comportamento

Em pessoas determinadas o destino é apenas um detalhe…

Na adolescência eu costumava responsabilizar o destino por tudo o que me acontecia. Acreditava que o ser humano era refém das coincidências e que não exercia nenhuma influência sobre a vida. Ainda bem que o amadurecimento chega para todos e, com as experiências vividas, comprovei, a duras penas, que somos os grandes responsáveis por nossas vidas e que, creditar ao destino a exclusiva responsabilidade da nossa felicidade é, no mínimo, ingenuidade.

Há quem acredite que o destino é o responsável por unir, desunir, encerrar ciclos e até recomeçar histórias e confesso que não desacredito do poder do acaso. Tem coisas que acontecem de repente, sem aviso prévio e com uma perfeição que assusta, deixando-nos sem ação diante dos fatos. O problema é que muitos acreditam que tudo na vida acontece por culpa dele e que, embora façamos escolhas diferentes, a vontade do destino sempre prevalece. Doce engano!

A verdade é que o destino exerce certo poder sobre coisas e nem tudo está sob nosso domínio, porém, isso não justifica o fato de ficarmos parados esperando a vontade dos ventos. É preciso entender que há situações que exigem postura, dinamismo e posicionamento.

O destino pode promover o encontro, as ligações inesperadas, a mensagem de texto fora de hora, mas não garante o relacionamento. O destino pode promover a oportunidade do concurso público, carona no dia da prova, mas não garante a sua aprovação. O destino pode abrir uma vaga de emprego, uma indicação para chegar até a entrevista, mas não te garante a vaga. Em outras palavras: destino também é merecimento.

Saramago em “Imprevisibilidade da Vida” afirmava que “o destino, isso a que damos o nome de destino, como todas as coisas deste mundo, não conhece a linha reta. O nosso grande engano, devido ao costume que temos de tudo explicar retrospectivamente em função de um resultado final, portanto conhecido, é imaginar o destino como uma flecha apontada diretamente a um alvo que, por assim dizer, a estivesse esperando desde o princípio, sem se mover. Ora, pelo contrário, o destino hesita muitíssimo, tem dúvidas, leva tempo a decidir-se”.

Por isso, acredite em destino, mas acredite, também, no seu poder e ação. Acredite que você pode mais, que tem influência sobre as situações e que pode, sim, decidir o que quer para sua vida. A vida acontece quando você tem consciência de que é senhor do destino e não vítima dele.

***

Image by Pexels on Pixabay

Pamela Camocardi

A literatura vista por vários ângulos e apresentada de forma bem diferente.

Recent Posts

Norte-americano viraliza ao descrever seu primeiro beijo com brasileira: “Eu fiquei chocado”

O influencer norte-americano Joshua Canup tem causado alvoroço nas redes sociais com um relato inusitado…

6 horas ago

Anitta é confirmada para participar do show de Madonna em Copacabana

"Anitta irá participar do aguardado show de Madonna na Praia de Copacabana, no Rio de…

7 horas ago

Escola não vai expulsar autoras de ofensas racistas contra filha de Samara Felippo: “Não acho que a gente errou”

A decisão da escola Vera Cruz, em São Paulo, de suspender, em vez de expulsar,…

2 dias ago

Priscila Fantin, a eterna Serena de ‘Alma Gêmea’, revela batalha contra depressão: “Medo do mundo”

A trajetória de Priscila Fantin, conhecida pelo público como a doce Serena da novela "Alma…

2 dias ago

Roteirista de Os Simpsons revela como eles são capazes de prever eventos do futuro

Ao longo das décadas, "Os Simpsons" conquistaram fama não apenas por sua comédia afiada, mas…

3 dias ago

Jovem do Maranhão se torna a primeira promotora quilombola do Brasil: “É por meus ancestrais”

Na luta pela igualdade de oportunidades e representatividade, Karoline Bezerra Maia alcança um marco histórico…

3 dias ago