10 filmes espiritualistas que vão te fazer sentir…e pensar.

Por Josie Conti

Será que existe algo além do que podemos ver?

Os filmes abaixo possuem conteúdo espiritualista e nos fazem pensar sobre o que existe para além da morte.

A lista, reforço, refere-se a filmes espiritualistas, e não espíritas. Todo filme espírita é espiritualista, mas nem todo filme espiritualista é espírita.

“Espiritualista como o próprio Allan Kardec nos ensina é quem quer que acredite haver em si alguma coisa mais do que matéria, como a alma por exemplo. Espírita é quem tem por princípio as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível.” O Livro dos Espíritos, Allan Kardec.

No final do artigo deixo também algumas dicas de filmes com conteúdo espírita mais fiel.

1- Minha vida na outra vida (Marcus Cole, 2006)

Pela primeira vez na história, um filme retrata, com fidelidade, lógica e respeito, a reencarnação, tema de interesse de milhões de pessoas em todo o mundo. Baseado em fatos reais relatos no livro autobiográfico de Jenny Cockell, Minha Vida na Outra Vida conta a história de Jenny, uma mulher do interior dos Estados Unidos, que tem visões, sonhos e lembranças de sua última encarnação, como Mary, uma mulher irlandesa que faleceu na década de 30. Intrigada, Jenny sai em busca de seus filhos da vida passada. Tem início uma jornada emocionante. Jenny é magistralmente interpretada pela renomada atriz Jane Seymour, de Em Algum Lugar do Passado. Só, que desta vez, não se trata de ficção, mas de realidade.

hqdefault

2- As cinco pessoas que você encontra no céu (2004)

Eddie era um jovem que cresceu em meio a guerras, trabalho árduo e uma educação rígida. No dia em que completa 83 anos, ele sofre um acidente no parque de diversões onde trabalhou a vida inteira. Quando ele se dá por si, tudo o que ele sente é que passou uma vida sem propósito, sem rumo….E o que se sucede é uma revisitação de sua vida por 5 pessoas, umas que ele conhece, outras que ele não tinha a menor ideia de quem eram, mas cujas vidas estavam de alguma forma ligadas à dele. Cada uma dessas pessoas revê com Eddie uma passagem de sua vida, resolvendo antigos mistérios, dissolvendo antigas mágoas, revivendo antigos amores. A cada experiência fica mais claro a grande importância de Eddie na vida de milhares de pessoas sem que ele se desse conta, provando que cada vida está ligada a outra de formas que muitas vezes não entendemos.

FILME3

3- Os outros (Alejandro Amenábar, 2001)

Durante a 2ª Guerra Mundial, Grace (Nicole Kidman) decide por se mudar, juntamente com seus dois filhos, para uma mansão isolada na ilha de Jersey, a fim de esperar que seu marido retorne da guerra. Como seus filhos possuem uma estranha doença que os impedem de receber diretamente a luz do sol, a casa onde vivem está sempre em total escuridão. Eles vivem sozinhos seguindo religiosamente certas regras, como nunca abrir uma porta sem fechar a anterior, mas quando eles contratam empregados para a casa eles terminam quebrando estas regras, fazendo com que imprevisíveis consequências ocorram.

001TOT_Nicole_Kidman_008

4- O Mistério da Libélula (Tom Shadyac, 2002)

Joe Darrow (Kevin Costner) é um médico que ficou viúvo recentemente e acredita que sua falecida esposa, Emily (Susana Thompson) esteja tentando falar com ele do mundo dos mortos, usando para isso pacientes que estejam à beira da morte. Além disto, Joe passa a ser perseguido por estranhas e misteriosas libélulas, que o fazem se lembrar cada vez mais da falecida esposa.

266_14_screenshot

5- A casa do lago (Alejandro Agresti, 2006)

Kate Forster (Sandra Bullock) é uma médica solitária, que morava em uma casa à beira de um lago. Hoje esta casa é ocupada por Alex Wyler (Keanu Reeves), um arquiteto frustrado. Kate passa a trocar cartas com Alex, com quem mantém um relacionamento à distância por 2 anos. É quando, ao se descobrirem apaixonados um pelo outro, eles buscam um meio de se encontrar.

a-casa-da-lagoa

6- Amor além da vida

Em “Amor Além da Vida”, o céu não é simplesmente um espaço branco e cercado por nuvens. É, então, em um cenário que lembra os traços de uma pintura fresca para onde Chris Nielsen (Robin Williams) vai após sua morte. Tudo perfeito, até ficar sabendo que sua mulher, Annie (Annabella Sciorra), não aguentou a dor de ficar sozinha e se matou. Como suicida, ela é enviada a um local obscuro, distante dele, e não será mais capaz de reconhecê-lo caso o encontre. Mas isso não o impede de ir atrás de seu grande amor.

amor-alem-da-vida

7- Ghost – Do Outro Lado da Vida

“Ghost – Do Outro Lado da Vida”, que ganhou o Oscar de melhor roteiro original e melhor atriz coadjuvante, encanta até mesmo quem não é adepto do espiritismo. O longa conta a história de amor do casal Sam (Patrick Swayze) e Molly (Demi Moore) que vivem juntos na cidade de Nova Iorque. Após um assalto, Sam acaba morto, mas permanece como fantasma na terra e mantém contato com Molly através de uma falsa médium.

ghost

8- Passageiros (Rodrigo Garcia, 2009)

Claire Summers (Anne Hathaway) é uma jovem terapeuta designada por Perry (Andre Braugher), seu mentor, a dar orientação psicológica aos cinco sobreviventes de um terrível acidente aéreo. Ela enfrenta problemas ao ser confrontada por Eric (Patrick Wilson), que recusa sua ajuda e usa o acidente para tentar cortejá-la. Isto faz com que, paralelamente, Claire lute contra as iniciativas de Eric e os demais pacientes enfrentem dificuldades com as lembranças do acidente, distintas das explicações oficiais fornecidas pela companhia aérea.

1-passageiros

9-Um olhar do Paraíso (2009)

Após ser brutalmente assassinada aos 14 anos, Susie Salmon (Saoirse Ronan) continua preocupada em cuidar da sua família. Presa em um espaço entre o céu e o inferno, ela precisa lidar com um paradoxo de sentimentos: o desejo de vingança contra seu assassino e a vontade de ver sua família seguir com a vida em frente e superar sua morte traumática.

um-olhar-no-paraiso

10- Além da Eternidade (1989)

Neste filme de Steven Spielberg, Pete Sandich (Richard Dreysfuss) é um piloto que costuma abusar da sorte com manobras arriscadas. Em uma de suas missões, após salvar seu melhor amigo, seu avião pega fogo e explode. Morto, ele encontra um anjo, que explica que a sua função agora é justamente ajudar outros pilotos quando eles mais precisarem, como uma espécie de anjo da guarda.

alem-da-eternidade (1)

DICAS EXTRAS:

1- Na Netflix você encontrará “Os outros”, “O Mistério da libélula”, “Amor além da vida”, “Passageiros” e “Um olhar do Paraíso”.

2- Mais alguns filmes que poderiam ter entrado na lista acima são: Sexto Sentido, Cidade dos Anjos, A espera de um Milagre, A Casa dos Espíritos e “Encontro Marcado”.

3- Há também uma série com 5 temporadas chamada Ghost Whisperer com a atriz Jennifer Love Hewitt.

4-Abaixo, uma sequência de filmes com conteúdo Espírita mais fiel. Tenho certeza que os leitores poderão dar mais exemplos nos comentários.

São eles: Nosso Lar, Chico Xavier, Bezerra de Menezes: O Diário de um Espírito, E a vida continua, Causa e Efeito, O filme dos espíritos, JOELMA, 23º ANDAR.

COMPARTILHAR
Josie Conti
Psicóloga, blogueira e empresária. Abandonou o serviço público para manter seus valores pessoais e hoje trabalha prioritariamente na internet com a administração de sites e redes sociais da área da Psicologia e Literatura.



90 COMENTÁRIOS

  1. Uma observação, Allan Kardec está como espírita e não como espiritualista. Existe uma diferença.Segundo “O Livro dos Espíritos” de Allan Kardec, as palavras ESPIRITUAL, ESPIRITUALISTA, ESPIRITUALISMO são tidas como se fossem as mesmas coisas, porém têm um significado bem definido.
    O ESPIRITUALISMO de fato é oposto de materialismo, e qualquer um que acredite ter em si algo além da matéria é
    ESPIRITUALISTA, embora isso não queira dizer que creia na existência dos Espíritos ou em suas comunicações com o mundo material.
    Neste sentido, segundo Allan Kardec pode-se dizer que a Doutrina Espírita ou o Espiritismo tem por princípio a relação do mundo material com os Espíritos os seres do mundo espiritual. Portanto, os adeptos do Espiritismo serão os espíritas ou se quiserem, os espiritistas.
    Quanto ao conteúdo deste blog/pág ,excelente.
    Obrigada .

    • Por ser espírita não deixa de ser espiritualista. O Espiritismo não teve fundador nem criador, o pedagogo, escritor e pesquisador Hipollyte León Denizard Rivail ( que mais tarde adotou o pseudónimo de Allan Kardec) apenas concatenou, ou seja, reuniu as comunicações dadas pelos espíritos com as instruções sobre a Doutrina Espírita e as organzou em livros sob a orientação destes mesmos espíritos que se identificavam como “Espírito da Verdade”, por isso a Doutrina Espírita é conhecida como Doutrina dos Espíritos, porque não pertence a ninguém e nem foi fundada por ninguém, não possui papa, nem bispo, é uma religião independente.

  2. Sexto sentido e por incrível que pareça MIB, homens de Preto, especialmente o 3 pareceu-me um filme Espirita, mesmo que metaforicamente.

  3. Click é uma versão mais moderna mais nos insira ao pensamento de fazermos algo diferente de nossas vidas antes que não tenhamos mais tempo… é lindo…

  4. O filme “Minha vida na outra vida” é simplesmente fantástico, nos faz refletir e cuidar de detalhes que as vezes não prestamos atenção.

  5. Um filme que não é exatamente espiritualista mas que se pode ter uma ótima interpretação sobre reencarnação é “Feitiço do tempo” . fica muito claro o conceito.

  6. Os espíritas costumam ter preconceito com as várias tendências espirituais, o próprio termo espiritualista tem um caráter pejorativo no meio espírita, denota uma tendência ao misticismo e a uma interpretação equivocada de espiritualidade, os espíritas costumam dizer frequentemente: isso é espiritualismo, com um ar prepotente, esse tipo de coisa me afastou do espiritismo e eu encontrei no espiritualismo uma racionalização muito menos fechada e menos dogmática do que no espiritismo, ao contrário do que postulam os espíritas quando se referem as tradições orientais com a pecha de espiritualista

    • Amigo Fabiano.
      Infelizmente creio que vc tenha tido o conhecimento sobre “espirita kardecista” em um lugar nao adequado ( pelo que relata).
      Mto pelo contrario a doutrina espirita não é impositória ou determinante… apenas lhe fornece informações ( estudos) e mostra um melhor caminho ( segundo a doutrina) o demais ao Ser pertence a decisão de Atitude.
      Assim não ha dentro do kardecismo o “ar prepotente” distinguindo-o de outros caminhos espirituais (melhor ou pior) mas sim uma clara ideia da doutrina sobre os caminhos e sua forma de trilha-lo.
      Aconselharia conhecer ( se houver interesse) através da Federação Espirita Brasileira ( FEB) onde terás ( por assim dizer) a mais depurada informação/conhecimento sobre o kardecismo e conceitos ( vide por exemplo Chico Xavier)
      Abraço fraternal.
      Paulo

    • Boa tarde a ambos!
      Concordo com o Paulo!
      Apenas incluiria que assim como em todas as regiões, sempre há pessoas destoadas da doutrina, onde acabam inserindo muito da personalidade própria, além do “apropriado”, e portando deixando a imagem da parte religiosa do espiritismo um pouco deturpada. Lógico que pode-se corrigir os termos e elucidar quanto às especificações e especificidades mas sempre com muito amor e carinho ao dizer… Onde inclusive muitas vezes não vejo como necessária determinadas explicações em determinadas situações pois nada irá incluir, às vezes só magoar. Tento ao máximo ser espírita e praticar porém nem sempre consigo… Da mesma forma que já frequentei alguns centros espíritas ótimos porém não me identifiquei com as determinações e disciplinas do local (mesmo sendo corretos e ótimos). Por isso fui até encontrar outros centros onde os modos me deixaram mais confortável e acolhida… Espiritismo pode ser alegre, brincalhão, afetuoso e espansivo, e não necessariamente relativamente frio, calculista e assonado como em alguns locais… Hehehehe
      É mais procurar (caso tenha vontade como disse o amigo Paulo) até ver onde se sente melhor. No catolicismo não há padres e igrejas que são mais legais que outros? Ou determinada missa que é mais interessante? Mesmo processo nos protestantes, espíritas etc. 😃
      Espero não ter sido inconveniente… Forte abraço!

    • Rsrs não é isso meu jovem 😀 os espiritas somente separam obras espiritualistas de espíritas por questões de embasamentos. Obras espíritas são obras que foram trazidas através de psicografia direta e espiritualistas não são diretamente assinadas por psicografia o que não quer dizer que não foi nos enviadas por outros meios. Essa diferença pra gente é somente para podermos separar a forma que veremos tal conteúdo, uma vez que trabalhamos como estudo e temos que validar as fontes. Então conteúdos espiritas acreditamos ser embasados no evangelho de Jesus, não que os espiritualista não sejam e tão pouco que eles não nos tragam um aprendizado e crescimento, as vezes até maior que os espiritas propriamente dito, mas é só questão de fonte… somos preocupados com a confiabilidade da informação… e como tratamos elas… por que em muitos casos, as vezes são tratados determinados assuntos pelo quais estudamos de uma forma um pouco equivocada. Tomamos o cuidado para não confundir. Como filmes que são documentários e filmes baseados em fatos reais. 😀 Sem preconceitos …. e sem fechar as viseiras ….

  7. Espirita, ou espiritualista, não importa. O interessante é somar. Somar o que tem de bom entre todos. Para podermos um dia aprender a amar. Amar como Jesus amou. Sem preconceitos e sem religião . Simplesmente AMAR.

    • Tambem amei a educacao e amor demonstrado aqui nos comentarios. Estou estudando Kardec e realmente adorando. Obrigada por compartilhar. Gratidao!!

  8. Tem um que não consigo lembrar do nome… É de uma menina que queria dançar balé para o pai (christopher reeve se não me engano) porém morre num acidente de carro na estrada. Ela fica com o espírito alocado em uma residência de uma senhora cega, junto com os espíritos de outras crianças… Muitos anos Q assisti… Mas muito lindo…

  9. Gostei das explicações do sr Rodrigo sobre espiritas e espiritualistas, sempre tive vontade de sabe mais sobre a doutrina, tando que já li o livro As vidas de Chico Xavier e assisti o filme, e se cada um de nós tivesse só uma pouquinho da bondade de Chicos Xavier, o mundo não estaria com tanta?????????

  10. JOELMA 23º ANDAR, DEVE SER O ACONTECIDO NA CAPITAL DE SÃO PAULO, MINHA MÃE CONTA DESDE OS MEUS 6 ANOS TENHO UMA AMIGA QUE TRABALHAVA LÁ E DESCREVEU COMO FOI. O OUTRO FILME DO OUTRO LADO DA VIDA É LINDO JÁ PASSOU VÁRIAS VEZES NA GLOBO NÃO PERCO NEM UM. OBRIGADA PELO NOME DOS OUTROS VOU TENTAR LER, AGORA FAÇO UM GRUPO DE ESTUDO NO CENTRO ESPIRITA JESUS DE NAZARÉ COM O LIVRO DE CHICO XAVIER “MISSIONÁRIOS DA LUZ”, JÁ LEMOS “O NOSSO LAR E OS MENSAGEIROS”, SÃO ÓTIMOS FICA A DICA PRA QUEM QUISER LER. OBRIGADA.

  11. Muito boa esta troca de conhecimentos e indicações de filmes. Já assisti alguns e é foram muito instrutivos e esclarecedores, principalmente para quem quer conhecer a Doutrina Espírita ou está iniciando. Muita luz a todos!

  12. Fazendo uma ressalva sobre o comentário anterior:
    Me referi aos filmes que trazem a mensagem sobre a reencarnação, mas também que fala do amor fraternal, da reforma interior, da morte do homem velho para dar lugar ao novo homem, nos fazendo refletir sobre o verdadeiro sentido da vida e do além túmulo.

  13. Powder – Energia Pura, de 1995. Consta como ficção científica e drama, mas é pura espiritualidade. Para mim, o melhor de todos. Me marcou profundamente!!

  14. Morrendo e aprendendo com Robert Downey Jr é uma comédia gostosa. Emocionante na busca de quatro pessoas desconhecidas que se descobrem presas a um bebê que nasce no exato momento em que morrem num acidente de trânsito. E só quando o bebê cresce e vira um rapaz que descobrem o motivo de não terem conseguido seguir seus caminhos

  15. ” A PRESENÇA” muito instrutivo para quem quer entender um pouco de pensamento positivo,energias que atraimos e obsessão ! Além VOLTAR A MORRER , A CASA DOS SONHOS, DORM o fantasma, VIDA DEPOIS DA VIDA, GHOST TOWN, PROTEGIDA POR UM ANJO, AS MÃES DE CHICO XAVIER, ” Evocação do Espirito 2.

  16. assisti, quando meus filhos eram crianças, todos os cães merecem o céu, é desenho, mas serviu para eles entenderem onde estava nosso querido bob.

  17. assisti um filme que a moça sonhava com um rapaz toas as noites e aí eles se encontram ele é arquiteto, eles simulam a morte da moça no mar, para ficarem juntos ,alguém lembra o nome do filme

  18. Pelo q vi, me parece q faltou o melhor de todos, NOSSO LAR, filme maravilhoso contado por detalhes de como é o outro lado da vida pelo maior médium do mundo Xico Xavier.
    Assisti enquanto estava de luto, pelo falecimento do meu esposo, e me deu mais certeza que estamos aqui somente de passagem.

  19. Eu lendo essas respostas e outras dicas fiquem chorando de emoçao!
    Realmente toca muito meu coração! Obrigada por ressurgir o espiritismo!
    Jesus mestre!

  20. Creio que todas as indicações já foram dadas. Só senti falta este: Vozes do além.
    http://www.adorocinema.com/filmes/filme-57828/

    “Logo no seu início, Vozes do além (White noise, 2005) quer mostrar que o Fenômeno da Voz Eletrônica (FVE) não é mais uma invencionice de Hollywood, que se trata de algo real e que grandes pensadores, como Thomas Edison, acreditavam que os mortos conseguiriam enviar mensagens por meio de aparelhos eletrônicos. Existe realmente um enorme número de pessoas que acreditam fazer contato com quem não está mais entre nós. Dando uma busca rápida na Internet pela sigla em inglês EVP (Eletronic Voice Phenomena), é possível achar não apenas sites que falam sobre o assunto, mas até mesmo alguns vídeos que mostram as supostas mensagens.

    No filme, o inicialmente cético Jonathan Rivers (Michael Keaton), rejeita a idéia de que sua falecida esposa (Chandra West) esteja se comunicando com Raymond Price (Ian McNeice). Isso até o dia em que ele mesmo começa a perceber que no meio da estática dos rádios, televisores ou vídeo cassetes alguém está tentando falar com ele. A partir deste momento, Johathan se torna um aficcionado no assunto, deixando de lado seu trabalho como renomado arquiteto e até mesmo o filho de seu primeiro casamento. Diferente do menino de O sexto sentido (1999) que via pessoas mortas e consegue arranjar uma maneira de conviver bem com isso, Jonathan passa a encarar este dom com uma obsessão, principalmente depois que descobre que algumas das mensagens que recebe são pedidos de socorro de pessoas que nem morreram ainda.”

    É um suspense muito bom, com final interessante.

DEIXE UMA RESPOSTA