Em tempo, sinceridade e dizer a verdade não é a mesma coisa

Imagem de capa: gpointstudio, Shutterstock

Você pode alegar dizer a verdade o quanto quiser, é seu direito, afinal. Mas não confunda com sinceridade. Porque, enquanto dizer a verdade envolve uma opinião, expressar sinceridade requer abandonar qualquer julgamento para entregar respeito e, principalmente, empatia.

Em tempos onde todos temos a liberdade de dizer o que pensamos, muitas vezes substituímos o discurso de não agir como gostaríamos de sermos tratados por uma estupidez baseada em nada menos que ego. Falar a verdade, implica em dosar palavras. Não dá para chegar e soltar o verbo e não esperar fogo contra fogo. Verdades são perspectivas individuais, conforme experiências vividas. Elas não podem ser encaradas como caminhos que seguem em linha reta, sem mudanças. Assumir que a sua verdade pode não caber para o outro demonstra autoconhecimento.

Já no caso de escolher a sinceridade, você entende que, para proclamar carinho, é necessário despir-se de medos e traumas passados, de modo a encontrar confiança e completude nas relações com outras pessoas. Mas é também sobre reivindicar amor próprio porque, sem ele, nada acontece. Independente do sentimento acolhido.

Portanto, dizer a verdade tem a ver com o que você acha certo, e não necessariamente com o que é certo. E sinceridade é não brigar quanto a isso. É não disputar o que se sente. Seja por você ou por qualquer envolvimento criado. Sinceridade é, no fim das contas, dizer a verdade através do coração e não da razão. Daí sim, você pode agir dessa forma sempre que puder. O respeito agradece e a empatia fica em um longo abraço.



LIVRO NOVO



"Cidadão do mundo com raízes no Rio de Janeiro"

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui