Aconchegar, a cumplicidade de acariciar com a alma

Dizem que “aconchegar” é uma das mais belas palavras que existem e que é ainda mais a ação que simboliza “acariciar com a alma”.

Um aconchego é algo mais do que um abraço ligado a um momento agradável, mas designa uma cumplicidade, um encontro emocional, algo que vai além de um simples contato amoroso. Agora, talvez para alguns de nós para acariciar com a alma tem esse significado, mas outros podem dar mais ou menos intensidade à sua definição.

Acaricie com a alma, encha-se de emoções

Podemos nos seduzir através de palavras e carícias além do contato pele a pele, dos sentidos tradicionais, do renascimento sentimental e da reação de nossas emoções. Em termos de sentimentos, há muita escrita, mas, afinal, todo mundo tem que pensar, sentir e validar o deles.

Somos seres emocionais que pensam na linguagem das emoções e, portanto, sabemos que abraçar e fazer com que os outros sintam nosso afeto é um dos melhores presentes que podemos oferecer.

Porque sentir-se acariciado com a alma é sentir a união das nossas emoções. Os problemas desaparecem em segundos, a angústia é envolvida pelo amor e às vezes ligamos nossas constelações às do outro.

Aconchegar proporciona uma paz deslumbrante, porque não há nada que nos faça sentir melhor do que conhecer a si mesmo amado, valorizado e apoiado.

A dança química das nossas emoções

O que chamamos metaforicamente “união de duas almas” torna-se uma dança química no nível do cérebro. Nossas emoções combinam sutilmente na forma de dopamina, serotonina, ocitocina e noradrenalina.

Com os abraços através dos quais nos ligamos, inflamamos uma miríade de constelações afetivas que aumentam nosso bem-estar e nos ajudam a recuperar o controle, colocando à nossa disposição um leme e uma âncora que, sem dúvida, nos sustenta na vida.

Porque no final das carícias depende muito do nosso desenvolvimento socioemocional. É conveniente, portanto, estar ancorado nessas experiências, melhorar nossa consciência e dar amor.

O encontro mais íntimo entre duas pessoas é o emocional

O encontro mais íntimo entre duas pessoas é o emocional. Essa troca só pode ocorrer quando o medo é superado e somos capazes de nos dar a conhecer ao outro como somos, sem anestesia ou tabus.

Podemos seduzir e sermos seduzidos por nossas emoções; No entanto, tendemos a negligenciar esse aspecto e a minar nossa capacidade de nos conectar ou sentir através do autoconhecimento e do heteroconhecimento. Porque um aconchego começa consigo mesmo, com nossa capacidade de autoabraçar, para usar nossas emoções para continuar crescendo, aprendendo e evoluindo junto com nossas experiências.

Em suma, o aconchegar é estar desnudando nossos medos, nossas inseguranças e nossa verdade emocional. Está quebrando nossos medos e entregando calor e em casa através de abraços. Tudo isso, sem dúvida, merecia uma palavra tão bonita.

Tradução e adaptação do artigo publicado no site La Mente es Maravillosa



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui