Não obrigue seu filho a mandar beijos: o afeto não se impõe

Não faça isso, não force as crianças a beijar outras pessoas se elas não quiserem ou se isso incomodar. Assim, você irá fazê-los acreditar que não dominam seus corpos. Lembre-se: o afeto não é imposto, o amor deve nascer livre, espontâneo e desejado, nunca imposto.

Muitos de nós, mesmo chegando como adultos, temos alguma memória desconfortável sobre este assunto. Nossos pais, nossas mães, nos forçaram a beijar aquela tia que nunca havíamos visto antes, aquela prima de quem não gostávamos tanto ou aquela vizinha que simplesmente não queríamos nos aproximar.

É um comportamento social tão popular em nossas vidas diárias, que dificilmente questionamos ou damos qualquer importância. E não o fazemos por várias razões: a primeira porque em nossas culturas é um ato de cortesia: damos dois beijos, nos cumprimentamos e começamos a conversar. Em nosso desejo de introduzir os pequeninos nesses comportamentos sociais, é comum que as crianças sejam obrigadas a ficar na ponta dos pés, para beijarem ou a serem beijadas.

No entanto, não é um algo agradável para muitas crianças. Eles simplesmente não querem essa proximidade ou querem ser beijados ou acariciados por pessoas que não conhecem. Então, por que fazemos isso? Por que insistimos nisso?

Vamos pensar por um momento sobre o tipo de mensagem que estamos dando aos nossos filhos quando os forçamos a beijar, por exemplo, aquele colega de trabalho que eles nunca viram. Imagine como o pequeno se sente intimidado quando é estimulado com a frase clássica “vamos lá, eu estou te mandando beijá-lo, o que você está esperando?

Aquela criança que é forçada a dar um beijo pensa que seu corpo não é dela, que ela não manda, e que ela deve obedecer ao oferecer amostras de afeto, quer ela as sinta ou não. Além disso, e aqui vem o perigo, uma criança pode pensar que ela não tem voz ou voto. Que o que os adultos perguntam é o que conta e que deve ser preenchido sem levar em conta seus próprios desejos. Não é adequado. Algo que parece bobo na verdade contém muitas nuances.

Meu corpo é meu!

CAPS Hauraki é uma associação da Nova Zelândia que luta contra o abuso infantil e que, por sua vez, tem um papel interessante no aconselhamento às famílias. Muito recentemente, eles iniciaram uma campanha interessante com um propósito muito específico: sensibilizar os pais sobre a necessidade de não forçar as crianças a beijar aqueles que não querem.

Devemos entender que as crianças estão em um estágio em que estão aprendendo o que é chamado de consentimento. Quando se trata de contato físico, os pequenos devem entender o mais rápido possível que seus corpos são deles. Ninguém tem o direito de tocá-los sem a sua permissão, ninguém pode e não deve forçá-los a fazer algo que eles não querem.

Dê-lhes um exemplo sem impor

Há pais que ainda pensam que seus filhos são propriedade deles e que, portanto, podem forçá-los a quase tudo que, para eles, é aparentemente a coisa certa a fazer. No entanto, devemos ser claros: uma criança não é nossa propriedade, é nossa RESPONSABILIDADE e, portanto, devemos ser sensíveis às suas necessidades e respeitar suas decisões.

Se seu filho não quer beijar certos membros da família, amigos ou parentes, não imponha. Nunca faça isso ou estaremos manipulando sua integridade física, fazendo-o acreditar que ele não pode recusar. Nossa melhor opção é simplesmente dar um exemplo. Deixe-os ver como são as regras de cortesia, como nos cumprimentamos, como nos despedimos. Deixe-o ver e deixe que ele ou ela, que por sua própria vontade, se aproxime.

Se o nosso filho não quiser ser beijado, faça uma sugestão simples: apertar as mãos. Este ato não é desconfortável e cumpre sua função. Haverá tempo para que eles sejam encorajados a praticar outros gestos sociais.

TEXTO TRADUZIDO E ADAPTADO DE ERES MAMÁ



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui