O diálogo interno muda seu cérebro

O diálogo interno muda seu cérebro. A conversa diária que você tem consigo mesmo pode fortalecer um grande número de áreas do cérebro para ajudá-lo a gerenciar melhor o estresse, regular seu humor ou até mesmo ajudá-lo a ser mais decidido. A fala negativa que te desgasta pode levar você a estados muito debilitantes e prejudiciais.

Há um fato especialmente curioso que muitos terão experimentado em algum momento. É comum, por exemplo, que alguém seja sempre aquele amigo incansável que está sempre presente quando necessário. Nós nos levantamos como a pessoa que inspira encorajamento, que sabe como dar a palavra certa no momento mais necessitado; Estamos de alguma forma, aquele apoio inquestionável para os outros que, com sua comunicação sempre bem-sucedida, incute valor, entusiasmo e positividade.

Pelo contrário, para nós mesmos, às vezes, podemos ser o pior inimigo. Nosso diálogo interno geralmente ressoa com frases como: “Como você tem sido capaz de dizer essas bobagens? Você é desajeitado ». «Não se atreva a tentar isso outro, você é inútil nesses assuntos e você sabe disso», «olha o que aconteceu hoje, você está sempre errado, você está sempre cometendo um erro após o outro».

Somos o que dizemos a nós mesmos e, às vezes, vivemos uma vida inteira vivendo com uma voz interna que surge como o pior abusador de todos. Não é fácil mudar esse discurso interno quando o fazemos há tanto tempo. No entanto, é necessário fazê-lo por uma razão óbvia: o diálogo interno negativo modifica o cérebro e nos torna mais vulneráveis ​​a transtornos de ansiedade e depressão.

O diálogo interno muda o seu cérebro, o que você diz para si mesmo define você

O impacto do diálogo interno sobre o nosso comportamento e personalidade é um tema que sempre interessou aos psicólogos. Sabemos, no entanto, que nos últimos anos existem muitos livros e publicações sobre auto-ajuda e desenvolvimento pessoal que nos encorajam a cuidar dessa dimensão. No entanto, é interessante saber que o tema do discurso interno tem estudos desde o início do século XX.

Foi, de fato, Lev Vygotsky, um famoso psicólogo russo, que se perguntou pela primeira vez se o cérebro usa os mesmos mecanismos quando a pessoa fala em voz alta do que quando fala em silêncio e por si mesmo. A resposta a essa questão não pode ser mais curiosa: vários estudos nos mostraram que quando mantemos essas conversas internas tão comuns, áreas como a rotação frontal inferior esquerda (área de Broca) são ativadas quando nos comunicamos em voz alta.

O discurso interno é, portanto, um fenômeno complexo e multifacetado, tanto que devemos estar mais conscientes de como isso afeta nosso cérebro e nossa saúde psicológica. Um exemplo, o psicólogo Charles Fernyhough, da Universidade de Durham, no Reino Unido, explicou em seu livro Internal Voices, que essa conversa interna gera cerca de 4.000 palavras por minuto. Ou seja, o diálogo interno funciona 10 vezes mais rápido que a fala verbal.

Portanto, tudo o que acontece em nossa mente, toda ideia, pensamento, auto-instrução e afirmação, tem um enorme impacto sobre nós; tanto positivamente quanto negativamente.

Chat interno negativo, emoções e cérebro

John H. Krystal, editor da revista científica Biological Psychiatry e professor da Escola de Medicina da Universidade de Yale, realizou um estudo para demonstrar o impacto das emoções em nosso cérebro. Algo que mostrou como o diálogo interno negativo e persistente enfraqueceu múltiplas estruturas neuronais, tornando as pessoas muito mais vulneráveis ​​ao estresse.

Estruturas como a ínsula e a amígdala mostraram alta hiperatividade. Essas áreas relacionadas a emoções, como o medo ou a atenção às ameaças do nosso meio ambiente, às vezes se somam a nós em estados de grande esgotamento psicológico. Além disso, não podemos ignorar que o diálogo negativo é aquele substrato que alimenta a ansiedade e que nos coloca com frequência, no labirinto da depressão.

Pensamentos e saúde: e se falarmos de maneira mais carinhosa?

É necessário que nos tornemos conscientes de uma coisa. Nosso diálogo interno pode afetar diretamente nossa saúde, tanto física quanto psicológica. Essa conversa limitante que corta a auto-estima, que apaga nosso potencial, nossos recursos e oportunidades, merece uma maior dedicação para mudar seu foco.

Devemos ser capazes de mudar esse discurso prejudicial. Um recurso simples para conseguir isso é o seguinte: em vez de falar conosco na primeira pessoa (eu sou assim, por que eu teria feito isso), o ideal é começar a nos abordar na segunda pessoa. Assumiremos o papel daquele amigo que deseja o melhor para nós, mas que, ao mesmo tempo, está sempre atento para corrigir nossos discursos mentais.

Um exemplo desse recurso seria o seguinte diálogo: “Eu entendo que você está preocupado, mas lembre-se de que você tem recursos para superar isso. Você já fez isso antes, então confie em mim. Você merece o melhor, você é forte, tente ”.

Para concluir, estamos cientes de que esse processo leva tempo. Mudar esse discurso interno limitante pode custar no começo, mas se nos comprometermos, veremos as mudanças pouco a pouco. Para isso, vale lembrar o que um antigo provérbio chinês nos dizia:

“Cuide de seus pensamentos, porque eles se tornarão suas palavras.
Ouça suas palavras, porque elas se tornarão seus atos.
Assista suas ações, porque elas se tornarão seus hábitos.
Cuide de seus hábitos, porque eles se tornarão seu destino.”

Fonte indicada: La mente es maravillosa



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui