Relacionamentos

A distância emocional separa mais do que qualquer conflito

A distância emocional no casal cria mais abismos do que um mal-entendido e até mesmo um conflito pontual no relacionamento. A intimidade perdida, a proximidade cúmplice e o tecido valioso onde a confiança e a cumplicidade são feitas formam um cenário de areia movediça onde nos afundamos mais a cada dia. Poucas situações podem se tornar mais angustiantes.

O custo psicológico para a pessoa que ainda ama o outro, e que de repente percebe o vento frio que traz indiferença emocional, pode ser imenso. E, no entanto, não é algo que vem inesperadamente. Porque essa falta de interesse ou ausência quando se trata de mostrar conexão e atenção ao casal está se moldando de uma maneira sutil, mas progressiva, visualizando-se em pequenas coisas que costumavam ser significativas e que lentamente perdem seu brilho original.

John Gottmann, professor de psicologia na Universidade de Washington e um dos maiores especialistas em relacionamentos, aponta algo interessante sobre esse mesmo tema. O casal que mantém esse apego emocional, aquele laço construído com afetos, pode enfrentar qualquer problema, qualquer desentendimento e diferença ocasional. Agora, se esse nutriente essencial falhar, tudo começa a desmoronar.

Distância emocional é um prelúdio que tem consequências que teremos que enfrentar. Entender o que é devido pode ser a chave em muitos casos.

Distância emocional no casal: sinais e possíveis causas

Quando uma pessoa quer construir um relacionamento significativo, seja de família, amizade ou um casal, ele sabe que a conexão emocional deve funcionar. É quase como criar um refúgio onde duas presenças se encaixam em exclusividade, duas figuras que se respeitam mutuamente, que se conhecem e que expressam interesse, carinho, necessidade de cuidado em relação ao outro e também preocupação.

Alcançar tal artesanato nem sempre é fácil; Por outro lado, se conseguirmos, teremos esse músculo emocional capaz de enfrentar muitas circunstâncias. Assim, conflitos antecipados ou reais com nosso parceiro são fontes de preocupação. Argumentar, ter idéias conflitantes e ficar com raiva são dimensões que sempre geram certa tensão e angústia; Podemos pensar que algo deste calibre pode ser uma razão para a ruptura.

Sejamos claros, se houver uma conexão emocional, sempre chegaremos a um acordo. Como os conflitos são cenários valiosos para fornecer oxigênio e combustível ao relacionamento, esclarecemos posições, nos reconstruímos e geramos mudanças que revertem para o próprio link. E tudo isso é positivo, tudo isso é facilitado por esse tecido emocional que cria pontes e nos permite ir além do egoísmo.

Características da frieza emocional no casal

No entanto, às vezes, o oposto é verdadeiro para o que foi dito anteriormente. Há momentos em que um conflito ou até mesmo um problema específico revela a distância emocional entre o casal. São cenários psicológicos onde não há mais transparência, mas paredes, onde a comunicação falha, onde os olhares não são procurados e as palavras têm o som de um desinteresse quase desolador. Estas seriam algumas características de tais situações:

. Nós não falamos mais de sentimentos e emoções. Esses problemas são evitados a todo custo porque, de repente, um dos dois acha desconfortável ou fora do lugar ter que manter certas conversas; Portanto, desculpas muito indescritíveis são usadas.

. Desequilíbrio no investimento emocional. Aquele que dá o outro mais sistematicamente. Nessas situações, é comum que chegue um momento em que apenas um dos membros se esforça para manter o link à tona, enquanto o outro está estabelecendo cada vez mais distância.

. Os rituais e costumes deixam de ter significado. Aquelas pequenas coisas que antes eram tão importantes para o relacionamento, como tomar banho juntos, conversar durante horas na cama, mandar mensagens quentes durante as horas de trabalho, etc., de repente deixam de ser relevantes para um dos dois.

. Outro fator determinante é a perda de interesse na outra pessoa. Não se interessa mais pelo que ele pensa, o que ele pensa, o que ele sente, o que o preocupa … Este é, sem dúvida, um dos sintomas mais difíceis de distância emocional do casal.

O que podemos fazer quando percebemos a frieza emocional do casal?

Por trás da distância emocional do casal, podem existir realidades diferentes. O mais comum é obviamente a falta de amor e relutância ou a insegurança de comunicar ao outro que o que ele sentiu antes desapareceu. No entanto, além da falta de amor em si, pode haver outras situações em que podemos trabalhar para recuperar o relacionamento (se possível).

. Existe um tipo de abordagem que é muito apropriado nestes casos. A terapia de casais baseada em emoções, por exemplo, oferece bons resultados, conforme revelado por um artigo dos Drs. James L. Sulrow, Susan M. Johnson.

. Neste caso, o que é trabalhado são aspectos como problemas de comunicação, o esclarecimento de problemas que criam distância emocional, treinamento em expressão emocional e gerenciamento e ajuda o casal a transformar seu vínculo para moldar um estágio mais rico e capaz de compreender e enfrentar problemas.

No entanto, cada par, sem dúvida, apresenta suas próprias singularidades. Além disso, às vezes as distâncias são insuperáveis, e mais, quando os sentimentos não são mais autênticos. Vamos evitar causar danos estendendo essas situações insustentáveis. Vamos levar isso em conta.

Texto escrito por Valeria Sabater e traduzido por A Soma de Todos os Afetos
Imagem de capa: Pexels

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Norte-americano viraliza ao descrever seu primeiro beijo com brasileira: “Eu fiquei chocado”

O influencer norte-americano Joshua Canup tem causado alvoroço nas redes sociais com um relato inusitado…

4 horas ago

Anitta é confirmada para participar do show de Madonna em Copacabana

"Anitta irá participar do aguardado show de Madonna na Praia de Copacabana, no Rio de…

5 horas ago

Escola não vai expulsar autoras de ofensas racistas contra filha de Samara Felippo: “Não acho que a gente errou”

A decisão da escola Vera Cruz, em São Paulo, de suspender, em vez de expulsar,…

1 dia ago

Priscila Fantin, a eterna Serena de ‘Alma Gêmea’, revela batalha contra depressão: “Medo do mundo”

A trajetória de Priscila Fantin, conhecida pelo público como a doce Serena da novela "Alma…

2 dias ago

Roteirista de Os Simpsons revela como eles são capazes de prever eventos do futuro

Ao longo das décadas, "Os Simpsons" conquistaram fama não apenas por sua comédia afiada, mas…

2 dias ago

Jovem do Maranhão se torna a primeira promotora quilombola do Brasil: “É por meus ancestrais”

Na luta pela igualdade de oportunidades e representatividade, Karoline Bezerra Maia alcança um marco histórico…

3 dias ago