Estudos comprovam: 4 venenos e 4 remédios para o relacionamento durar para sempre

Por Rachel De Castro

Existe um espaço na Universidade de Washington nos Estados Unidos que tem o nome de “laboratório do amor.” O especialista John Gottman faz pesquisas com casais, a sua equipe já estudou 3 mil casais e ele afirma que pode prever com 90% de precisão se um relacionamento irá acabar ou não, mas ele também dá conselhos para salvar relacionamentos. Em uma matéria recente para o site BBC, Gottman dá conselhos de como salvar um relacionamento e quais são os maiores destruidores de relacionamentos.

Segundo Gottman, estes são os principais venenos de um relacionamento:

1. Crítica

Criticar a personalidade e jeito do parceiro é uma forma de destruir um relacionamento. Esse tipo de crítica é bem diferente do que reclamar ou se queixar de algo negativo. Esse tipo de crítica ataca sempre a pessoa, a sua essência.

2. Desprezo

Esse pode ser percebido quando um cônjuge trata o outro com sarcasmo, insultos e tenta sempre humilhá-lo(a). Às vezes esse tipo de desprezo pode vir como uma brincadeira feita entre os dois ou na frente de outras pessoas. Esses comentários vêm para rebaixar o parceiro.

3. Ficar na defensiva

Estar sempre na defensiva é um sinal de que o relacionamento não vai durar. Ao discutir no relacionamento, a reação mais comum é de se fechar e se defender. Muitos se colocam na defensiva culpando então o parceiro(a) de todos os problemas da relação.

4. Optar pelo silêncio

Ignorar os problemas e optar por parar de falar com o parceiro também é sinal de que as coisas não vão bem. Casais evitam conflitos assim, mas também acabam bloqueando a comunicação entre os dois. A comunicação é essencial para se manter um relacionamento.

O especialista Gottman também dá 4 conselhos de como remediar esses 4 venenos:

1. Reclamar sem culpar

Procure incluir a palavra “eu” quando você quiser se queixar de algo que o seu parceiro(a) deixou de fazer. Evite culpar o parceiro(a) diretamente e dê as soluções ao invés de somente se queixar. O especialista dá o exemplo: “em vez de falar ‘você sempre fala de você mesmo’, diga ‘estou me sentindo ignorado(a); poderíamos falar sobre como foi o meu dia?'”

2. Focar nas qualidades

Foque nas qualidades do seu parceiro. Incentive e demonstre respeito por tudo que ele faz. Lembre-se também de sempre elogiar e agradecer.

3. Assumir a responsabilidade

Todos nós erramos. Assuma a sua parcela da responsabilidade em tudo o que acontece. Essa é uma forma de demonstrar apreço pela relação.

4. Ter calma

Tente sempre discutir algo com a cabeça fria. Se for necessário, saia de casa e volte quando você estiver mais calmo(a).



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui