Após 800 anos, Estrela de Belém poderá ser vista perto do Natal deste ano

Uma estrela raríssima vai aparecer nos céus novamente após 800 anos. A estrela é formada pela conjunção de dois planetas, e o grande evento ocorrera no próximo dia 21 de dezembro.

Isso porque depois oito séculos, Júpiter e Saturno estarão praticamente alinhados, formando um ponto de luz.

O efeito é um ponto de vista, porque, na prática, ambos os planetas permanecem distantes por milhões de quilômetros, mas a imagem que formarão juntos para nós aqui na Terra será espetacular.

Os alinhamentos entre eles, conhecidos como ‘conjunção’, é bastante rara, segundo explicou o astrônomo da Rice University, Patrick Hartigan.

A próxima conjunção dois só poderá ser vista novamente daqui 60 anos, em 2080.

Embora visível em todo o mundo, o melhor lugar para ver a conjunção é para quem reside nas proximidades da Linha do Equador, que separa ambos os hemisférios, Sul e Norte.

A última vez que esse evento ocorreu e que foi possível visualizá-lo, aconteceu ainda na Idade Média, no ano de 1226, aproximadamente na manhã do dia 4 de março daquele ano.

“Você pode assistir [os planetas] se moverem, o que é super legal, porque você está realmente vendo planetas em órbita”, explicou Hartigano ao USA Today.

Quem tiver um telescópio, conseguirá observar várias das maiores luas dos planetas que vão aparecer no mesmo campo de visão também nos dias que antecedem o dia 21.

Com informações GNN
Foto: Joe Yates



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui