Eu sou a mãe de uma garota que não precisará ser salva por um príncipe

Nos últimos anos, experimentamos uma era de ouro em termos da reivindicação da igualdade de gênero e dos direitos das mulheres. De fato, há algo que é mãe muito claro agora: a necessidade de educar o seu filho no valor da liberdade e coragem, para não dar ao mundo uma pequena princesa que precisa ser salva por um príncipe.

Segundo a UNESCO, um dos principais objetivos de todas as sociedades é promover a igualdade de gênero e a não discriminação das meninas. De um modo geral, todos concordamos com isso, o que é um fim lógico em que vale a pena investir recursos, esforços e consciência adequada.

“Pés para o que eu quero, se eu tiver asas para voar”
-Frida Kahlo-

No entanto, há um fato que nos escapa, há uma pequena “grande” nuance que muitas vezes não percebemos e que quase sem perceber, esculpe a personalidade e o pensamento de nossas meninas. Se alguma coisa reforçada no dia a dia é o valor da física, louvamos suas roupas, seu cabelo todos os dias e lembrá-los da necessidade de ser boas filhas, boas irmãs, bons parceiros, bons mulheres…

No entanto, sob esses rótulos clássicos, o que realmente alcançamos é guiar suas prioridades para reforçar, quase sem querer, o esquema patriarcal clássico. Potenciemos no dia a dia outras áreas, outros aspectos que permitem que sejam eles mesmos, o que querem, o que dita o coração.

Eduque dando-lhes asas e coragem o suficiente para que, se a qualquer momento houver oportunidade, eles possam se salvar.

Minha garota não vai ter medo de dragões

Para dar ao mundo pessoas maduras, livres e corajosas, que sabem construir seus próprios caminhos, nada melhor do que oferecer estratégias adequadas para que possam administrar seus medos e inseguranças.

. Toda garota – como toda criança do sexo masculino – deve ser capaz de enfrentar seus próprios medos com nossa ajuda, racionalizando ideias e controlando suas emoções um pouco melhor a cada dia.

. Quando é hora de adiar medos, é necessário “não alimentá-los”. Assim, a última coisa que devemos fazer com nossas filhas é promover sua dependência dos outros. Papai não deve olhar debaixo da cama se estiver com medo, a mãe não vai falar por ela quando ela quer perguntar algo em voz alta com a desculpa de que ela é tímida.

. Desde cedo, vamos encorajá-los a encarar o que os preocupa, aquelas pequenas coisas que assustam toda criança, qualquer que seja seu gênero, e que algumas vezes, algumas famílias toleram mais, caso sejam meninas.

asomadetodosafetos.com - Eu sou a mãe de uma garota que não precisará ser salva por um príncipe

Você não tem que ser uma boa menina, é o suficiente para você ser você mesmo, o que você quiser

Seja boa, fique quieta, não diga, não fale, se vista bem, não seja sem vergonha, não chame atenção, faça o mesmo que os outros, não saia da linha, linha, vestido … Esses e outros muitas outras frases, ideias e mandatos são aquelas que sempre acompanharam todas as garotas ao longo de várias gerações.

“O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos”
-Eleanor Roosevelt

É claro que queremos que nossas filhas nos obedeçam, mas, em vez de educar no esquema clássico de pura e simples obediência, mudamos o foco para promover suas habilidades, suas forças e virtudes.

. Eduque em sensibilidade, conhecendo suas necessidades, seus gostos, suas paixões.

. Educar em igualdade, não tem preferências com eles que você não tem com seus filhos e vice-versa.

. Não os determine, não direcione seu comportamento para o que você gostaria que eles fossem.

. Ouça-a, ofereça-lhe segurança e ofereça suas responsabilidades muito cedo. Faça-o ver que ele é capaz de muitas coisas, de não precisar de segundas pessoas para muitas coisas. Mostre a ela que confiar em si mesma e em suas habilidades pode ser um longo caminho.

asomadetodosafetos.com - Eu sou a mãe de uma garota que não precisará ser salva por um príncipe

A autoestima de uma garota não é reforçada apenas por dizer que ela é bonita

Você pode dizer a ele, não há problema com isso. Você pode dizer a ela diariamente que ela é a garota mais bonita do mundo, porque é claro que ela é. No entanto, não faça isso, não priorize esta abordagem exclusivamente.

Quando nos apresentam, por exemplo, a filha de alguns amigos, é muito comum dizer isso de “mas como você é bela Laura, e que lindo vestido você está usando …”. Pouco a pouco, Laura ficará tão acostumada ao reforço positivo associado ao seu físico que baseará sua autoestima somente nesse aspecto. Não está certo.

. Pergunte a ela o que ela quer ser amanhã e ouça com interesse.

. Pergunte a ela que livros ela lê ou gostaria de ler

. Louvem o modo como se expressam, dão-lhes confiança para que, dia após dia, sejam mais assertivas

. Lembre-a de que você se sente orgulhoso pelo que ela é, pelo que faz, por tudo que faz bem e por aprender cada dia como melhor.

Para concluir, sua menina é e sempre será bonita, mas para você como mãe e como pai não é a coisa mais importante. O que você quer é que ela se torne uma mulher com voz própria, com seus próprios pensamentos e objetivos definidos que ela sabe como defender e realizar.

Alguém livre para amar e ser amado, para conquistar qualquer cenário que esteja ao alcance. Pode ser o que ela quer amanhã, e não, ela não vai precisar de um príncipe para salvá-la de qualquer coisa…

Tradução A Soma de Todos os Afetos, via Eresmama



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui