Líder indígena vence Nobel por proteger 500 mil hectares da Floresta Amazônia

A líder indígena Nemonte Nenquimo acaba de ganhar o prêmio mais importante do mundo na área do ativismo ambiental. O prêmio é fruto das suas constantes ações para salvar parte da floresta localizada no Equador.

Trata-se do Prêmio Ambiental Goldman – conhecido como ‘Nobel Verde’.

Nenquimo é responsável por liderar uma campanha indígena e uma ação na justiça contra empresas de petróleo na região. O seu feito ajudou a proteger 500 mil hectares do território Waorani, dentro da Floresta Amazônica.

Desde a década de 1960, a exploração de petróleo, extração madeireira e construção de estradas já tiveram um sério impacto sobre as florestas tropicais na parte que fica no Equador, afetando negativamente o povo indígena e sua cultura.

Ao longo das décadas, várias empresas petrolíferas despejaram resíduos nos rios locais e em terras contaminadas, levando a picos de saúde pública em diversos tipos doenças, incluindo abortos.

A situação é tão caótica que, para se ter uma ideia, em 2018, o então Ministro de Hidrocarbonetos do Equador fez um leilão de 16 novos contratos de petróleo localizados nas terras tituladas violando os direitos de nações indígenas.

Nenquimo, de 33 anos, é co-fundadora da Ceibo Alliance, organização criada justamente para lutar contra as concessões de petróleo na região.

“Nossa floresta tropical não está à venda”, diz o slogan Nenquimo pra ONG.

Em abril de 2019, os tribunais equatorianos decidiram a favor de Waorani contra as empresas de petróleo.

John Goldman, presidente da Goldman Environmental Foundation, elogiou os homenageados do ano por “tomar uma posição, arriscar suas vidas, meios de subsistência e nos inspirar com um progresso ambiental real e duradouro”.

Com informações GNN
Foto: Jeronimo Zuñiga, Amazon Frontlines/ Prêmio Ambiental Goldman



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui