Os quatro dons das pessoas altamente sensíveis (PAS)

Por que eu vejo as coisas de forma diferente dos demais? Por que sofro mais que as outras pessoas? Por que encontro alívio na minha própria solidão? Por que sinto e vejo coisas que os outros não percebem? Quando se está em minoria, o primeiro sentimento é sentir-se em desvantagem e com medo.

Fazer parte dos 20% da população que se reconhece como altamente sensível não é uma desvantagem e nem o rotula como “diferente”. É bem possível que, ao longo da sua vida e principalmente durante a sua infância, você tenha tido consciência desta distância emocional, e muitas vezes tenha lidado com a sensação de viver em uma bolha de alienação e solidão.

A alta sensibilidade é um dom, uma ferramenta que lhe permite aprofundar e ter empatia com todas as coisas e pessoas. Poucas pessoas têm essa capacidade de aprendizagem de vida. Foi Elaine N. Aron que, no início dos anos noventa ao investigar as personalidades introvertidas, explicou em detalhes as características que refletiam uma realidade social: as pessoas altamente sensíveis são pensativas, empáticas e emocionalmente reativas.

Se este é o seu caso, se você se identificou com as características que a Dra. Aron publicou em seu livro “A pessoa altamente sensível”, é importante saber que essa sensibilidade não é uma razão para se sentir estranho ou diferente. Pelo contrário, você deve se sentir feliz por ter recebido esses quatro dons.

Os dons das pessoas altamente sensíveis

1- O dom do conhecimento interior

Desde a infância, a criança altamente sensível perceberá aspectos do seu dia a dia que lhe trarão uma mistura se sentimentos: angústia, contradição e muita curiosidade. Seus olhos captarão aspectos que os adultos nem percebem.

Aquele olhar de frustração de seus professores, a expressão preocupada da sua mãe… Ser capaz de perceber as coisas que outras crianças não veem lhes ensinará desde cedo que, às vezes, a vida é difícil e contraditória. É uma criança precoce que percebe o mundo sem a maturidade suficiente para entender as emoções.

O conhecimento das emoções é uma arma poderosa. Nos faz entender melhor as pessoas, mas também nos torna mais vulneráveis à dor e ao comportamento dos demais.

A sensibilidade é uma luz resplandecente, mas sempre ouviremos comentários do tipo: “você leva tudo muito a sério”, ou então “você é muito sensível.”

Você é o que é. Um presente exige grande responsabilidade, o seu conhecimento sobre as emoções exige cuidados e proteção.

2- O dom de desfrutar da solidão

As PAS encontram prazer em seus momentos de solidão. São pessoas criativas que gostam de música, leitura, hobbies…. Isso não significa que não gostem da companhia dos outros, mas sim que também se sentem felizes sozinhas.

Elas não têm medo da solidão. É nesses momentos que conseguem se conectar com eles mesmos, com os seus pensamentos, livres de apegos e olhares curiosos.

3- O dom de viver com o coração

As pessoas altamente sensíveis vivem através do coração. Vivem intensamente o amor, a amizade e sentem muito prazer com os pequenos gestos do cotidiano.

Elas são frequentemente associadas ao sofrimento pela sua tendência a desenvolver depressão, tristeza e vulnerabilidade frente ao comportamento das pessoas. No entanto, vivem o amor com muita intensidade.

Não estamos falando somente dos relacionamentos afetivos, mas da amizade, dos carinhos do dia a dia, da beleza de uma pintura, de uma paisagem ou uma música especial. Tudo é vivenciado com muita intensidade pela pessoa altamente sensível.

4- O dom do crescimento interior

A alta sensibilidade não pode ser curada. A pessoa já nasce com essa característica e esse dom se manifesta desde criança. Suas perguntas, sua intuição, o seu desconforto com luzes ou cheiros fortes e a sua vulnerabilidade emocional já demonstram a sua sensibilidade exagerada.

Não é fácil viver com esse dom. No entanto, se você reconhecer que é altamente sensível, deve aprender a administrar essa sensibilidade. Não deixe que as emoções negativas o desestabilizem e o façam sofrer.

Perceba que os outros têm um ritmo diferente do seu. Muitas vezes eles não vivem as emoções tão intensamente quanto você. Isso não significa que o amem menos; é somente uma forma diferente de vivenciar as emoções. Tente entendê-los e respeitá-los.

Conheça a si mesmo e as suas habilidades; encontre o seu equilíbrio e promova o seu crescimento pessoal. Você é único e vive a partir do coração. Fique em paz, viva em segurança e seja muito feliz.

Fonte indicada: A mente é maravilhosa

COMPARTILHAR
A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".



36 COMENTÁRIOS

  1. Adorei o texto, tudo isto é verdade… eu sou assim… sou extremamente sentimental e sensível e os outros facilmente me magoam e nem se apercebem….. vivo tudo intensamente…. amor, amizade, adoro a natureza….o meu coração é diferente…. sente com muita intensidade…. não sou de meias medidas.. ou sinto ou não sinto… tudo isto me faz sofrer… as pessoas são diferentes de mim… eu sei elas não têm culpa, mas eu também não….

    • É exatamente isso. Finalmente uma definição precisa do que eu sou, como sou… Finalmente descobri o que tenho. E como vc mesmo disse é td muito intenso e cansativo. Gostaria muito de conhecer, de conversar com mais pessoas como eu, talvez assim fique mais fácil os dias compartilhando as experiencias. Grande abraço.

      • As vezes acho que sou ingênua e sofro a toa com pequenas coisas que as outras pessoas não sentem.Ja me chamaram de ingênua e boba,ate já tiraram sarro de mim,eu gosto de admirar coisas que muitas vezes saem despercebidas e muitas vezes percebo a intenção é reconheço a maldade só nos olhos das pessoas.E estranho parece que tenho algum problema sei lá.Choro até com filmes que mostram os animais,a natureza.Sou muito sensível.Por isso que acho que sofro porque espero o mesmo dos outros em relação a mim,ao amor a amizade a atenção ao valor.

    • Eu também, se eu pudesse me livrar desse dom não pensava duas vezes… O negócio é aceitar já que não podemos mudar e aprender a conviver com essa gama de sentimentos. Mas que não é fácil, não é.

      • UTILIZE ESSE DOM QUE DEUS NOS DEU DA MELHOR FORMA, AMANDO INTENSAMENTE OS IRMÃOS. PERCEBO DE CARA QUANDO UMA PESSOA GOSTA OU NÃO DE MIM, ISSO ME AFLIGIA. MAS NUNCA GUARDEI RANCOR. O AMOR SEMPRE FALA MAIS FORTE!ENTÃO, APARECIDA APROVEITA BEM ESSE DOM. É LINDO E MARAVILHOSO.

  2. É exatamente isso. Finalmente uma definição precisa do que eu sou, como sou… Finalmente descobri o que tenho. É td muito intenso e cansativo. Gostaria muito de conhecer, de conversar com mais pessoas como eu, talvez assim fique mais fácil os dias compartilhando as experiencias.

  3. é vc conseguiu descrever meus sentimentos ,estou com os olhos rasos de agua , sempre penso que nasci em um mundo totalmente diferente de mim ….

  4. Eu tenho esse dom desde criança só agora ele manisfestou más forte descobrir com algumas pessoas até dom da clarividência roubada de mim por ondas da negativa de

  5. Ei pessoal, vamos montar um grupo, mesmo que seja pelo Zap, para trocarmos conhecimentos, experiencias…Acho que isso pode nos ajudar, fortalecer, seja o que for. Nunca tinha ouvido ou lido nada sobre PAS, me sentia sozinha nesse mundo, uma estranha no ninho… MAs agora sei que não sou só. O que acham?

  6. Tanto tempo de perguntas sem resposta por eu ser tão intensa e profunda em tudo, e é tão normal que espero que os outros sejam assim também, e o que acontece é só frustração…esse texto me relata muito bem na questão dos sentimentos.
    Vou tentar não querer mais saber o que estão pensando perante minha manifestação. É tão difícil! A mente não pára não desliga… mas vou tentar ser feliz sem muito me importar.

  7. Texto excelente!!! Compartilho com tds que manifestaram seus sentimentos….é reconfortante não estar só neste universo de tantos sentimentos que mtas vezes entristece, chegando a depressão. Se formarem um grupo me avisem. Abço sensível a toda. Nyl

  8. Não costumo fazer comentários mesmo em algo que gosto muito, mas esse blog sem dúvidas é o melhor do universo inteiro! Ele me descreve desde a área de sentimentos até a de personalidade. É exatamente tudo o que sinto e que nunca consegui passar com clareza para o papel. Obrigada, muito obrigada!!!

  9. Não sou de fazer comentários, mas achei válido. Sinto -me assim e não desligo. A cabeça sempre a mil por hora. Estava trabalhando num lugar “dos sonhos”: tudo muito “humanista”, com colegas querendo ser pessoas sociais e afetivas… Mas eu não sentia nada disso. A única “louca” que poderia pensar desse jeito. Perdi o brilho nos olhos estando lá. Pouco me importava o salário que eu estava ganhando. Enfim, se forem fazer um grupo no Whats, me avisem. Obrigada!

  10. Amei o post,como sempre vc tem uma percepção maravilhosa sobre sentimentos.
    Parabéns,admiro muito o seu trabalho..
    E logo irei adquirir o seu livro!

  11. Sou intensamente assim, mas não sofro com isso. Tudo na vida é uma questão de conhecimento. Amei tomar saber desses aspectos. Sou diferente das demais pessoas, que bom poder e ser tão sensível assim!!!!!!

  12. Eu achava que não era desse planeta. Muito legal achar outros estranhos que nem eu! Quem quiser entre em contato gostaria de conversar com outros iguais zap 55 96875309.

  13. Isso não é dom. É uma condição do espírito que trabalhou várias áreas sensitivas do cérebro e devido a situações complexas de outras vidas. A mediunidade faz parte disso.

  14. “Já não sei dizer se ainda sei sentir.o meu coração já não me pertence,já não quer mais me obedecer,parece agora está tão cansado quanto eu”
    Música,Mauricio,Renato Russo.esta já me fezi triste mas hoje é bela.Sensibilidade e um dom BELÍSSIMO.A arte abre esta porta.
    vamos voar?

  15. Identifiquei- me com tudo. Li mais sobre por causa de minha filhinha, que demonstra sinais de alta percepção desde nascer…tudo o que passei neste mundo louco cheio de gente mal intencionada me preparou para protegê-la agora…Muitas vezes me perguntei tb pra quê estaria aqui neste planeta…A alta percepção nos abre caminhos nem sonhados…sinto como se que fizessemos parte de algo muito maior,todos nós PAS( ou cristais) . Coloco os dons a serviço em oração a Deus todos os dias e sinto-me guiada até mesmo no trajeto ao trabalho. A alta sensibilidade a cheiros fortes, sons altos demais são domadas com massoterapia relaxante e drenagem linfática, que funcionam pela suavidade…meu corpo cansado de sofrer com a falta de empatia dos não PAS se sentiu ouvido e respeitado, amparado e protegido, como minha bebê no colo fofo e aconchegante…

  16. Olha, por mais que não fale de fontes científicas, é assim mesmo! Vc adora ficar só, mas tb com pessoas que depois de muitas frustrações escolheu. As mascaras sempre caem. acredito que todo ser humano precisa praticar o bem, mesmo as vezes nos fazendo ser muito mais fortes que poderíamos! É um fato que não mencionaram mas deve ser assim, é q temos muita dificuldade em encontrar ou estar com alguém na vida! As ideias e os objetivos são distantes, até parece q somos anormais… Precisamos de excelência em tudo, Pq tentamos fazer isso🙏🏻

DEIXE UMA RESPOSTA