Chefe tribal conseguiu anular mais de mil casamentos de crianças e lutar por meninas para serem educadas na África

Se você fosse menina e vivesse no Malawi, seu destino seria casar antes de atingir a maioridade. E com qualquer homem que sua família escolhesse. Você teria que sair da escola e as chances de se tornar mãe aumentariam.

Segundo a ONU Mulheres, o Malawi tem uma das taxas mais altas de casamento infantil do mundo, com metade de suas meninas casadas antes dos 18 anos. O casamento infantil rouba as oportunidades de educação e infância das meninas, condenando-as a um círculo vicioso de pobreza.

Num país onde as mulheres são forçadas a uma realidade, uma delas felizmente se dedica a lutar pelos outros.

asomadetodosafetos.com - Chefe tribal conseguiu anular mais de mil casamentos de crianças e lutar por meninas para serem educadas na África
Agos

Theresa Kachindamoto, é uma líder tribal de alto escalão, conhecida por sua incrível liderança em anular mais de 1.500 casamentos infantis, bem como administrar a entrega de meninas à escola no distrito de Dedza, informou a ONU Mulheres. É conhecida como a Exterminadora destas horrendas uniões. “Quando as meninas são educadas, tudo é possível”, ela disse uma vez.

Seu trabalho tem sido difícil. Kachindamoto se dedicou a procurar garotas que abandonaram a escola por causa de casamento ou gravidez. De porta em porta para reinseri-las.

asomadetodosafetos.com - Chefe tribal conseguiu anular mais de mil casamentos de crianças e lutar por meninas para serem educadas na África
ONU Mujer/Karin Schermbrucker

Em fevereiro de 2017, o país deu um passo importante para acabar com o casamento infantil adotando uma emenda constitucional que aumenta a idade mínima para o casamento de 15 a 18 anos para meninas e meninos.

A ONU Mulheres desempenhou um papel fundamental no lobby para acabar com a prática discriminatória, trabalhando com o governo, bem como representantes da sociedade civil e líderes tradicionais, como Kachindamoto.

Mesmo que as ações de Kachindamoto tenham valido a pena, ela decidiu não parar. Entenda que o desafio que temos pela frente ainda é grande e que o importante é construir uma nova abordagem coletiva para o que acontece, envolvendo não apenas meninas e mulheres, mas também pais e líderes. Porque não é suficiente para erradicar o casamento infantil, eles também devem mudar a mentalidade em torno de como eles veem as mulheres.

asomadetodosafetos.com - Chefe tribal conseguiu anular mais de mil casamentos de crianças e lutar por meninas para serem educadas na África
Habiba Osman

Tradução do site UPSOCL



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui