O mito da Fênix e o maravilhoso poder da resiliência

Carl Gustav Jung nos explicou em seu livro “Símbolos da transformação” que o ser humano e a Fênix têm muitas semelhanças. Aquela criatura emblemática do fogo, capaz de ressurgir majestosamente das cinzas de sua própria destruição, também simboliza o poder de resiliência, essa capacidade inigualável de nos renovar em seres muito mais fortes, corajosos e luminosos.

Se existe um mito que nutre praticamente todas as doutrinas, culturas e raízes lendárias de nossos países, é sem dúvida o que se refere à ave Fênix. Foi dito dela que suas lágrimas estavam se curando, que ela tinha grande resistência física, controle sobre o fogo e sabedoria infinita. Era, em essência, um dos mais poderosos arquétipos de Jung, porque em seu fogo estava contida tanto a criação quanto a destruição, a vida e a morte …

Também é interessante saber que encontramos referências precoces à sua mitologia tanto na poesia árabe, na cultura greco-romana e até mesmo no legado histórico do oriente. Na China, por exemplo, a Fênix ou Feng Huang simboliza não apenas a mais alta virtude, poder ou prosperidade, mas também representa yin e yang, essa dualidade que compõe tudo no universo.

No entanto, e isso vale a pena lembrar, é no antigo Egito, onde os primeiros testemunhos culturais e religiosos aparecem em torno desta figura e onde, por sua vez, a imagem que temos hoje sobre a resiliência é moldada. Cada detalhe, nuance e símbolo que molda este mito, indubitavelmente, nos oferece um bom exercício sobre o qual refletir.

A Fênix e o poder de renascer das nossas cinzas

Viktor Frankl, neuropsiquiatra e fundador da logoterapia, sobreviveu a tortura em campos de concentração. Como ele mesmo explicou em muitos de seus livros, uma experiência traumática é sempre negativa, no entanto, o que vier dele depende de cada pessoa. Para o nosso lado, é para nos levantar de novo, voltar à vida mais uma vez a partir de nossas cinzas em um triunfo sem precedentes…

Quando passamos por um momento traumático todos “nós morremos um pouco”, deixando ir tudo uma parte de nós mesmos que não vai voltar, e nunca seremos os mesmos.

Na verdade, Jung estabelece nossa semelhança com a Fênix, porque também esta criatura fantástica morre, ela também atravessou condições propícias para a morte porque ela sabe que seus próprios restos surgirão de uma versão de si mesma muito mais poderosa.

Resiliência e nosso “ninho” de transformação

Tomemos, por exemplo, como a Fênix constrói seu ninho. Procure os materiais mais ricos de sua terra, aqueles que combinam delicadeza e força, e que o ajudarão em sua transformação, em sua ascensão.

Se pensarmos sobre isso, esse processo é muito semelhante ao que molda a dimensão psicológica da resiliência. Porque também procuramos esses elementos mágicos com os quais construir um ninho forte para unir forças.

O ser humano deve desdobrar suas asas para voar sobre seu universo interior em busca dos ramos de sua autoestima, a flor de sua motivação, a resina de sua dignidade, a terra de suas ilusões e a água morna de seu próprio amor…

Todos estes componentes o ajudarão em sua ascensão, mas não sem antes perceber um aspecto: que haverá um fim, que uma parte de nós mesmos também desaparecerá, se transformará em cinzas, os restos de um passado que nunca voltará.

No entanto, essas cinzas não serão levadas pelo vento, pelo contrário. Eles farão parte de nós para dar forma a um ser que renasce do fogo muito mais forte, maior, mais sábio … Alguém que possa inspirar outros, mas que, acima de tudo, nos permitirá continuar com nossos rostos elevados e as asas bem abertas.

Traduzido e adaptado do site La Mente es Maravillosa



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui