Antes proibida de estudar pelo ex-marido, mulher faz ENEM em busca de sonho

Tristemente, mesmo em 2019, a realidade de algumas mulheres ainda hoje é essa. Mas Maria Rosalina conseguiu se libertar. Guerreira!

Foram 40 anos até que a dona Maria Rosalina Freitas, de 60 anos, pudesse finalmente começar a concretizar o seu sonho: voltar a estudar. O seu ex-marido a proibia disso.

No último fim de semana, a dona Maria realizou segunda prova do Enem em Porto Velho, Rondônia, em busca do seu tão esperado sonho de fazer uma faculdade. Ela quer ser contadora.

“Tem 37 anos que eu terminei meu ensino médio e sempre tive vontade de fazer faculdade. Tive os filhos. O marido não apoiava e nunca me deixou trabalhar fora. Eu vivia cuidando de filho, sobrinho, enteado”, disse ao G1.

Mesmo sem internet na sua casa, ela não arrumou desculpas e deu o seu jeito. Dona Maria pediu para uma colega fazer a sua inscrição pro Enem na internet ao mesmo tempo que ela pegava os livros da própria, que está no Ensino Médio, para estudar.

Já aposentada após tantos sacrifícios e com os filhos criados, ela agora (e a gente aqui da Soma também) para que ela consiga uma nota que a gabarite em alguma universidade.

“Quero fazer ciências contábeis. Eu fiz o técnico na época do segundo grau. Terminei o médio em 1982 aí já tive filho e ficava só em casa cuidando de menino”, explica.

Na primeira fase do ENEM dona Maria relembra as fortes dores na coluna que teve de enfrentar por causa do longo período sentada para fazer a prova.

“Como eu tenho problema na coluna, fico muito tempo sentada aí dói tudo e eu esqueci meu casaco e estava aquele frio todo na sala”.

Sobre a redação deste ano, ela fica feliz ao recordar que havia feito uma leitura sobre o tema dias antes da prova.

“Eu estava lendo na semana anterior os livros da minha neta e falava sobre cinema, aí cheguei na prova e o tema era a democratização do acesso ao cinema”.

Já para a segunda etapa, dona Maria confessa que não se preparou muito além da matemática.

“Eu gosto muito de matemática. Mas física eu estudei há muitos anos então nem quero pensar muito nessa segunda prova pra não ficar nervosa”.

“Espero que eu passe. Meu sonho é ser uma contadora pra ajudar as pessoas”, disse para finalizar.

Com informações do G1
Foto: Diêgo Holanda/G1



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui