Lição de vida

Brasileiros criam veículo que permitem cadeirantes irem à praia

Estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte criaram um veículo adaptado para levar cadeirantes à praia. A ideia surgiu depois que eles souberam das imensas dificuldades atravessadas para os cadeirantes em irem na praia, simplesmente para terem um dia de lazer como todo mundo.

O projeto foi desenvolvido pelos estudantes Iago Souza e Maraysa Araújo, além da colaboração dos docentes Artur Salgado e João Teixeira.

A experiência do Crab foi apresentada em eventos no Brasil e no exterior e recebeu prêmios, na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, em São Paulo, e na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, no Rio Grande do Sul.

A invenção ainda levou o primeiro lugar na Infomatrix, feira realizada no México.

O veículo é bem diferente das cadeiras de rodas convencionais, sem aquelas rodas finas que logo afundam na areia, tirando assim a possibilidade de locomoção.

Isso porque a Crab tem seis rodinhas largas com um sistema de tração. O nome do veículo veio da palavra em inglês que significa caranguejo, numa referência à habilidade do animal de andar na areia.

A cadeira de rodas normal sobe na plataforma do Crab por uma rampa e é possível “dirigir” o veículo usando apenas um controle remoto.

O primeiro protótipo em escala real foi produzido e, duas vezes por ano, faz demonstrações na orla de Natal para levar cadeirantes até a faixa de areia próxima ao mar.

O Crab tem capacidade para transportar uma cadeira de até oitenta quilos. A bateria é alimentada por energia solar e pode durar até sete horas.

Nas palavras do docente da João Teixeira, o grande mérito do Crab é devolver a autonomia para quem tem dificuldade de locomoção.

“Demonstra a expansão do mundo dos cadeirantes. Eles têm dificuldade de locomoção, de ter acesso a lugares, algo que deveria ser um direito garantido. É necessário que haja políticas públicas que possibilitem levá-los a lugares onde há dificuldade de acesso, como é o caso da praia”, disse.

O garoto João Gabriel Andrade, de 8 anos, participou do projeto desde o início e já foi à praia duas vezes usando o Crab. A mãe dele, Juliana Andrade de Castro, conta que o filho ficou obviamente encantado.

“O projeto é fantástico. O carro ajudou, porque são os pés dele. Para ele foi maravilhoso e, pra mim, mais ainda. Ele inclusive conseguiu controlar o carro, então ficou encantado”, contou.

A experiência foi muito diferente de outro passeio que eles fizeram à praia, que terminou com os pais carregando o menino e a cadeira de rodas, mostrando uma das grandes dificuldades que os cadeirantes passam diariamente para poderem realizar simples programas.

“Tentei uma vez e quase morro. Andei dois metros e tivemos que colocar a cadeira num braço e ele no outro. É impossível andar com a cadeira na areia fofa”, disse. Para ela, o ideal é que um número maior de crianças, também de outros estados brasileiros, pudesse ter acesso ao Crab.

E essa é exatamente a ideia dos seus ciadores, que possuem a meta de expandir o Crab para outras praias brasileiras.

O diretor João Teixeira ainda revelou que a equipe vai buscar parcerias ou mesmo transferir a tecnologia para que mais unidades do veículo sejam produzidas em outros locais.

“Esperamos ter o apoio de instituições, do governo, para que a gente possa desenvolver esse veículo em maior quantidade e disponibilizar nas praias do Brasil”, explicou.

Com informações do Agora RN

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Norte-americano viraliza ao descrever seu primeiro beijo com brasileira: “Eu fiquei chocado”

O influencer norte-americano Joshua Canup tem causado alvoroço nas redes sociais com um relato inusitado…

14 horas ago

Anitta é confirmada para participar do show de Madonna em Copacabana

"Anitta irá participar do aguardado show de Madonna na Praia de Copacabana, no Rio de…

14 horas ago

Escola não vai expulsar autoras de ofensas racistas contra filha de Samara Felippo: “Não acho que a gente errou”

A decisão da escola Vera Cruz, em São Paulo, de suspender, em vez de expulsar,…

2 dias ago

Priscila Fantin, a eterna Serena de ‘Alma Gêmea’, revela batalha contra depressão: “Medo do mundo”

A trajetória de Priscila Fantin, conhecida pelo público como a doce Serena da novela "Alma…

2 dias ago

Roteirista de Os Simpsons revela como eles são capazes de prever eventos do futuro

Ao longo das décadas, "Os Simpsons" conquistaram fama não apenas por sua comédia afiada, mas…

3 dias ago

Jovem do Maranhão se torna a primeira promotora quilombola do Brasil: “É por meus ancestrais”

Na luta pela igualdade de oportunidades e representatividade, Karoline Bezerra Maia alcança um marco histórico…

3 dias ago