Quando você sentir que este não é mais o seu lugar… voe

Quando você sentir que não se ama mais, voe. Quando você perceber que algo não estimula mais sua mente ou inflama sua alma, voe. Quando você notar palavras falsas e desprezo, saia pela porta da frente e com a sua cabeça erguida. Lembre-se sempre de que nada cresce em lugares murchos e que você precisa florescer, voe alto.

Se pensarmos sobre isso, vivemos em uma cultura onde aprendemos que resistir é ser valente. Que há coisas que é melhor guardar e manter em silêncio, porque a vida, as relações afetivas e até mesmo o próprio trabalho é tão difícil. No entanto, devemos ser claros: o masoquismo não é sinônimo de coragem. De fato, quase ninguém encontra prazer quando é violado, desprezado ou enganado. Os verdadeiros heróis são aqueles que ousam dizer “é o suficiente”.

“Quando não somos mais capazes de mudar uma situação, nos deparamos com o desafio de mudar a nós mesmos.” -Viktor Frankl-

No entanto, outro dos maiores problemas que o ser humano tem é que ele tem uma mente conservadora por natureza. Neurologistas, por exemplo, nos falam sobre um conceito tão interessante quanto complexo. Trata-se da “economia da informação”, isto é, quando as pessoas integram um valor ou uma crença nos ancoram de maneira obsessiva e permanente, portanto, a resistência à mudança é tão complexa.

Ninguém pode fugir assim depois de manter um relacionamento emocional em que essa pessoa era nosso norte e nosso sul. Nem podemos tirar todas as nossas raízes de um cenário em que, até pouco tempo atrás, ele nos dava valores e uma maneira de nos vermos. No entanto, não há nada pior para a nossa saúde física e mental do que alimentar o auto-engano.

Quando andar em círculos nos impede de voar

Anthony de Mello foi um psicoterapeuta bastante espiritual que nos deixou livros realmente interessantes, nos quais você podia apreciar a magia tão habitual dos grandes contadores de histórias. Um dos aspectos que mais trabalhou foi sem dúvida a resistência à mudança. Segundo ele, muitas pessoas vivem submersas até o pescoço em piscinas cheias de “substâncias tóxicas e nauseantes”.

Agora, em vez de deixar o cenário desagradável o mais rápido possível, o ser humano só se importa em “não levantar ondas”. É uma imagem muito gráfica que nos convida, sem dúvida, a nos perguntar por que é tão difícil colocar em prática uma atitude mais corajosa e mais ousada para emergir desses ambientes. De certa forma tentamos, embora nem sempre o façamos da melhor maneira.

Em um estudo interessante publicado na revista “Current Biology”, foi mostrado algo curioso que deveria nos convidar a refletir: quando as pessoas se perdem, em vez de caminhar em linha reta para encontrar uma saída, fazemos isso em círculos. Como observamos no início, nossa mente é conservadora, é porque o cérebro não gosta de riscos, saltos a vácuo ou estratégias arriscadas. Antes de encontrar uma saída, isso nos forçará a andar em círculos.

Agora, esses dados não devem nos desencorajar. Na verdade, é algo normal. Quando há certas características ou situações que devemos mudar, iniciamos uma série de tentativas de alimentar uma e outra vez, quase sem perceber, a mesma situação. No entanto, “estamos nos movendo” mais cedo ou mais tarde, vamos ativar esse navegador interno que indicará onde a saída verdadeira é.

Na verdade, às vezes é o suficiente para olhar para cima, onde só há calma. Onde o equilíbrio de uma imensidão serena pode nos dar as respostas que precisamos para “voar”.

Desdobre as suas asas e simplesmente …

Temos certeza de que você também não é fã de conformismo. Viver naqueles espaços ressequidos onde o amor não é autêntico ou onde não nos valorizaram durante muito tempo é como alimentar a fogueira do masoquismo e da dor. Por que agitar mais essas chamas? Por que praticar o culto da infelicidade e submissão? Desdobre as suas asas e voe.

“Não é a espécie mais forte que sobrevive, nem a mais inteligente, mas a que responde melhor a mudar,” -Charles Darwin-

Alimentar esses comportamentos nos fará, pouco a pouco, tristes e mendigos de desgosto, em fantoches infelizes que outros gostariam de manejar à vontade. Não vale a pena perder a dignidade dessa maneira e, portanto, é conveniente refletir alguns momentos sobre as estratégias a seguir.

Chaves para promover a mudança e “desdobrar” nossas asas

Nossa “sobrevivência emocional” passa obrigatoriamente por lidar com apegos. Sabemos que ninguém nos educou na linguagem do adeus; No entanto, saber como fechar estágios faz parte da vida e, para avançar, você precisa saber como abandonar o que dói, o que não é mais útil, o que não está mais nos ajudando a crescer.

. Aprenda a ser responsável por sua vida. Pegue as rédeas sem esperar por equipes de resgate. Ninguém pode te amar mais do que você, ninguém tem mais o direito de resgatá-lo do que te machuca mais do que aquele ser formidável que se reflete em seus espelhos.

. A perda chora. Você tem todo o direito de aliviar a dor, porque o coração partido dói, porque saber que não somos mais úteis nesse trabalho, nessa situação ou valorizado naquele elo em particular, causa dor.

. Faça um plano para o seu futuro imediato. Não cometa o erro de pensar apenas em “quem vai ser meu” ou “tudo está perdido”. Controle os pensamentos fatalistas e coloque sementes neste pensamento presente apenas no futuro imediato. Não se levante nenhum dia sem ter um objetivo específico, definido, satisfatório e fácil de cumprir.

. Crie rituais simples. Quando eu vejo desespero ou frustração, use rituais apropriados, aqueles que podem ajudá-lo muito. Vá passear, fique com alguém, desenhe, escreva, leia, corra … Este tipo de exercício tem o propósito de “quebrar” o ciclo de pensamentos obsessivos através de atividades libertadoras e curativas. Rituais do coração para libertar a mente.

Às vezes, basta fazer visualizações simples. Imagine-se como você gostaria de ser, livre, relaxado, com sua alma calma e receptiva a tudo o que o amanhã salvou para você: a felicidade que você merece. Portanto, voe.

Tradução por A Soma de Todos os Afetos, via La Mente es Maravillosa



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui