Arte - Diversos

Artista critica o machismo, mostrando o lado feminino de heróis históricos do México

Às vezes, ficamos presos nessa ideia “certa” de como são as coisas, mas isso não significa que o que achamos seja a única verdade. A primeira é que o mundo evolui e a segunda é que existem muitas nuances; a perspectiva nos mostra a todo momento como todos podemos ver qualquer situação de uma forma bem diferente da que estamos acostumados.

Do ponto de vista do pintor Fabián Chairez, o México é um país no qual debater a homossexualidade ainda é muito distante da realidade.

Mas através das suas corajosas pinturas, nas quais os granes nomes da cultura mexicana flertam com o seu lado feminino, enquanto posam sensualmente, isso mostra o olhar crítico do artista a respeito da sua discordância com a sociedade atual.

Instagram / Fabián Chiarez

Foi o jeito que ele encontrou de combater o pragmatismo o do país, e compartilhar com outras pessoas, além é claro, de expressar o que é carregar essa vontade de transbordar e ser simplesmente quem é, como falou ao site Play Ground.

Entre suas pinturas estão pessoas de todas as raças e classes que são importantes na história e cultura mexicanas, para que todos possam reconhecê-las facilmente.

Instagram / Fabián Chiarez

Seu trabalho acabou sendo publicado no Palácio de Belas Artes da capital mexicana e pintura que mais chamou a atenção foi a que retrata Emilio Zapata. Herói nacional e revolucionário a quem foi atribuída muita ‘masculinidade’, mas que na pintura de Fabian não há nada disso.

Ele o mostra em cima de um cavalo branco, com um chapéu de charro rosa e com a bandeira do México em torno de seu corpo. Fabian transformou Zapata num símbolo sexual.

Outros personagens também tiveram o seu lado feminino mostrados pelo artista, como os clássicos lutadores de luta livre, que são adorados por adultos e crianças no México.

Instagram / Fabián Chiarez

“Por trás dessa máscara existem seres sencientes, seres frágeis, seres amorosos, seres que não precisam mostrar nada aos outros e que se sentem livres para expressar seus afetos, suas decisões: pessoas corajosas, pessoas que têm máscaras não são”. Fabián Chiarez

Instagram / Fabián Chiarez

Sua intenção é mudar a ideia preconceituosa existente na sociedade mexicana e mostrar para o máximo de pessoas possíveis que precisam esconder os seus verdadeiros sentimentos por medo de serem julgadas.

É provável que muitos não concordem com o seu trabalho, mas a arte nem sempre é feita para agradar, e sim para incomodar o que já existe.

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Mulher que ‘mora’ no McDonald’s com a mãe faz vaquinha para arrecadar R$ 10 mil

No bairro do Leblon, zona sul do Rio de Janeiro, uma situação peculiar ganhou destaque…

2 horas ago

Pedro Scooby relata desespero durante resgate de 50 pessoas nas enchentes no RS

O surfista Pedro Scooby utilizou suas redes sociais na última terça-feira (7) para relatar a…

2 horas ago

Honestidade demais pode ser brutal

Um dia, alguém que você ama lhe fará uma pergunta esperando receber algum tipo de…

20 horas ago

Jovem compra bolo com cobertura preta mas se surpreende após comer o doce

Ao invés do tradicional glacê ou chocolate, ela optou por um delicioso bolo com cobertura…

20 horas ago

Virginia Fonseca surpreende ao doar grande quantidade de roupas para vítimas no Rio Grande do Sul

A influenciadora digital Virginia Fonseca mostrou sua solidariedade em meio à tragédia que assola o…

21 horas ago

Homem mais gordo do Reino Unido, Jason Holton, falece aos 33 anos

No último sábado, o Reino Unido lamentou a perda de Jason Holton, conhecido como o…

2 dias ago