe, influenciadora digital, youtuber e escritora – não necessariamente nessa ordem. Tem 4 livros publicados; um canal no Youtube onde dá dicas de filmes, séries e livros; e esse site, onde, juntamente com outros colunistas, publica textos semanalmente. Casada e mãe de um adolescente, trabalha há mais de 20 anos como Endodontista num Centro de Saúde em Campinas e, nas horas vagas, gosta de maratonar séries (Sex and the City, Gilmore Girls e The Office estão entre suas preferidas); beber vinho tinto; ler um bom livro e estar entre as pessoas que ama.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui