Polícia consegue resgatar 95 tartarugas que estavam sendo traficadas dentro de plásticos

O casal que foi preso nessa tentativa de extrema crueldade, estava tentando mover animais exóticos para vendê-los como animais de estimação ou ainda usá-los em receitas de sopa e outros pratos.

Embora pareça ser menos costumeiro e prejudicial do que o tráfico de armas ou drogas por exemplo, o tráfico de animais exóticos é uma das atividades ilegais mais lucrativas que ainda existem no mundo, infelizmente.

E, embora não ponha em perigo a vida humana, essa atividade é uma das principais causas da extinção de várias espécies e causa danos ambientas incalculáveis.

Infelizmente, essa prática vem tendo um aumento crescente nos últimos tempos. Segundo dados da ONU, essa modalidade criminal movimenta globalmente cerca de 22,4 bilhões de dólares por ano.

Esses animais são movidos através de vários países em condições perigosas e cruéis, sendo vendidos a colecionadores, como ingrediente para preparar alimentos ou remédios tradicionais, ou para exibição, causando danos gigantescos às espécies traficadas e aos ecossistemas de onde esses animais foram retirados.

O mais recente caso que chocou o mundo foi de um casal tailandês que foi pego tentando viajar com uma caixa contendo 95 espécimes de tartarugas-da-Índia indianas embrulhadas sacos plásticos.

asomadetodosafetos.com - Polícia consegue resgatar 95 tartarugas que estavam sendo traficadas dentro de plásticos
Bangkok Post

“Lai Tsung-Yung, 38, e sua esposa Lu Chiao-Yu, 37, foram presos em um ponto de varredura de raios-X no terceiro andar do terminal de passageiros que partia por volta das 13h10. Terça de manhã ”, explica Sathon Khong-ngern, chefe do posto de controle da vida selvagem no aeroporto Don Mueang, no Bangkok Post.

As tartarugas de estrela do mar são chamadas de padrão de casca de estrela e são muito conhecidas como animais de estimação. Além disso, no sudeste da Ásia, a carne de sopa de tartaruga é considerada uma iguaria (veja só) à qual o uso das partes do corpo na medicina tradicional é adicionado à crença de que elas trazem prosperidade e longevidade.

Para o destino dos animais, os oficiais da polícia da fronteira os resgataram a tempo.

asomadetodosafetos.com - Polícia consegue resgatar 95 tartarugas que estavam sendo traficadas dentro de plásticos
Bangkok Post

Se os dois detidos forem considerados culpados (alguém duvida que não?), eles terão uma pena de prisão máxima de 10 anos e uma multa de um milhão de Baht (US$ 33.360) sob a lei tailandesa.

Felizmente, a punição exemplar desses indivíduos reforça algo que deveria ser óbvio para qualquer pessoa no mundo: os animais merecem ser tratados dessa forma.



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui