crítica social

Óleo que está poluindo praias do Nordeste é transformado material para construção civil

Uma excelente notícia em meio a tragédia ambiental que está poluindo as praias do Nordeste: cientistas encontraram uma forma de utilizar o óleo retirado do litoral e transformá-lo em matéria-prima para ajudar na construção civil.

Pesquisadores do Centro de Tratamento de Resíduos Ecoparque Pernambuco, CRT, desenvolveram uma técnica que reaproveita o óleo retirado das praias e, junto da Universidade Federal da Bahia – UFBA, conseguem transformá-lo em carvão.

O projeto, que ainda em andamento na universidade, em breve poderá ser utilizado em larga escala.

Os cientistas acreditam que, graças a técnica desenvolvida, será possível aproveitar qualquer quantidade de óleo, de 10 quilos até 1 tonelada.

Por enquanto, elas já conseguiram transformar 60 quilos de petróleo em carvão em apenas uma hora.

A pesquisadora da UFBA, Zênis Novais da Rocha, explica como é o processo: o petróleo é misturado com pó de serragem, acetona e etanol (álcool comercial). As duas últimas substâncias servem para deixar o petróleo, que é viscoso, com uma consistência fluida.

“Isso deixa mais fácil para que o óleo escorra”, conta a pesquisadora.

“Depois, colocamos o pó de serragem para conseguir separar mais o óleo em forma de borra”. Depois, é adicionado à mistura um bioacelerador.

A substância é criada em laboratório e serve para agilizar o processo de degradação do petróleo, alterando a sua composição.

Ela é fabricada adicionando um biodegradador, que descaracteriza o petróleo aos poucos. Depois são acrescentandos três bioativadores e um biofinalizador – compostos que servem para começar a agilizar a reação.

Todos os ingredientes são colocados depois em uma máquina conhecida como betoneira, um equipamento usado para bater cimento e muito utilizado na construção civil.

Ao final do processo, sai o carvão, que ainda passará por testes para definir como será o seu uso.

Zênis Novais da Rocha acredita que o material poderá ser usado na construção civil, principalmente para a acimentamento de asfalto.

Com informações da Galileu

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Viver é uma tarefa muito maior que sobreviver

Uma coisa que eu amo em viajar é que quando saímos do cenário habitual, conseguimos…

4 semanas ago

O maior souvenir de uma viagem é a versão de nós mesmos que a gente traz de volta

Andei afastada de mim. Sem energia e desconfiada de minhas percepções, do modo como me…

4 semanas ago

Attraversiamo: vamos atravessar

No final de Comer, Rezar, Amar, Liz Gilbert diz: “Eu escolhi a minha palavra: Attraversiamo. Significa: ‘vamos…

4 semanas ago

Há alegrias que duram menos que um verão e, ainda assim, atravessam a vida inteira

Após assistir ao filme "A vida de Chuck", inspirado em um conto de Stephen King,…

1 mês ago

Os Benefícios de Ter Hobbies Online: Apostas e Jogos com Equilíbrio

Nos dias de hoje, os hobbies online fazem cada vez mais parte da rotina de…

4 meses ago

Como os Jogos Online Podem Estimular a Mente

Durante muito tempo, os jogos online foram vistos apenas como uma forma de entretenimento leve,…

4 meses ago