O cheiro do recém-nascido causa um efeito diferenciado no cérebro das mães

A natureza é sábia e sabe como obter a ligação mágica entre mãe e filho

Se você é mãe, com certeza vai lembrar de como amava cheirar seu filho quando esse era bebê. E não tem nada de estranho nesse hábito que toda mãe desenvolve assim que tem seus filhos em seus braços. Isso é na verdade até muito normal, pois o cheiro do recém-nascido provoca no cérebro um efeito narcótico, isto é, um efeito muito semelhante ao produzido por drogas. E além disso, é viciante. Não há mãe no mundo que se canse de cheirar seu bebê.

Dizem que o parto é a única data às cegas em que você vai conhecer o amor da sua vida, e é assim que é. As mães se apaixonam por seus filhos e os hormônios da oxitocina têm muito a ver com isso. Além disso, a natureza faz com que o bebê cheire, de modo que, quando a mãe cheirar, sinta a calma, o prazer e a felicidade, para que você não se canse de fazê-lo e cuide do seu bebê, aconteça o que acontecer.

Um estudo confirma
Para confirmar que esta teoria é verdadeira, um estudo foi feito pela revista “Frontiers in Psychology”. Nele trinta mulheres foram acompanhadas. Metade delas tinha acabado de ser mãe e a outra metade não tinha filhos. Elas foram convidadas a identificar vários odores, e entre esses estava um pijama usado por um bebê. As mulheres cheiravam objetos com os olhos cobertos e os pesquisadores observaram o que estava acontecendo em seus cérebros.

Aquelas que tinham acabado de se tornar mães rapidamente identificaram o cheiro do bebê e os níveis de dopamina no cérebro aumentaram (a parte do cérebro que está associada à recompensa). As mesmas áreas do cérebro eram ativadas quando cheiravam a roupinha do bebê ou quando cheiravam alimentos que lhes agradavam. A dopamina continuou a aparecer em cena … quando a dopamina é liberada no cérebro, a sensação é aproveitada assim como quando as drogas são usadas … embora, claro, no primeiro caso, seja natural e sem sérias conseqüências para a saúde.

Uma união pela vida

A natureza garante que o bebê e a mãe liberem hormônios suficientes para que, desde o momento do nascimento, a união seja criada. O principal hormônio, como observamos acima, é a oxitocina, conhecida como hormônio do amor. Logo após a mãe ter dado à luz seu corpo experimenta uma inundação desse hormônio … tanto que atinge os níveis máximos, mais do que pode alcançar em qualquer outro momento da vida.

Portanto, é a ocitocina, juntamente com a dopamina, que garante que tudo corra bem no vínculo entre a mãe e o bebê e se crie forte e indestrutível. A mãe sempre estará ao lado de seu filho para cuidar e protegê-lo, porque o seu instinto de mãe acaba de ser criado e nada nesse mundo o romperá. Ela se tornou uma mãe e seu filho fará parte de seu coração enquanto ela tiver um sopro de vida.

Do site Etapa Infantil, via Pensar Contemporâneo



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui