Tire os sapatos antes de entrar em casa! Saiba o bem que faz à saúde!

Algumas pessoas têm o hábito de tirar os sapatos antes de entrar nas habitações, sejam elas suas, de amigos, ou de outras pessoas. Mas já alguma vez pensaste sobre por que fazem isso? Qual o verdadeiro motivo por trás disso?

Esse hábito está ligado a questões culturais, como a crença de que fazendo isso eles deixam as “energias impuras” da rua, na rua. Além disso, tirar os sapatos antes de entrar em casa é um gesto de respeito, pois demonstra que não queres “sujar” aquele lugar e que tens a humildade de despir os pés para pisar aquele chão, como se faz num local sagrado.

O costume de tirar os sapatos antes de entrar em casa também é comum em outros lugares do mundo, onde a neve e o barro são motivos para as pessoas removerem o calçado, antes continuar a andar pelo lar sujando tudo.

Mas é realmente necessário?

Esse é um gesto higiênico acima de tudo. Já paraste para pensar em quantos germes e bactérias trazes diariamente na sola do sapato para dentro de casa? Lixo, dejetos de cão, e lembra-te que muita gente “cospe” no chão…

Um estudo da Agência Nacional de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), alerta para o facto de que 96% dos calçados de quem caminha pela rua têm contacto com germes e bactérias, ou seja, praticamente todos chegam com os sapatos nojentos em casa.

A bactéria mais comum que vem da rua para casa é Escherichia Coli, que pode causar diarreia, infecção urinária, doença respiratória e até pneumonia!

Por isso, sempre que entrares em casa, tire os sapatos. É mesmo uma questão de saúde.

Dica 1: Para reduzir ainda mais os riscos, higienize a sola dos calçados regularmente com água e sabão.

Dica 2: Para reduzir em até 85% a quantidade de sujidade, coisas nojentas e bactérias no chão do lar, monte um cantinho na entrada da casa, usando caixotes, com mesma função de um genkan (aquele espaço com degrau que serve para dividir a entrada principal da casa do restante do imóvel), assim ele se tornará um lembrete para ti e para os visitantes, de que os sapatos devem ser deixados ali, antes de entrar.

Dica 3: Deixe sempre um produto de higiene para os pés a disposição próximo a área onde os sapatos ficam. Caso algum amigo tenha problema com chulé, isso pode salvar o dia.

Dica 4: Deixa chinelos à disposição para quem não se sente à vontade quando descalço. Se possível do modelo fechado, para o caso de alguma amiga não tenha pintado as unhas.

Fonte indicada: Saúde em Beleza

COMPARTILHAR
A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".



DEIXE UMA RESPOSTA