Os 10 filmes mais cheios de significado que eu vi na Netflix

Por Josie Conti

Existem filmes que permanecem em nós.

São eles aqueles que ecoam em nossos sentimentos e que dão formas aos nossos sonhos. São eles que nos fazem pensar, que nos desestabilizam, que nos emocionam e nos tocam de uma maneira que, muitas vezes, nunca pensamos ser tocados.

A lista abaixo apresenta uma sequência de filmes com os quais eu, particularmente, tenho forte ligação afetiva. Selecionei-os da listagem do catálogo da Netflix para que pudessem ser facilmente encontrados, resgatados ou mesmo redescobertos.

Eles não são fruto de uma escolha baseada em critérios tecnicos. Entretanto, penso que são mais que isso pois são fruto do meu afeto e do conteúdo que eu conheço e posso indicar.

Se algum deles chegar a tocar alguém e despertar um momento de profunda sensibilidade e encanto…era somente esse o meu objetivo!

Aproveitem as dicas!

1- A dama dourada

Título original: Woman in Gold

Ano: 2015

Nacionalidade:  Reino Unido, EUA

Direção:   Simon Curtis

Sinopse Oficial: Década de 1980. Maria Altmann (Helen Mirren) é uma judia sobrevivente da Segunda Guerra Mundial que decide processar o governo austríaco para recuperar o quadro “Woman in Gold”, de Gustav Klimt – retrato de sua tia que foi roubado pelos nazistas durante a ocupação. Ela conta com a ajuda de um jovem advogado, inexperiente e idealista (Ryan Reynolds).

woman-in-gold-adele-bloch-bauer

2- O Fabuloso Destino de Amelie Poulain

Título original: Le Fabuleux destin d’Amélie Poulain

Ano: 2001

Nacionalidade: França

Direção: Jean-Pierre Jeunet

Sinopse Oficial: Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.

Amelie-1231

3- A vida é bela

Título original: La vita e bella

Ano: 1998

Nacionalidade: Itália

Direção: Roberto Benigni

Sinopse Oficial: Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.

UIwDLq9dMr

4- A vida dos outros

Título original:Das Leben der Anderen

Ano: 2006

Nacionalidade: Alemanha

Direção: Florian Henckel von Donnersmarck

Sinopse Oficial: Georg Dreyman (Sebastian Koch) é o maior dramaturgo da Alemanha Oriental, sendo por muitos considerado o modelo perfeito de cidadão para o país, já que não contesta o governo nem seu regime político. Apesar disto o ministro Bruno Hempf (Thomas Thieme) acha por bem acompanhar seus passos, para descobrir se Dreyman tem algo a esconder. Ele passa esta tarefa para Anton Grubitz (Ulrich Tukur), que a princípio não vê nada de errado com Dreyman mas é alertado por Gerd Wiesler (Ulrich Mühe), seu subordinado, de que ele deveria ser vigiado. Grubitz passa a tarefa a Wiesler, que monta uma estrutura em que Dreyman e sua namorada, a atriz Christa-Maria Sieland (Martina Gedeck), são vigiados 24 horas. Simultaneamente o ministro Hempf se interessa por Christa-Maria, passando a chantageá-la em troca de favores sexuais.

a-vida-dos-outros

5- Letters to father Jacob

Título original: Letters to father Jacob

Ano:  2009

Nacionalidade: Finlândia

Direção:  Klaus Härö

Sinopse Oficial: Com poucas opções de trabalho após ter sido perdoada por uma condenação, Leila concorda em servir como assistente de um pastor cego. O padre Jacob passa seus dias respondendo às cartas do necessitados, o que Leila acha insensato. Mas quando as cartas param, o pastor sente-se devastado e Leila se vê diante de uma nova tarefa.

site_28_rand_1495764584_letter_to_father_627_1

5- Meia noite em Paris

Título original: Midnight in Paris

Ano:  2011

Nacionalidade: EUA

Direção:  Woody Allen

Sinopse Oficial: Gil (Owen Wilson) sempre idolatrou os grandes escritores americanos e sonhou ser como eles. A vida lhe levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que fez com que fosse muito bem remunerado, mas que também lhe rendeu uma boa dose de frustração. Agora ele está prestes a ir a Paris ao lado de sua noiva, Inez (Rachel McAdams), e dos pais dela, John (Kurt Fuller) e Helen (Mimi Kennedy). John irá à cidade para fechar um grande negócio e não se preocupa nem um pouco em esconder sua desaprovação pelo futuro genro. Estar em Paris faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido.

9a00e1bc29c8517c-a6b40

6- O sol é para todos

Título original: To Kill a Mockingbird

Ano:  1963

Nacionalidade: EUA

Direção:   Robert Mulligan

Sinopse Oficial: Jean Louise Finch (Mary Badham) recorda que em 1932, quando tinha seis anos, Macomb, no Alabama, já era um lugarejo velho. Nesta época Tom Robinson (Brock Peters), um jovem negro, foi acusado de estuprar Mayella Violet Ewell (Collin Wilcox Paxton), uma jovem branca. Seu pai, Atticus Finch (Gregory Peck), um advogado extremamente íntegro, concordou em defendê-lo e, apesar de boa parte da cidade ser contra sua posição, ele decidiu ir adiante e fazer de tudo para absolver o réu.

mary-ky2E-U101383594647Ez-1024x576@GP-Web

7- Hotel Ruanda

Título original: Hotel Rwanda

Ano: 2004

Nacionalidade:  Reino Unido , África do Sul , Itália

Direção:   Terry George

Sinopse Oficial: Em 1994 um conflito político em Ruanda levou à morte de quase um milhão de pessoas em apenas cem dias. Sem apoio dos demais países, os ruandenses tiveram que buscar saídas em seu próprio cotidiano para sobreviver. Uma delas foi oferecida por Paul Rusesabagina (Don Cheadle), que era gerente do hotel Milles Collines, localizado na capital do país. Contando apenas com sua coragem, Paul abrigou no hotel mais de 1200 pessoas durante o conflito.

hotel_ruanda_265a2b2fa-9060-4f51-aae5-d37cc45eaf8c_original

8- Perfume de mulher

Título original: Scent of a Woman

Ano: 1992

Nacionalidade:  EUA

Direção:   Martin Brest

Sinopse Oficial: Frank Slade (Al Pacino), um tenente-coronel cego, viaja para Nova York com Charlie Simms (Chris O’Donnell), um jovem acompanhante, com quem resolve ter um final de semana inesquecível antes de morrer. Porém, na viagem ele começa a se interessar pelos problemas do jovem, esquecendo um pouco sua amarga infelicidade.

7a54c-scent-of-a-woman-tango

9- Elsa e Fred

Título original: Elsa & Fred

Ano: 2014

Nacionalidade:  EUA

Direção:   Michael Radford

Sinopse Oficial: Elsa (Shirley MacLaine) é uma mulher de idade que vive sozinha. Um dia, ela comete uma barbeiragem ao sair com o carro e quebra os faróis do carro de Lydia (Marcia Gay Harden), a filha de seu novo vizinho, Fred (Christopher Plummer). Revoltada com o ocorrido, Lydia exige que Elsa pague o conserto. O filho de Elsa (Scott Bakula) aceita cobrir os danos mas, ao entregar o cheque a Fred, Elsa lhe conta uma história triste que acaba convencendo-o a recusar o valor. Com o tempo, Elsa e Fred se aproximam cada vez mais, apesar do temperamento bastante diferente. Enquanto ela é cheia de vida, ele é rabugento e mal quer sair de casa.

920x920

10- Minhas Tardes com Margueritte

Título original: La Tête en friche

Ano: 2010

Nacionalidade: França

Direção: Jean Becker

Sinopse Oficial: Imagine o encontro de duas forças. De um lado, mais de 100 quilos de pura ignorância e do outro menos de 50, carregados de ternura. Entre eles, uma diferença de décadas de idade e em comum, o encanto pelos livros. Esta é a história de um cinquentão pobre com as palavras e uma idosa inversamente rica com elas.

Leia mais sobre o filme em O poder da literatura em “Minhas Tardes com Margueritte”

Nota da página: Aparentemente o filme recentemente saiu do catálogo da Netflix, mesmo assim, merece ser procurado e visto por outras vias.

Capa-filme-2

DICA EXTRA…MAS NÃO MENOS RELEVANTE!!!

O segredo dos teus olhos

Título original: El Secreto de Sus Ojos

Ano: 2009

Nacionalidade: Espanha, Argentina

Direção:   Juan José Campanella

Sinopse Oficial: Benjamin Esposito (Ricardo Darín) se aposentou recentemente do cargo de oficial de justiça de um tribunal penal. Com bastante tempo livre, ele agora se dedica a escrever um livro. Benjamin usa sua experiência para contar uma história trágica, a qual foi testemunha em 1974. Na época o Departamento de Justiça onde trabalhava foi designado para investigar o estupro e consequente assassinato de uma bela jovem. É desta forma que Benjamin conhece Ricardo Morales (Pablo Rago), marido da falecida, a quem promete ajudar a encontrar o culpado. Para tanto ele conta com a ajuda de Pablo Sandoval (Guillermo Francella), seu grande amigo, e com Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil), sua chefe imediata, por quem nutre uma paixão secreta.

o-segredo-dos-seus-olhos

As legendas oficiais são provenientes do site Adoro Cinema.

Notas da página:

Os amigos da página, nos comentários, ainda falaram muito do filme “Intocáveis“.

Na minha lista inicial eu também havia anotado “O mordomo do presidente“.

Temos ainda as biografias “Piaf” , “Frida” e “Coco antes de Chanel que também são excelentes!!!

Em um estilo um pouco diferente, um filme extremamente forte, mas muito bom é “Beasts of No Nation”

COMPARTILHAR
Josie Conti
Psicóloga, blogueira e empresária. Abandonou o serviço público para manter seus valores pessoais e hoje trabalha prioritariamente na internet com a administração de sites e redes sociais da área da Psicologia e Literatura.



16 COMENTÁRIOS

  1. Assistam também: Até a Eternidade, Minha Vida sem Mim, O melhor de Mim, Peolple Like U’S, Uma Nova Chance, Adaline, Sem Retorno, O Doador de memórias. Todos bons, a meu ver.

  2. Eu sugiro: “Um conto chino”, muito bom. Também, recentemente, está disponível “Ele voltou”, filme muito bom para pensar sobre muitos conceitos que ainda assombram a humanidade…

  3. A língua das Mariposas e Cinema Paradiso são os irmaos de A vida é bela, todos muito emocionantes. Gosto muito tb de Ladrões de bicicleta, A excentrica familia de Antonia e As aventuras de PI…

DEIXE UMA RESPOSTA