Para a pessoa que errou em seu último relacionamento e não consegue se perdoar

Imagem de capa: Zolotarevs, Shutterstock

Ela já esteve na mesma situação que você se encontra agora. Já confiou e tarde demais percebeu que foi um erro. Já deu o coração sem medo e depois viu que ele era muito valioso para sair o entregando a alguém que lhe fez promessas, mas não tinha a intenção de cumprir nenhuma. Já guardou sua dor para poder cuidar da dor de quem lhe fazia sofrer. Já silenciou para ouvir a pessoa desabafar enquanto ela estava com um nó na garganta e quase sufocando por estar com tantas palavras não ditas. Então quando ela diz que te entende e imagina o tamanho da dor que está pintando de cinza a sua alma, é porque já passou por isso e teve que continuar quando não tinha forças para se levantar. E eu vi o quanto era difícil para ela se manter de pé.

Ela também teve que chorar em silêncio e temendo que alguém ouvisse seus soluços baixos. Ela se fez de forte e dizia que estava bem porque não suportaria contar a verdade. Se escondi dentro de si mesma e fez da sua decepção um casulo. Afastou quem percebia a sua mudança e não deixava ninguém lhe ajudar porque não queria ser peso no ombro dos outros. Teve que aguentar tudo sozinha porque achou que assim não seria julgada, que ninguém iria poder dizer como foi boba e ingênua, porque não aguentaria que vissem o quanto foi estúpida e iludida.

Por isso eu, e ela também, imploramos para você não andar no caminho que leva a autocondenação, para não dar espaço a culpa que te consumirá todos os dias e vai fazer morrer teu ânimo aos pouquinhos. Eu sei que você não aprova suas atitudes passadas, que se pudesse voltaria no tempo e consertaria tudo que quebrou sem ao menos perceber, mas ficar repetindo na sua mente que teria feito diferente não mudará o que aconteceu, pois o que foi já passou e agora a única coisa que você pode mudar é o seu futuro. Por isso não estrague sua nova chance e seu recomeço, não desperdice os sorrisos que pode dar porque quer continuar chorando.

Sua vida não acabou porque aquele relacionamento chegou ao fim, mas o seu desprendimento com aquela pessoa te fará iniciar uma nova fase, te levará para mais longe e além do que seus olhos podiam ver na época. Agora é se focar não mais no que houve, mas no que pode vir a acontecer. É resgatar seus sonhos, é reconstruir seus planos e tirar do fundo do poço os seus objetivos que irão te motivar a seguir em frente. Não é para parar. Não é para se ver como o erro que cometeu e achar que nada mais poderá dar certo porque o amor não foi feito para você. Chega de lamentos, de dizer que viverá eternamente na solidão, pois você não veio ao mundo para ficar assim, por isso deixe o passado ser passado e morrer no ontem.

Deixe as feridas se tornarem cicatrizes. Deixe a tristeza ir embora e dar lugar a felicidade. Mas, sobretudo, deixe o perdão repousar no seu colo e te fazer carinho. Deixe o perdão te dizer que nada do que aconteceu importa mais, que você não é mais aquela pessoa, que seu erro não pode te definir e nem construir o seu futuro. Não pode basear sua vida no que teve e sim no que poderá ter. E se tiver fé e arrependimento Deus te perdoará e vai encher sua alma de leveza, não te condenando, mas consolando. Então tire esse peso que te prende no sofrimento e diga que você é um ser humano como qualquer outro, que você também tem o direito de deslizar e tropeçar quantas vezes forem necessárias para assim adquirir experiência e resistência.

Não estou dizendo que errando é o único jeito de crescer, mas se arriscando é ainda uma das únicas maneiras de saber se dará certo ou não, e você tentou, você foi lá e disse que daria aquela chance, pois queria saber como era sentir, como era se entregar. Eu sei que poderia ter sido melhor, que poderia ter se guardado e preservado mais, ter se protegido e não acreditado em tudo, mas a pessoa que você era teria feito tudo de novo caso pudesse voltar no tempo para consertar, pois tudo que havia em você queria aquela relação e não iria descansar aquela vê-la sendo sua. E nem estou tentando justificar ou diminuir o que houve, mas estou tentando te convencer que você merece paz e para se chegar nela precisa se perdoar, voltar a se amar e a acreditar que tem valor sim.

Porque ainda há tanto para você viver, sentir e experimentar, e se você continuar voltando a sua queda não poderá levantar para andar rumo ao amanhã. Então levante e diga que o seu passado não te define, mas que ele te ensinou e que a partir de agora tudo será diferente e para melhor. Que seu coração tem força contra amores fracos e sabedoria para saber em quais batalhas entrar, saber por quem vale a pena lutar e que no casamento é o melhor momento para se entregar. Você tem nas mãos as ferramentas para desbravar esse mundo e tirar dele o amor verdadeiro que ainda não recebeu, mas que antes de voltar a sentir você precisa se curar e para isso tem que se perdoar e aceitar que o ontem se foi, mas que o hoje te espera e que o amanhã quer te desenhar com o sorriso mais bonito que poderá um dia dar.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




Tatielle Katluryn

Nessa existência já há 20 anos, com sangue Maranhense e coração pertencente ao céu. Sou cristã e estudante, apaixonada por livros do séc. XIX e Astronomia. Escrevo desde os 13 anos, mas nunca imaginei que a escrita faria parte da minha vida e hoje não passo um dia afastada das palavras. Mas nada disso é mérito meu, pois Deus me chamou para falar aquilo que Ele quer dizer as pessoas, para levar a paz a corações como o meu.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here