Atenção – Ministério da Vida adverte: Tudo passa

Imagem de capa: MR.SOMKIAT BOONSING/shutterstock

Não é nada demais. Dói um pouquinho de vez em quando, mas logo vai embora, passa. Se tem uma coisa que tenho aprendido a duras penas nessa vida é que tudo passa. Coisas boas, ruins, engraçadas. Pessoas legais, chatas ou incríveis. Não importa o adjetivo utilizado, a única certeza que podemos ter é que vai passar. No final, o que resta somos nós e o que decidimos fazer conosco. Decisão é a palavra de ordem, a ação inevitável que somente nós podemos realizar para agirmos diante dos nossos obstáculos.

Saudade, aquela que muitas vezes machuca quando chega e apanhamos quando ela bate. Aquela solidão acompanhada, quando o amor ainda não foi embora, mas o amado já. O inferno dos que perderam, a dor dos que ficaram para trás. O gosto de morte na boca dos que continuam, como perfeitamente descreveu Neruda. Mas, como boa forasteira, a saudade também passa. E, ao contrário do que costumam dizer, ela não é uma assassina. Apesar de muitos dizerem que estão morrendo por causa dela, ainda não vi um atestado relatar que a saudade trouxe alguém ao óbito.

Dor, uma palavra paradoxal. Tão pequena, mas que causa um incomodo tão grande. Feridas que demoram cicatrizar, principalmente, aquelas feitas na alma. Se serve como consolo, quando a lesão ainda estiver exposta é um bom momento para lembrarmos da frase mágica. Respire fundo e diga para si mesmo, vai passar. A esperança contida na sua fala já começa aliviar aquilo que está doendo e, de repente, você percebe que se foi, passou.

E a tal da tristeza que, vez ou outra, despedaça nosso coração e nos atrapalha recolher os cacos para juntá-lo novamente. Quando a tristeza chega parece que paralisa o tempo e tudo o que não queremos próximo de nós. A tratamos como inimiga e, por isso, ela nos faz tanto mal. Tente vê-la com outros olhos, enxergue aquilo que em outros momentos seus olhos não conseguiriam ver. Perceba a lição que a vida está tentando te ensinar naquele instante, pois ele é único e assim como ele passa, também não volta. Faça da sua tristeza uma aliada conselheira que te ajuda a ver o mundo por outro ângulo e aproveite, porque vai passar.

Não podemos nos esquecer da alegria, essa energia imensa que nos faz vibrar e querer senti-la mais e mais. É bom, indescritível como ela nos faz sentir. Mas, voltamos ao denominador comum da lei que rege tudo na nossa vida, ela também passa, meu caro. Por mais que tentemos mantê-la o maior tempo possível. Não tem jeito, ela também é uma passageira nessa estação movimentada que é a sua alma. Como as estações do ano, tudo passa. Cabe a nós sabermos o que faremos em cada uma delas. Se vamos nos preparar para a chegada do inverno ou se vamos morrer de frio. Se vamos aproveitar o calor do verão ou se vamos ficar reclamando dele. Se vamos apreciar a beleza da primavera ou se vamos ficar presos no quarto esperando o dia passar.

A grande questão nunca foi o fato das coisas passarem, mas a atitude que temos quando elas chegam e quando elas se vão. Decisão, palavra que diz o que fica. Pense bem antes de tomar a sua, pois o que vai, pode nunca mais voltar…

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




Rachel dos Santos

Paulistana, porém mineira de coração. Viciada em música e sorvete, adora filosofar no facebook e compor canções que guarda a sete chaves. Estudante de jornalismo , pretende construir um mundo mais bonito por meio de seus escritos. Acredita que a simplicidade é a chave que abre a porta da felicidade. Sempre usa reticências no final das frases porque sente que sempre há um pouco mais a se dizer…

4 COMENTÁRIOS

  1. MaravilhoSA!
    Texto de aquecer o coração, dando aquele up na tomada de decisão.
    Obrigada por compartilhar conosco, o mundo precisa de Seres humanos como VC, q dispõe dessa essência tão suave e simultaneamente precisa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here