Mães e filhas: um elo de força

A relação entre mães e filhas é um vínculo que é nutrido pela cumplicidade e força. Alguns links pode ser tão intensos e complexos ao mesmo tempo que o da mulher que educa sua filha querer ser o seu pilar todos os dias, o seu refúgio e a sua cúmplice, ainda que figure capaz de oferecer liberdade para encontrar seu próprio caminho, o que ela quer.

Ter uma filha é um presente, um tesouro valioso para ajudar a crescer, a amadurecer em liberdade e felicidade, porque ser mãe de uma menina é ir descobrindo forças que não sabíamos que tínhamos por dentro…

Costuma-se dizer que quando uma mulher dá a luz a uma menina, ela decide que não cometerá os mesmos erros que sua mãe fez com ela no passado. Todos, de alguma forma, têm aquele legado emocional um tanto complexo que não queremos projetar em nossos filhos.

No entanto, às vezes é melhor deixar-se levar pelo instinto e pela sabedoria dessas emoções que nos dizem o que é melhor para nossos filhos. Nós convidamos você a refletir sobre isso.

Mães e filhas, a inércia de um vínculo complexo

Existem muitos tipos de educação e todos eles são quase sempre baseados no estilo educacional das próprias mães. Existem controladores, narcisistas, superprotetores… Mas há também maravilhoso, que favorecem o crescimento emocional adequada dessas meninas que podem ver suas mães uma referência a imitar, a inclinar-se para ser parte do mundo amanhã. Filhas da vida que avançam em liberdade.

Agora, um aspecto que está sempre presente é aquela “dança de interdependência” que indicamos no começo. Filhas querem ter muito antes de sua própria liberdade, seus espaços privados, no entanto, às vezes a inércia do relacionamento torna-lo de volta para aprovação, de afeto, da cumplicidade habitual entre mães e filhas.

É, então, um elo complexo onde a força é sempre intensa, seja para o lado enriquecedor, seja para o aspecto um pouco mais traumático.

A parte mais complexa é geralmente devido ao fato de que há mães que veem suas filhas como aquelas reflexões que devem ser protegidas e direcionadas para que elas alcancem o que elas mesmas não alcançaram. Eles querem que as garotas preencham as lacunas de suas próprias feridas não cicatrizadas como mulher.

Mães que educam meninas felizes e mulheres sábias

Devemos deixar claro, em primeiro lugar, que a educação deve ser realizada da mesma maneira perante um filho ou uma filha. Sem discriminação, sem estereótipos de gênero, com os mesmos direitos e as mesmas responsabilidades.

Agora, também sabemos que às vezes, cada criança apresenta um tipo de necessidades emocionais, e é aí que devemos estar mais atentos para oferecer a melhor resposta.

O amor entre mães e filhas é um afeto honesto e cúmplice, é o olhar de uma menina que cresce para se tornar parte do reflexo de sua mãe, mas com mais beleza e com toda a sua sabedoria herdada.

Como fortalecer o vínculo mãe-filha

asomadetodosafetos.com - Mães e filhas: um elo de força

É conveniente saber que tipo de estratégias deve conduzir uma mãe com suas filhas para torná-los independentes, sábio e mulheres, mas com raízes fortes o suficiente para se sentir orgulhoso de que o vínculo construído com suas mães feliz. Nós convidamos você a refletir sobre essas chaves.

. A criança não é necessário para ser cúmplice todos os dias de sua mãe ou a pessoa que você compartilhar problemas no início, medos ou ansiedades de um adulto. Uma criança precisa de uma mãe que detém esse papel, alguém para mostrar força e segurança, bem como a proximidade.

. Uma filha não é a cópia de uma mãe. Tem seus próprios gostos, suas próprias necessidades, por vezes, não têm nada a ver com a mãe era na idade dela, porque os tempos são diferentes. Porque a pessoa também é diferente. Por isso, é necessário aceitar a individualidade e personalidade da criança para guiá-la no caminho de sua escolha.

. A maternidade de sucesso é aquele que dá a oportunidade para as crianças a cuidar de si mesmas, sentindo-se confiante e capaz. A mãe compartilha sua experiência com sua filha, oferece aconselhamento, apoio e carinho, mas também a confiança para ser quem ela mesma caminho aberto na vida para se tornar a mulher que você quer ser.

Um link inquebrável

asomadetodosafetos.com - Mães e filhas: um elo de força

Para concluir, apesar das dificuldades e dos momentos de conflito e diferenças que cada jovem geralmente experimenta com sua mãe, sempre chega um momento em que esse olhar deixa de lado seus anos de infância para atingir a maturidade.

É então que a filha, que possivelmente já é mãe também, vê cara a cara outra mulher, aquela senhora de olhos cansados ​​e imensa afeição que tenta fazer o melhor possível. Nesse momento, o vínculo adquire uma nova e maravilhosa transcendência.

O que a ciência nos diz?

Pesquisadores da Califórnia, por meio de ressonância magnética, descobriram que mães e filhas têm uma anatomia idêntica na parte do cérebro responsável pelas emoções. Isso explica a forte transmissão do esquema emocional entre eles. O que pode levá-los a sentir as coisas da mesma maneira e também a sofrer as mesmas patologias. Esta semelhança aumenta a compreensão mútua.

Isso também explica por que o relacionamento entre mães e filhas às vezes não é fácil. Da mesma forma que são capazes de identificar e assimilar emoções, estando muito próximas no plano emocional, elas podem colidir. Esse choque é o que provocaria o relacionamento de “amor e ódio” mencionado acima.

Apesar dessa descoberta, ainda há muito a ser investigado nas relações mãe-filha. Portanto, a ciência continua dia a dia em sua ânsia de encontrar explicações mais exatas para diferentes fenômenos.

Tradução A Soma de Todos os Afetos, via La mente es maravillosa



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui