Os filhos não se “perdem” na rua, mas dentro da casa

Os filhos não se “perdem” na rua. De fato, essa perda começa em casa com aquele pai ausente, com aquela mãe sempre ocupada, com um conjunto de necessidades não satisfeitas e frustrações não administradas. Um adolescente é desenraizado depois de uma infância de desapego e de um amor que nunca soube educar, orientar e ajudar.

Começaremos deixando claro que sempre haverá exceções. Obviamente, há crianças com comportamentos desadaptativos que cresceram em lares onde há harmonia e adolescentes responsáveis ​​que conseguiram distanciar-se de uma família disfuncional. Há sempre eventos específicos que escapam dessa dinâmica mais clássica, em que o que acontece todos os dias em uma casa irremediavelmente marca o comportamento da criança no exterior.

De fato, por mais curioso que pareça, um pai ou uma mãe nem sempre acabam aceitando esse tipo de responsabilidade. De fato, quando uma criança demonstra comportamento agressivo em uma escola, e o pai é contatado pelo tutor, é comum a família culpar o sistema, o instituto e a comunidade escolar por “não saber educar”, por exemplo. não intencione as necessidades e aplique estratégias apropriadas.

Embora seja verdade que quando se trata da educação de uma criança, somos todos agentes ativos (escola, mídia, organizações sociais …), é a família que fará o conceito de respeito germinar no cérebro infantil. de auto-estima ou a centelha de empatia.

Propomos refletir sobre isso.

Os filhos, o legado mais importante do nosso futuro

H. G Wells disse uma vez que o futuro da educação iria entregar o próprio desastre. Em sua famosa obra “The Time Machine” visualizado que por 802.701 anos, a humanidade está dividida em dois tipos de sociedade. Um deles, que vivem em superfice seria o Eloi, uma população sem escrita, sem empatia, inteligência ou força física.

De acordo com Wells, o estilo de educação que prevaleceu na época e resultados apontaram nessa direção. O início dos testes padronizados, a competitividade, a crise financeira, o curto período de tempo dos pais de educar seus filhos e nenhuma preocupação para incentivar a criança curiosidade ou desejo inerente de aprender fiz porque, nos primeiros dias século XX, o célebre escritor não augurou nada de bom para as gerações futuras.

Não é tanto o pessimismo como alimento, mas colocar no estado de alerta mesa e um senso de responsabilidade. Por exemplo, algo que muitos terapeutas, conselheiros escolares e professores é a falta de apoio da família muitas vezes encontrados ao fazer a intervenção com essa adolescente problemático, ou com essa criança que mostra problemas emocionais ou de aprendizagem reclamar.

Quando não há colaboração real ou mesmo quando um pai ou uma mãe recusa ou boicota o profissional, o professor ou o psicólogo, o que ele vai conseguir é que a criança, seu filho, continua a se perder. Mais ainda, esse adolescente será mais forte para continuar desafiando e procurará na rua o que ele não encontra em casa ou o que o próprio sistema educacional não conseguiu lhe dar.

Crianças difíceis, pais ocupados e emoções conflitantes

Há crianças difíceis e exigentes que gostam de agir como verdadeiros tiranos. Há adolescentes que são incapazes de assumir responsabilidades e que amam ir além dos limites que os outros lhes impõem, quase chegando ao crime. Todos nós sabemos mais de um caso, no entanto, devemos estar cientes de algo: nada disso é novo. Nada disso é causado pela Internet, videogames ou por um sistema educacional permissivo.

«Antes de ensinar uma criança a ler, ensine-lhe o amor e a verdade» -Gandhi

No final do dia, essas crianças mostram as mesmas necessidades e comportamentos sempre contextualizados em novos tempos. Portanto, a primeira coisa que devemos fazer é não patologizar a infância ou a adolescência. A segunda coisa é assumir a responsabilidade que pertence a cada um de nós, seja como educadores, profissionais de saúde, disseminadores ou agentes sociais. A terceira e não menos importante, é entender que as crianças são, sem dúvida, o futuro da Terra, mas antes de tudo, são filhos de seus pais.

Vamos refletir sobre alguns aspectos importantes abaixo.

Os ingredientes da educação autêntica

Quando um professor chama uma mãe ou pai para avisá-los sobre o mau comportamento de uma criança, a primeira coisa que a família sente é que o amor que sentem por seus filhos está sendo questionado. Não é certo. O que acontece é que, às vezes, esse afeto, esse amor sincero é projetado de maneira errada.

. Querer uma criança não é satisfazer todos os seus caprichos, não é abrir todas as fronteiras ou evitar dar-lhe algo negativo. O amor autêntico é aquele que guia, aquele que inicia desde muito cedo um verdadeiro senso de responsabilidade na criança, e que sabe administrar suas frustrações dando um “NÃO” a tempo.

. A educação de qualidade conhece as emoções e compreende a paciência. A criança exigente não para seu comportamento com um grito ou duas horas de solidão no próprio quarto. O que ele exige e obrigado é ser atendido com palavras, com novos estímulos, com exemplos e com respostas para cada uma de suas ávidas perguntas.

Também devemos estar cientes de que nesta época em que muitas mães e pais são forçados a trabalhar dias com pouca ou nenhuma reconciliação com a vida familiar, o que importa não é o tempo real que compartilhamos com as crianças. O que importa é a qualidade da época.

Os pais que conhecem as necessidades do intento, as emoções, que estão presentes para orientar, orientar e promover interesses, sonhos e ilusões, são aqueles que deixam vestígios e também raízes em seus filhos, impedindo que essas crianças os procurem na rua.

Do original publicado no site La Mente es Maravillosa
Imagem de capa: pexels



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui