Histórico: agora é proibida a presença de elefantes em qualquer zoológico do mundo

Foi decido na décima oitava reunião sobre o tratado internacional quanto ao comércio de vida selvagem, realizado em Genebra, na Suíça, que agora vai limitar a exportação de elefantes africanos do seu habitat natural.

O acordo significa que os elefantes do Botsuana, Zimbábue, Namíbia e África do Sul só podem ser exportados para países os próprios africanos onde a sua espécie vive ou costumava viver. Só existe uma exceção: pro caso da exportação for para um país verificado por ter um benefício real na conservação e segurança do mesmo.

A proposta foi um dos tópicos mais controversos da Convenção sobre Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora (CITES), na qual 182 países, incluindo a União Européia se reuniram para discutir regulamentos comerciais.

“É uma grande vitória para o bem-estar animal que o sequestro de jovens elefantes de suas famílias tenha sido proibido de levá-los a zoológicos”, diz Frank Pope, CEO da ONG sem fins lucrativos Save the Elephants, sediada em Nairóbi.

asomadetodosafetos.com - Histórico: agora é proibida a presença de elefantes em qualquer zoológico do mundo

Capturar e vender elefantes vivos têm levado a muitos protestos por todo o mundo, à medida que os cientistas aprenderam mais sobre o complexo comportamento e intelecto dos animais. Estudos nos últimos anos descobriram que os elefantes têm um grande vínculo familiar e de amizade, sendo animais muito inteligentes e sociáveis.

Nos últimos anos, estudos resultaram em informações como por exemplo que os elefantes usam ferramentas, trabalham juntos para alcançar objetivos comuns, lamentam seus mortos e são capazes de simpatizar com outros seres. Todos esses fatos preocuparam cientistas e grupos de bem-estar animal, já que muitos elefantes, muitas vezes ainda jovens, acabam separados de suas famílias e lares para serem exibidos em zoológicos.

asomadetodosafetos.com - Histórico: agora é proibida a presença de elefantes em qualquer zoológico do mundo

“Como nós, os elefantes sentem alegria quando se reencontram com a família e dor quando são brutalmente separados. Como nós, eles precisam de amigos e espaço para prosperar. Os danos físicos e psicológicos causados ​​aos elefantes por sua captura traumática e sua vida empobrecida em cativeiro estão bem documentados”, declarou Joyce Poole, especialista em comportamento de elefantes.

Estar separado de suas famílias pode causar um grande trauma psicológico para um elefante, resultando em condições que incluem depressão, ansiedade, agressão e, às vezes, até uma morte prematura.

Este acordo é uma ótima vitória histórica para a vida selvagem! E que a lei seja respeitada!

Com informações Nation
Imagens: reprodução/internet



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui