6 diferenças entre amor e costume

Um casal que começa seu relacionamento muito apaixonado, com o tempo, pode apresentar certos comportamentos que mostra que eles não estão mais juntos por amor, mas pela consistência. Saiba quais são as diferenças entre amor e costume.

Compartilhar sua vida por tanto tempo com um parceiro envolve enfrentar inúmeros desafios que, em alguns casos, não são superados da melhor forma. Isso pode dar lugar à monotonia e nos levar a questionar se o que sentimos é amor ou se estamos simplesmente acostumados àquela pessoa. E existem diferenças entre amor e costume.

Nesta etapa do relacionamento do casal, é comum que a magia e a ilusão que sentiram no início desapareçam pouco a pouco. Assim, pode ser que um dos dois, ou mesmo ambos, comecem a ficar com a outra pessoa por hábito.

Diferenças entre amor e costume

Aqui estão algumas perguntas que ajudarão você a diferenciar se está com seu parceiro por amor ou hábito.

1. Tudo o que ele faz lhe incomoda?

Uma das estratégias para saber se o que sentimos é amor ou costume é nos perguntarmos o seguinte: Por que agora me incomodam tantas coisas que a princípio não dava importância? Se ele fizer barulhos ao comer, esquecer-se de comprar alguma coisa, ou mesmo, se não usar aquela camisa que você gosta tanto.

Ou seja, se qualquer coisa que ele fizer, ou não, incomodar, você deve repensar se quer continuar com essa pessoa. Isso é o melhor que você pode fazer, porque, se não, viverá em constante descontentamento. Simplesmente, você permanecerá com seu parceiro apenas por hábito.

2. Você não tem certeza sobre planejar as coisas com o seu parceiro?

Você quer fazer uma viagem daqui a alguns meses, mas você se pergunta se realmente quer ir com seu parceiro ou começa a dar qualquer desculpa para que esse plano não aconteça. Se isso acontecer com você, ou se acontecerem situações semelhantes, algo não está certo em seu relacionamento.

Esta falta de compromisso com o seu relacionamento e insegurança é apenas mais um sinal de que você está com o seu parceiro por hábito e não por amor. Talvez essa pessoa tenha deixado de ser seu parceiro ideal.

3. O seu “eu te amo” é automático?

Dizer “eu te amo” é um ato muito especial, e quando você realmente o sente, torna-se duas vezes mais especial. No entanto, é uma frase que perde seu verdadeiro significado quando você diz sem desejo ou compromisso, porque você não está sentindo como antes.

Se você repetir essa frase automaticamente para que a outra pessoa não se sinta mal, algo não está certo em seu relacionamento. Ou, se você se sentir preocupado e temer que a ausência dessa frase seja uma razão para encorajar uma discussão, definitivamente, você pode não mais sentir amor, mas estar com seu parceiro por costume.

4. Falta de sexo?

A intimidade é muito importante para qualquer casal. Quando as relações sexuais melhoram com o passar do tempo, é porque ambas construíram vínculos muito fortes.

Por outro lado, se você fizer amor com pouca frequência ou se sentir que está sexualmente com o seu parceiro por compromisso ou obrigação, as chances são de que já não está com essa pessoa por amor, mas por força do hábito.

5. Você não surpreende mais seu parceiro?

Os pequenos detalhes fazem a diferença. São pequenas coisas que tornam a vida mais bonita. E se for em um casal, muito mais. Há inúmeras coisas que você pode fazer para surpreender aquela pessoa especial: um jantar romântico em casa, um inesperado “eu te amo”, uma mensagem motivadora ou um passeio romântico.

No entanto, quando o seu parceiro não dá valor ao menor detalhe ou se nem sequer lhe diz como é bom, provavelmente estão juntos por hábito e não por amor.

6. Já não lhe apetece falar com o seu parceiro?

Uma má ou pouca comunicação é outra das seis diferenças entre amor e costume que você deve avaliar em seu relacionamento.

A verdade é que uma boa comunicação é a base de toda relação sentimental, desse equilíbrio que aspiramos experimentar com um casal. Sem dúvida, duas pessoas que realmente se amam superam as barreiras de comunicação.

Quando você guarda seus problemas para si mesmo e não faz um esforço para falar sobre seus planos com seu parceiro, é porque algo não está certo em seu relacionamento. Nesse caso, você pode não sentir mais a mesma confiança de quando sua história de amor começou.

Você se identifica com alguma dessas seis diferenças entre amor e costume? É importante que você conheça essas diferenças, porque se o seu relacionamento começar apresentando esses sintomas, é provável que algo não esteja certo. No entanto, se você acha que ainda ama seu parceiro, simplesmente procure uma solução.

Uma vez que vocês estejam cientes de que algo está acontecendo com vocês como um casal, é muito mais fácil atacar e superar o problema.

No caso em que ambos querem realmente salvar o relacionamento, devem se esforçar para recuperar a magia que tinham no início do relacionamento.

Fonte indicada: Melhor com Saúde

Imagem de capa: antoniodiaz, Shutterstock



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui