Vida em Vênus? Vários cientistas do mundo inteiro confirmam indícios de vida no planeta

Vários cientistas de todas as partes do mundo anunciaram que encontraram indícios de que existe vida no planeta Vênus, o mais próximo do nosso e que fica a cerca de 41 milhões de quilômetros.

O anúncio da descoberta aconteceu na última segunda-feira, 14, com a descoberta da presença do gás de fosfina na atmosfera do planeta, o que pode indicar a presença de seres vivos por lá.

A fosfina, um gás altamente tóxico, é composto por hidreto de fósforo e é comumente utilizado em inseticidas na Terra, uma vez que não é encontrado em seu estado natural em nosso planeta.

Segundo os cientistas, a fosfina na Terra é produzida por micróbios anaeróbicos (sem oxigênio) e pode ser que o mesmo aconteça em Vênus, que tem uma temperatura que beira os 462,2º graus celsius.

“Essa descoberta é muito interessante porque no momento esse composto só é fabricado na Terra via algum ser vivo”, falou Janot Pacheco do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas – IAG da Universidade de São Paulo (USP).

A descoberta passou por uma pesquisa envolvendo cientistas de inúmeras nacionalidades e já foi publicada numa das revistas mais prestigiadas da ciência, a Nature Astronomy.

Os cientistas fizeram a descoberta usando o telescópio James Clerk Maxwell, no Havaí, e o telescópio Atacama, no Chile.

Os pesquisadores em sua maior parte fazem parte das Universidades de Manchester, Cardiff e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, além da participação da Universidade de Kyoto, no Japão.

Os astrônomos ainda não conseguiram coletara espécimes de micróbios de Vênus e não têm imagens deles – Mas isso parece uma questão de tempo para acontecer.

Também foi revelado que os cientistas ainda não sabem a origem da substância em Vênus e informaram que mais estudos devem ser feitos para garantir a descoberta nos próximo meses e anos, sendo um dos marcos mais importantes da história da ciência.

“Pode ser a mesma coisa que o metano encontrado em Marte. No planeta vermelho, as sondas encontraram algumas concentrações grandes de metano que podiam ter ligação com a vida, mas não descobriu nada ainda”, acrescentou Janot.

“Em Vênus as temperaturas são extremamente variáveis, então você pode achar um lugar na atmosfera onde a bactéria pode viver. Assim como na Terra. A ideia mais sensacional é que essa bactéria deve viver em uma temperatura de 0 a 30 graus e produz essa fosfina”, completou.

A descoberta traz o questionamento de uma possível mudança de foco dos cientistas para Vênus, planeta que foi ignorado nos últimos anos por pesquisadores no mundo todo, cujo foco era sempre voltado para Marte – até mesmo refletindo em filmes e outros produtos de entretenimento.

Com informações Nature e Exame
Foto: SCIEPRO/Getty Images



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

1 COMENTÁRIO

  1. Alentador quando cientistas se empenham em descobrir vacinas, curas para doenças, aparelhos e próteses que minimizem os males físicos, proporcionando ao ser humano melhores condições de vida e menos sofrimento. Também quando se esmeram na substituição de cobaias animais por outras artificiais que liberem estes inocentes dos horrores da vivisseccao. Agora, o que é que essa descoberta irá contribuir, efetivamente a curto prazo, aqui e agora, para diminuir o degelo das calotas polares, impedir a poluição dos oceanos, as queimadas nas florestas e a extinção das espécies na Terra, já que parece um contracenso a gente ir espiar na casa vizinha, o que tem de legal nela, com a nossa propria casa incendiando e nossos filhos gritando por socorro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui