O silêncio é a melhor forma de dizer: “eu desisti de você”

Texto de Jéssica Pellegrini

Eu me importei demais, talvez você nem imagine o quanto eu fui louca por você. Eu fiquei cega, fui inconsciente e imprudente com as minhas atitudes. Abri mão de muita coisa, estendi os meus dois braços e servi como apoio, quando a sua estrutura estava frágil. Me prejudiquei, mas nunca cheguei atrasada. Sempre estive adiantada, com surpresas, um colo quente, um carinho antes de dormir e, principalmente, com a minha indescritível ânsia em acertar, e te oferecer tudo aquilo que eu julguei que você merecesse ter e sentir. Acho que eu fui demais, para alguém de menos. Atropelei as nossas diferenças, que cedo ou tarde, eu sabia que iriam me dar um tapa na cara.

Dito e feito, eu apanhei e acordei para a vida…

Quando os relacionamentos começam, temos o defeito de acreditar que estamos vivendo um conto de fadas. Nos iludimos com cada besteira, que parece ser impossível acontecer. Fazemos planos com alguém que nem conhecemos. Por vezes, esse desespero pode ser justificado por carência, ou medo de viver sozinha. Mas a realidade, se tratando de razão e emoção, é que somos ignorantes demais por depositar a nossa própria felicidade em um caso, do mero acaso, que nos encantou por um beijo, um abraço, um gesto ou qualquer detalhe fascinante, ao nosso ver. Somos apegados a comparações e, desse jeito, qualquer mínimo se torna máximo. Depositamos confiança e expectativas em alguém, praticamente, desconhecido. Apostamos em algo que, aceitando ou não, o coração já previu o final.

Ao longo desse tempo, eu tentei te fazer a pessoa mais feliz do mundo. Eu te ofereci o que estava ao meu alcance e, mesmo quando não estava, eu dei um jeito. Você sabe, como ninguém, o quanto eu sou leal à pessoa que caminha ao meu lado. Eu brigo, sim. Tomo as dores, defendo, me orgulho, torço junto e coloco o céu como limite. Levo às estrelas, à cada pôr do sol. Eu sou tudo o que você nunca teve, ou que nunca conheceu. Você me chamava, eu corria ao seu encontro. Estalava os dedos, eu aparecia em baixo do seu nariz. Não, isso ao meu ver não é ser trouxa. É amor. Você já gostou verdadeiramente de alguém? Ou já desejou muito que a sua relação desse certo? Pois bem, se a resposta for sim, você simplesmente faz acontecer. E acontece. De um jeito natural, intenso e gostoso.

Sabe aquela pessoa que você conheceu e se apaixonou? Não sei se você reparou, mas ela não existe mais. Ela morreu aqui dentro. Você, com todos os seus deslizes e fracassos, cometeu um suicídio. E não adianta me pedir para voltar a ser o que eu sempre fui, acabou. Não tem mais jeito. E, sabe, a cada dia, você me mostra que realmente não nascemos para somar. Você me subtraiu, e diminuiu. É triste, e bastante dolorido. Levei muito tempo para compreender e aceitar. Chorei, quieta e na minha. Discuti por intermináveis vezes, te falei o meu ponto de vista uma, duas, três vezes e além. Citei claramente o que me faltava, continuei sendo o que, muito provavelmente, depois de algum tempo você nem merecia mais. Fui mulher de te desculpar, e você covarde em repetir os erros.

Sou incapaz de ser aquele alguém que você conheceu e se apaixonou. Muita coisa mudou para mim, para nós. Eu já não estou mais tolerante, muito menos paciente. A idade vai passando e, tudo o que eu quero, é uma pessoa que me assuma. Bata no peito, enfrente o que for preciso me apoiando, sempre comigo e por mim. Eu não sei lidar com imparcialidade. Meu bem, eu não sou assim. Você está falando com alguém que apanhou muito, com feridas incuráveis. Talvez, hoje você não entenda o que é se entregar de corpo e alma, mas eu tentei te mostrar de todas as formas. Desenhei, fiz mímica, escrevi e quase cantei, para chamar a sua atenção e te fazer enxergar que eu já estava distante demais dos seus sonhos egoístas. Se você não consegue interpretar o significado da palavra reciprocidade, não faz sentido o meu desgaste em tentar te mostrar. Amanhã, eu tenho certeza que você vai aprender. Mas será tarde demais, eu já estarei fora do seu alcance.

Eu não te encontro mais na minha prospecção de felicidade. Não idealizo, não fantasio e não insisto. Talvez você culpe a vida, ou a mim, por não ter dado certo. Mas eu continuo afirmando que, quem não cuida, não merece ter. Se eu realmente fosse sua, como você diz, você faria qualquer coisa por mim. Mas não, não, manter-se na comodidade e na mesmice dos seus atos sempre foi e, sempre será conveniente. A única diferença, é que não estou mais disposta a aceitar que tudo seja do seu jeito. As suas palavras já não tem mais valor, promessas são apenas promessas.

O meu silêncio para você, traduz tudo o que eu insistia em reafirmar e que agora já não faz mais sentido. Estou guardando a minha saliva para o necessário a ser dito. Eu tenho aceitado, com doses homeopáticas, ficar sem você. Mas você, meu bem, sempre valorizando terceiros e as suas tarefas, está deixando passar despercebido. Quando cair em si, e olhar para frente, estarei bem atrás.

Como alguém que fez de tudo para ser notada, e agora se tornou o seu passado.

Se você quiser falar, sou toda ouvidos…

Mas para mim, francamente, o fim é o futuro certo.



LIVRO NOVO



Nunca confie em uma escritora confusa e romântica. As controversas entre um texto de amor e outro de desilusão, podem causar questionamentos pessoais. Consequentemente, sequelas mais graves.

65 COMENTÁRIOS

  1. As vezes temos tanto o que dizer e, às vezes, não temos nada. A existência ou a ausência de palavras dizem tantas coisas… Meu coração estava florido, tinha água é uma boa terra, mas o jardineiro, assim que percebeu que seu trabalho estava sendo feito de forma correta, resolveu ir atrás de outro jardim… E eu? Eu que aprenda a lidar com um coração cheio! Cheio de flores e de amor, um amor florido que foi rejeitado pelo próprio jardineiro.

  2. Esse texto me ampara pela identifucaçao que tenho com ele… É muito doloroso sentir que só a sua história deu errado… Mas vendo isso percebo que há quem compartilha a minha dor, que teve os mesmos entraves. Obrigada por isso. Mesmo.

  3. Tem tudo a ver comigo. Vivi uma relação assim, tudo fiz por ele. O egoísmo dele falou mais alto. Acho que ele não sabe o que é amor. Estou superando… vocês nos ajudam muito. Obrigada!

  4. não é só mulher que passar por coisas assim, os pouco que um dia prestaram, tanto homem como mulher, se dedicaram, se entregaram, não são mais a mesma pessoa porque alguém não soube valorizar o que lhe fazia essa pessoa maravilhosa.

  5. Que situação, uma mulher que sempre mi amou e sempre fez o possível pra estar ao meu lado,um dia vir em silêncio e dizer tudo o que foi dito nesse texto,e muito triste vc estar ao lado da pessoa que ti amou por uma vida inteira ,e ao mesmo tempo vcs estarem com o pensamento tão distante um do outro,valorize quem ti valoza porque amanhã poderá ser tarde demais,porque amanha vc poderá descobrir que quem sempre ti amou hoje não ti ama mais .

  6. Não tem como ler esse texto e se manter intacta, sem ir aos prantos… Principalmente quando é exatamente isso que está acontecendo com você e não tem mais saída, simplesmente acabou.

    • A verdade é que o cara não queria nada, só enrolou e tem mulher que acha que é o último biscoito do pacote, aí vem o cara mostra que ela não é, e que tem biscoitinho mais novo para ele. rsrsrs

  7. Um dos melhores textos que já li sobre como é se sentir com todo esse turbilhão de sentimentos que fica entalado na garganta. A sensação é exatamente essa! Parabéns pelo texto.

  8. O Ivy C é produzido pela Mantecorp Skincare. Porém existem embalagens muito parecidas mas com descrições diferentes:

    Versão 1

    “Melhora os sinais de envelhecimento da pele – Nanoesferas de Vitamina C e Retinol Revitalizador Facial”

    Versão 2

    “Atenua rugas e linhas de expressão Efeito iluminador Todos os tipos de pele – Vitamina C Acido Hialurônico e Retinol Anti-idade Facial ”

    Versão 3

    “Gel Revitalizador facial Melhora os sinais de envelhecimento da pele Nanoesferas de Vitamina C e Retinol Rejuvenescedor Facial”

    Alguém saberia esclarecer o porquê de tantas versões de um mesmo produto???

  9. Eu tive um relacionamento bem parecido, falava sempre para ela que queria algumas mudanças para poder continuar e entendermos melhor, os lugares que eu gostava de ir com ela, tipo bares, festa e aniversários, ela nunca podia ir, e eu muitas vezes desistia de ir aos lugares para não ter que explicar porque não estava com minha esposa, ela gostava de sair comigo para o supermercado, parece que era de proposito, eu odeio ir para o mercado acompanhado fazer compras, se é para ir pro mercado, ou eu vou, ou ela, eu já não aguentava mais, falei para ela que um dia eu iria embora, a minha ex não acreditava, certo dia eu simplesmente peguei minha coisas pessoais, coloquei no carro, e fui embora. Engraçado que hoje eu estava falando com ela sobre vários assuntos, ela começo a me criticar por vários horas, mesmo dizendo que me ama, eu acho que minha ex é doida, ou ela é irônica. Sem chance de eu da outra chance!

  10. Pqp hein… Me fez ir às lágrimas com esse texto q disse exatamente td q sempre senti e não sabia expressar.
    Parabéns pelo talento de expor o q o coração sente e a mente cala (pelo menos no meu caso)…

  11. Você, como escritora, com um público cativo, deveria ser mais responsável no que escreve. Parece muito lindo o seu texto, mas vc deveria se curar antes da síndrome de mulher que ama demais e parar de vender esse tipo de comportamento como se fosse lindo e o outro sempre fosse o responsável pelo seu sofrimento, que na verdade é doença. Pare de alimentar essa postura fracassada. Já temos músicas, filmes e novelas suficientes para alimentar essa bobagem.

    • Bn
      Concordo com o texto q postou.
      Não precisamos culpar ninguem e sim aproveitar os ensinamentos e colocá-los em prática.
      Na vdd ninguem é responsável p sua felicidade ou infelicidade a n ser vc msm.
      Nd como um novo dia p fazer um recomeço e aproveitando os erros p fazer diferente.
      Parabens.

  12. É engracado ontem ouvi tudo isso do meu marido!!! Eu nao supri as expectativas dele, mas so agora eu perdi o encanto? Desdo comeco ele sabia quem eu era!! Vc se senti um lixo.

  13. Parece que leu o meu pensamento! Apesar de eu ser responsável pela minha felicidade, eu gostaria que ele fosse um dos motivos da minha felicidade… Que assim como eu me esforço pra ser o melhor pra ele, que ele se esforçasse! Achei que o conhecesse, mas ele se tornou um autêntico desconhecido…

  14. Meninas,
    Bom dia!

    Conheci uma pessoa que se chegou em mim quando eu estava cheio de problemas. Ela disse que queria estar comigo independente de qualquer problema meu… Mais eu por gostar dela comecei a me sentir inseguro na relação.. com medo de machucar ela com meus problemas.. daí descidi não deixar ela se envolver nos meus problemas, sempre que ela queria tocar no assunto eu distânciava a conversa… Depois fui conhecer os pais dela.. foi onde me senti um peixe fora d’água … Pois a realidade de vida deles é muito longe dá minha tratando de finanças… Ai foi onde fiquei mais inseguro… Resultado precionei ela dizendo isso que tava.com medo de fazer ela sofrer…E ela resolveu acabar….

    Depois disso lógico resolvi todos os problemas que deixava com medo de machucar ela…. Botei tudo em ordem e fui falar com ela…Mesmo assim ela disse ser tarde….

    Pergunto a vcs… Até onde devo lutar?
    Pois nunca tinha vivido algo tão forte e sabia que era assim desde o começo pois falávamos isso um para o outro todo dia… Mais eu por meus problemas… Por medo de machucar ela .. não enxerguei que ela estava disposta a tudo comigo mais sempre avisando não quero insistir sozinha….

    Peço a vcs ajuda.. já reconheci meu erro tenho noção até onde fui…

    Já levei carão.. inclusive do meu filho de 5 anos por te magoado ela….

    Com ela amadureci muito.. vi novos propósitos de vida…

    Então peço ajuda a vcs q já viveram esse desencanto … Pois quero sem dúvida fazer tudo que nós planejavamos juntos…

    Pois Amo Ela.. e não deixarei mais nem um problema interferir entre nós… Pois amadureci mais ainda em ver que problema só existe até onde não queremos resolver….

    Conto com vcs.. para minhas orientações…

    Obrigado desde já…

  15. O texto diz exatamente o q muitas passam, fazemos d td pra dizer “ei, estou aki”, amamos loucamente e só queremos ser correspondidas, fazemos qualquer coisa pra atrair a atenção do outro mas na maioria das vzs acaba sendo inútil, qndo o outro esta cego td não passa d perda d tempo. Uma hora cansa e vamos deixando pra lá, vai perdendo a cor, a graça, até q a pessoa acorda e vc não esta mais ali.
    Minha vida tm sido assim….. Histórias repetidas com o mesmo fim.

  16. Texto belíssimo,estou passando por isso.o que temos em comum hj, são as contas.se não fosse por isso, não falaria mais com ele.um pouco de amor próprio, não faz mal à ninguém.

  17. Toda relação entre pessoas exige equilíbrio… Quando você descompensa essa balança, no afã de atender a todas as expectativas do outro, o outro se acomoda, ao se sentir “seguro demais”, posto que quase todos nós sofremos dos mesmos defeitos: somos egoístas, egocêntricos e orgulhosos ao extremo. Não mais nos iludemos, tudo pra dar certo precisa de, no mínimo, reciprocidade. Na família, no trabalho, entre amigos ou nos relacionamentos amorosos… Conheça-te a ti mesmo. E sim, o amor próprio é capaz de nos preparar para assumirmos varonilmente nossas responsabilidades, para consigo e para com o próximo. Amemos, mas não nos anulemos.

  18. Maravilhoso , li chorando sim , pois é tudo que eu queria colocar pra fora exatamente nesse momento , parabéns pelo texto , acredito que assim como caiu bem pra mim , pra outras manas tbm !

  19. Infelizmente me enquadro em uma situação semelhante a esta. A coisa mais dura que existe na vida é você se doar por alguém que tanto ama, estende a sua mão a fim de ajudar essa pessoa e digo mais, quando você ama de verdade até mesmo pessoas da família de quem amamos queremos ajudar de alguma maneira e no final de tudo essa pessoa age com extrema indiferença em relação a você, praticamente te despreza. Realmente dói muito, mas, por mais difícil que seja um dia essa dor acaba e finalmente encontraremos alguém que realmente mereça nosso amor.

  20. Aconteceu com minha ex, hoje minhas lágrimas, não significam nada, falhei demasiado que o amor com certeza morreu, ando com anti-depressivos, pois a falta dela me está matando… Te amarei para sempre, me perdoe e sinceramente siga com sua vida, me perdoa mais uma vez, fui demasiado covarde, minhas falhas levaram voçê ao limite.
    Apenas um vazio

  21. Falou tudo
    O que acabou de acontece comigo. Fiz desenhos tive esperanças, derramei lagrimas escondido,
    meu coração queimava de amor enquanto isso ela nem lembrava de mim eu era apenas um amigo pra ela.
    Eu sofri calado, fiz o que restava em meu alcance e até além de mim, fui contra minha vontades só para agradar e nada adiantou. Mesmo sabendo que era um amor impossível por conta de nossas diferenças,eu fiz o que nenhum amigo faria, mas ela não viu isso e preferiu o outro. Mas tenho que aprender a viver com a dor, solidão e o desprezo.

  22. Eu acho impressionante essa escala de cores, quando você posiciona o seu amor com o de outra pessoa que amou e percebe que nunca foram na mesma intensidade, no momento que escuta pela primeira vez parece absurdo, mas a vida vai mostrando, quanto mais atenção você tem que pedir, quanto mais afeto você da sem receber, seu texto me fez lembrar de uma frase, um dia da nossas vidas procuramos alguém para amar, depois que quebramos a cara só queremos encontrar alguém que possa nos dar amor.

  23. Que texto lindo! Tem muita coisa a ver comigo! Acho que eu já fui demais, para alguém de menos…eu apanhei e acordei para a vida… quem não cuida não merece ter.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui