comportamento

Dormir mal mata lentamente

Para que o sono seja realmente refrescante, ele deve ser contínuo por oito horas e ocorrer à noite.

E obviamente deve coincidir com o período de escuridão, explicou a Dra. Guadalupe Terán Pérez, pesquisadora da Unidade Iztapalapa da Universidade Autônoma Metropolitana (UAM).

“O sono perdido nunca se recupera” porque é um processo natural “cuja principal função é nos restaurar”, adverte ela no artigo ” vou dormir quando morrer e outras frases para morrer logo.”

No entanto, é pouco valorizado, relegado a uma atividade de pouca utilidade e pode até ser considerado como um símbolo de fraqueza devido, entre outras causas, à crença de que uma pessoa eficaz e produtiva não pode dar-se ao luxo de dormir. falta de sono “mata lentamente ou pelo menos diminui a expectativa de vida”.

Essa fase de descanso é uma necessidade vital para o organismo, tanto quanto beber ou comer, já que “processos complexos dependem disso:

• Aprender coisas novas

• Memorizar

• Planejar

• Responder a doenças e ameaças externas

• Regular a temperatura e o peso

Tudo isso está relacionado ao ciclo sono-vigília, que tem um ritmo aproximado de um dia (chamado de circadiano por essa razão) e que é sincronizado em particular com a luz, desde que haja estímulo luminoso, uma pessoa pode permanecer desperta e dormir quando há escuridão

O Dr. Terán Pérez enfatizou que o uso da tecnologia afeta o descanso das pessoas, porque cada minuto na frente de dispositivos eletrônicos prolonga o tempo que leva para dormir – chamada de latência do sono – e causa despertares noturnos devido ao sono superficial, de tal maneira que a tela luminosa de um telefone celular, tablet, laptop ou televisão não é o melhor antes de ir para a cama.

Um adulto precisa de sete a nove horas de sono por dia, caso contrário, aumenta as chances de desenvolver hipertensão, diabetes, ataques cardíacos e obesidade, entre outras doenças cardiovasculares e metabólicas.

Outros efeitos imediatos são as alterações cognitivas, ou seja, as habilidades relacionadas ao processamento da informação – atenção, percepção, memória, planejamento e resolução de problemas -, por isso não é de surpreender que uma pessoa que não tenha dormido o suficiente distraia facilmente, comete mais erros, não consegue desenvolver estratégias, resolver problemas e, em geral, ser menos produtivo.

Tais distúrbios levam um trabalhador a sofrer “presenteísmo laboral”, isto é, estar em um lugar sem estar na realidade, por aquilo que é “tempo perdido que custa às empresas” e que se traduz em longos dias de produtividade nula, aumento de acidentes e absenteísmo por doença.

Não dormir também afeta o humor; se não for feito o suficiente, no dia seguinte aumentam os níveis de irritabilidade, impulsividade, comportamentos agressivos e até mesmo a vulnerabilidade ao desenvolvimento de transtornos de ansiedade e depressão, que, somados ao estresse diário das grandes sociedades, afetam e prejudicam a qualidade de vida.

Recomendações para um sono melhor

• Mantenha horários de sono, tente acordar cedo até os fins de semana.

• À noite, evite café, chá, cola ou outros estimulantes.

• Não use dispositivos eletrônicos pelo menos 30 minutos antes de ir para a cama e não os tenha por perto.

• Crie um ambiente apropriado.

• Reserve para a noite por um momento e desconecte-se do estresse do dia. Tome um banho quente, leia um pouco, respire e relaxe.

O pesquisador conclui que o sono não é uma perda de tempo, “é a possibilidade de restaurar nosso corpo, equilibrar nosso sistema, recuperar doenças, desintoxicar nosso corpo e aumentar nossa expectativa de vida”.

Tradução do artigo publicado no site El Librero de Gutenberg
Imagem de capa: Pexels

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

View Comments

  • Nem todos precisam de oito horas de sono porque se dormirem oito horas seguidas, acordarão mal e indispostas. Há pessoas, física e emocionalmente saudáveis, que se refazem e descansam perfeitamente com quatro ou seis horas de sono ininterrupto, para quem oito horas de sono lhes seria prejudicial até, desnecessário, excessivo e inútil. Há que se valorizar, também, o tempo para as refeições e o conteúdo delas, a ingesta adequada de água, na quantidade de mais ou menos, conforme seja inverno ou verão e segundo a atividade física ou não praticada. Dormir mal mata lentamente tanto quanto dormir muito, comer em demasia, esquecer de ingerir água e utilizar celular e computador desenfreadamente, matam também, às vezes até de repente.

Recent Posts

Italiano de 99 anos pede divórcio após descobrir caso de esposa em 1940

Após uma vida inteira de casamento, Antonio C., um italiano de 99 anos, decidiu tomar…

9 horas ago

Menina de 6 anos é operada e recebe pinos em perna errada na Paraíba

Uma situação angustiante abalou o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande na noite…

10 horas ago

Anderson Leonardo, do Molejo, falece após luta contra câncer inguinal. Entenda a doença rara

O mundo da música brasileira está de luto com o falecimento de Anderson Leonardo, aos…

3 dias ago

Mãe e sua filha chamam a atenção por morar há três meses no McDonald’s do Leblon

Há quase três meses, a rotina incomum de duas mulheres tem chamado a atenção na…

3 dias ago

Gato usa parque aquático canino para fazer natação e emagrecer

No abrigo Vanderburgh Humane Society, em Indiana, nos Estados Unidos, uma história peculiar ganha destaque:…

4 dias ago

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão: “É necessário parar, respirar e cuidar”

A renomada cantora e ex-participante do reality show Big Brother Brasil, Linn da Quebrada, revelou…

6 dias ago