Pessoas que nos emocionam

Outro dia, assistindo ao programa “Mais você”, ouvi Cissa Guimarães dizer que o amigo André Marques a emocionava. Mais que um elogio sincero, aquelas palavras traduziam muito do que sinto em relação a algumas pessoas. Certamente você conhece pessoas assim. Gente que nos emociona com sua história, seus gestos e suas palavras.

Pensei na lista de pessoas que me emocionam, e no porquê delas despertarem essa emoção em mim. Poderia citar Jesus Cristo, Gandhi e Mandela, mas falo de gente comum, gente que cruza nosso caminho todos os dias e nos ensina a ter olhos de poesia só de olhar para elas. Ana Jácomo disse que essas pessoas têm cheiro de colo de Deus, e acho que é isso mesmo. Talvez sejam almas que nos abraçam com sua presença, amansando nosso desconforto rotineiro e nos convidando a ser quem somos de fato, longe dos papéis que assumimos, falando sobre aquilo que cremos de verdade e vivendo de acordo com o que temos fé.

Tem gente que nos comove à primeira lembrança. Perto delas nossa fala encontra reciprocidade, e a gente se abre sem reservas sem mesmo entender porque. Ao lado delas nossa dúvida encontra alívio e nosso medo perde abrigo.

Tem gente que nos dá saudade, e a saudade é a emoção da falta que aquela pessoa faz. A lembrança de suas mãos quentes nos segurando nos dá a certeza de que em algum lugar alguém se importa de verdade, e só isso já é um alento, seja em que circunstância for.

Algumas pessoas cruzam nosso caminho e estabelecem uma ligação forte desde o primeiro instante. Dizem que “os santos batem”, e perto delas nosso riso é mais solto e o choro não tem receio de brotar. Com elas o assunto não falta, e a vontade de estar junto supera os obstáculos de tempo e lugar. Perto delas somos mais autênticos, e a vida ganha coerência e lucidez.

Tem gente que aparece em nossa vida feito passarinho cantando de manhã. Sabem que podem se aproximar e não têm receio de que irão incomodar.

Tem gente que pode silenciar ao nosso lado sem que haja estranhamento ou acanhamento. Perto delas o silêncio é consentido e bem vindo, e entendemos que a alma também precisa de trégua, descanso e mansidão.

Pessoas que nos emocionam carregam histórias bonitas dentro delas. Sabem valorizar cada momento presente com leveza e sabedoria porque já superaram obstáculos e saíram vencedoras. Nos animam com sua força e servem de inspiração e motivação.

Perto delas a gente se sente ouvindo “A casa é sua” do Arnaldo Antunes no volume mais alto, e entende a letra que diz: “até o teto tá de ponta cabeça porque você demora…”

Tem gente que nos transmite paz sem que nenhuma palavra seja dita. Silenciam nossa alma com cuidado e plantam sementes de otimismo em nosso caminho.

Desejo que você encontre pelo menos uma pessoa assim. Alguém que lhe tire do lugar comum e lhe comova de um jeito especial. Que ao pensar nela, seu coração sorria e sua alma sinta estar sendo acariciada.
E que você possa ser essa pessoa também. Que em algum lugar, em algum momento, alguém pense em você e sinta que está se emocionando de verdade…

*Imagem: Platon Yurich



LIVRO NOVO



Fabíola Simões é dentista, mãe, influenciadora digital, youtuber e escritora – não necessariamente nessa ordem. Tem 4 livros publicados; um canal no Youtube onde dá dicas de filmes, séries e livros; e esse site, onde, juntamente com outros colunistas, publica textos semanalmente. Casada e mãe de um adolescente, trabalha há mais de 20 anos como Endodontista num Centro de Saúde em Campinas e, nas horas vagas, gosta de maratonar séries (Sex and the City, Gilmore Girls e The Office estão entre suas preferidas); beber vinho tinto; ler um bom livro e estar entre as pessoas que ama.

40 COMENTÁRIOS

  1. Querida Simone, bem vinda novamente!!! Sinto muita falta de você por aqui e lá pelo facebook também! Que pena que não está conseguindo acompanhar a página, esse ano temos que tentar reverter isso! Obrigada pelo carinho e por tanta delicadeza! Grande beijo!

  2. É bom demais saber q temos alguém assim como vc cita no texto. Fabíola vc consegue fazer isso emoconar amei seu trabalho e sou grata á. Deus por vc existir e graças á minha sobrinha Viviane q postou “lar é onde seu coração está” lindo amei parabéns e q Deus continue t usando grandementem
    Bjus

  3. FABIOLA TUDO E MUITO MAGICO! AMEI, TUDO ISSO QUE MEXE NOS FAZ A SOMA DE TODOS AFETOS! , A GENTE FALA MAS NAO EMOCIONA TANTO QTO RELATA… BJUS, AMEI! AMEI
    AMEI! E AMEI! LINDO, LINDO E LINDO!!! ISSO TUDO TA DENTRO DE NOS MAS SUA IDEIA E MUITO LINDA COM VC , TUDO ISSO SENTIA E QUERIA GRITAR BEM ALTO PRA TODOS OUVIREM SENTIREM LA PELOS ANOS SESSENTA OUTROS TEMPOS… ATE, QUE ENCONTREI AS PESSOAS VC
    EM UMA GERAÇAO LINDA OUTRA MODERNIDADE… EM QUE VC PODE DIZER PRA QUEM QUIZER E QUER OUVIR OU VER. “PARABENS” MAGNIFICA”

  4. Sempre e bom pousar, nos lugares, próximos as pessoas que os fazem bem e que exalam confiança. Tu já fez-me emocionar outras vezes. Voei, mas sempre hei de estar perto…

  5. Quase sem fala… O que dizer de um texto que representa tão bem você em nossas vidas… É tão acolhedor abrir sua página e deparar com palavras tão gratificante, e de uma simplicidade tocante… É verdade quando diz: Pessoas que nos emocionam carregam histórias bonitas dentro delas. Sabem valorizar cada momento presente com leveza e sabedoria porque já superaram obstáculos e saíram vencedoras. Nos animam com sua força e servem de inspiração e motivação… Então, simplesmente você… Jesus a abençoe grandemente, que mais pessoas tenham a chance de conhecer, ser tão iluminado com palavras tão confortadoras em meio a tantas decepção… Muita luz linda! Bjo no seu coração

  6. Perfeito Fabíola!! E acredite…VC é uma dessas pessoas, que mesmo não conhecendo pessoalmente, me emociona com as palavras…
    Que Deus possa permitir que continue sempre trazendo um pouco de paz e luz nesse mundo sombrio.Parabéns!!!

  7. Fabiola você é um encanto de pessoa…humanamente rara…simples e com todo jeitinho toca o coração e a alma da gente…parece que é a pessoa que falta em nossa companhia no dia a dia…tamanha sensibilidade…Abrços fraternos

  8. Gratidão pelos texto lindo que me foi enviado agora. Suas palavras são quentes e aconchegam a alma…tem cheiro de colo de Deus… Impossível ficar imune… Muito obrigada, e continue florindo beleza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui