Síndrome dos avós escravos: os avós “obrigados” a cuidar dos netos

A velhice deveria ser sinônimo de paz e descanso, mas filhos que abusam dos seus pais, deixando crianças com os avós para se eximir da responsabilidade, transformando suas casas em berçário só porque “nessa idade é idosos não têm nada pra fazer”.

Muitos de nós imaginamos a velhice como um período tranquilo da vida, que será quando aproveitaremos os frutos de tanto trabalho. Mas às vezes, para muitos idosos isso é meramente um sonho, já que eles são obrigados a trabalhar em casa, o pior de tudo, sem remuneração alguma.

Esse problema afeta particularmente as avós que dependem financeiramente de seus filhos para sobreviver.

E é aí que direta ou indiretamente elas são obrigadas a ajudá-los, tendo que cuidar dos netos enquanto os pais, seus filhos, trabalham. Chamam isso de síndrome da avó escrava e é algo grave que não é levado em consideração na maior parte do tempo.

A situação é que essas pobres mulheres que trabalharam toda a juventude, e agora são obrigadas a limpar, cozinhar e até cuidar dos netos o dia inteiro. No lugar de simplesmente passarem o tempo com eles, se divertindo, querendo ou não as avós acabam tendo toda a responsabilidade que deveria estar sobre o ombro dos filhos.

asomadetodosafetos.com - Síndrome dos avós escravos: os avós "obrigados" a cuidar dos netos

Há muito tempo foi divulgada a história de uma avó que foi chamada de gananciosa por cobrar pelo tempo que cuidava do neto. Algo que ela poderia fazer isso com todos os direitos do mundo, já que era seu tempo livre e ela poderia usá-lo como quisesse, mesmo que fosse “não fazendo nada”.

Nessa idade, trabalhar não tem nada de saudável, pelo contrário, ter que fazer tantas atividades que geram estresse em seus corpos é altamente prejudicial:

“Estar sobrecarregado de atividades das quais não pode abandonar gera um sentimento de culpa, que diminui sua autoestima, aumenta sua falta de concentração, pode gerar dores de cabeça, tristeza e desânimo”. Disse o geriatra Carlos Enrique Alfaro Díaz ao portal Norte Digital.

asomadetodosafetos.com - Síndrome dos avós escravos: os avós "obrigados" a cuidar dos netos
Happy man talking with cute boy standing by grandmother at home during Christmas festival

Obviamente, se tivessem opção, qualquer avó – ou a maioria delas, escolheria levar uma vida tranquila e os filhos deveriam levar isso em consideração antes de pedirem “um favorzinho” aqui e ali para seus pais.

O dever dos filhos é facilitar a vida das mães e pais idosos, afinal, eles cuidaram a vida toda de nós, por isso devemos nos conscientizar dessa situação.

Com informações Norte Digital
Fotos: Getty Images



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

7 COMENTÁRIOS

  1. Nem sempre são os netos que vem para os avós cuidarem. Há muita gente que depende financeiramente dos pais que viraram avós para a manutenção das crianças. Sobrecarregam os avós com dívidas, pensão e tudo o mais; se isentando da responsabilidade de criar os netos. Os avós acabam sendo explorados por uma geração que não assume seus atos e,em consequência disso,os avós acabam sendo explorados,como se isso fossem obrigação deles e não dos filhos que geraram os netos.

  2. Tenho uma única neta de 5 anos, cuidei dela no primeiro ano de vida dela. Não foi exploração e sim uma ajuda para q os pais pudessem trabalhar. Fui sim remunerada por isso por livre vontade da minha filha, ela tem condições financeiras pra isso.

  3. Deixei meu filho com minha mãe ,fui embora,pra ter uma vida dguina ,Masao contrário sofri o dobro,mas até hoje não me arrependo de ter deixado com minha mãe, pois soube que estaria bem cuidado graças a Deus hoje minha vida e muito boa e do meu filho também, agradeço a Deus todos os dias por ter deixado com minha mãe,,,..A única coisa que me arrependo e de não ter levado comigo por problemas financeiros o restante não me arrependo,pois a dor me encinou a ser mais forte ,todos os dias a minha luta era em dobro ♥️♥️

  4. Auxílio minha filha com minha neta enquanto não t escolinha disponível devido a pandemia… Também trabalho fora e concílio os cuidados com meu ex marido e a avó paterna… Nesse momento ela precisa de apoio. Mas já avisamos que é só nesse momento!

  5. Isso é muito comum e acaba acontecendo pois a maioria das vezes a mulher não tem uma rede de apoio, licença maternidade de 3 meses, fila de espera em creches, salário mínimo ( realidade da grande maioria) não permite contratar alguém, ou colocar em creches privadas e etc… Mulher que trabalha e tem orçamento limitado acaba recorrendo esse tipo de situação, não acho legal nem um pouco, mas infelizmente envolve questões sociais que deveria ser o centro das discussões. Esse país não é construído para facilitar a vida de uma mulher pobre, que trabalha e sustenta uma família.

  6. Acho muito delicado este assunto, existe abuso, sim, existe, mas as vezes o neto traz um novo sentido para a vida e a ligação de um neto com os avós e muito profunda. Como sempre o caminho do meio é sempre a melhor forma de resolução dos problema e o planejamento, fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui