comportamento

Estou aprendendo a não reagir a tudo que me incomoda

Por Rania Naim do Thought Catalog

Eu estou aprendendo que não preciso machucar de volta quem me machucou. Às vezes, o sinal máximo de maturidade é virar as costas ao invés de pagar na mesma moeda. Eu estou aprendendo que a energia que eu gasto para reagir a cada coisa ruim que acontece me esgota e me impede de ver o lado bom da vida. Eu estou aprendendo que não posso agradar todo mundo, e isso é ok. Eu estou aprendendo que tentar ganhar a afeição de todo mundo é uma perda de tempo e de energia, e que me enche apenas de vazio.

Eu estou aprendendo que não reagir não significa que eu estou bem com as coisas, e sim que eu apenas estou lidando com elas. Eu estou escolhendo tirar isso como lição e aprender com a situação. Eu estou escolhendo ser melhor. Escolhendo a minha paz de espírito porque é o que eu realmente preciso. Não quero mais drama. Não preciso de ninguém me fazendo sentir que não sou boa o suficiente. Eu não preciso de brigas e discussões. Eu estou aprendendo que, de vez em quando, não dizer nada diz tudo.

Eu estou aprendendo que reagir ao que me faz mal dá poder para outra pessoa sobre as minhas emoções. Você não pode controlar o que os outros fazem, mas pode controlar como você responde, como você lida, como você interpreta e quanto disso você leva para o lado pessoal. Eu estou aprendendo que na maior parte do tempo, essas situações não dizem nada a respeito de mim, mas sim a respeito do outro. Eu estou aprendendo que talvez todas essas decepções são simplesmente para me ensinar a me amar, porque esse amor é a armadura e o escudo que eu preciso contra quem tenta me derrubar. É o que me salva quando alguém tenta diminuir minha confiança ou questionar o meu valor.

Eu estou aprendendo que mesmo que eu reaja, isso não vai mudar nada, não vai fazer ninguém me amar ou respeitar e não vai magicamente mudar a mente de ninguém. Às vezes é melhor simplesmente deixar estar, deixar pessoas irem, não lutar por fechamento, não pedir explicações, não procurar respostas e não esperar que alguém entenda a minha história. Eu estou aprendendo que a vida é melhor vivida quando eu não foco no que está acontecendo ao meu redor, e sim quando eu foco em mim mesma. Trabalhar em mim e na minha paz interior me faz perceber que não reagir a toda pequena coisa que me incomoda é o primeiro ingrediente para viver uma vida feliz e saudável.

Texto originalmente publicado no Thought Catalog, livremente traduzido e adaptado pela Revista Pazes. Publicado na CONTI outra com autorização..

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Avós que definem limites: ‘Cuidar dos netos ocasionalmente é diferente de virar cuidador principal’

Os avós cuidando dos netos, é uma cena comum e muitas vezes comovente. No entanto,…

5 horas ago

Cavalo é resgatado de apartamento no terceiro andar no RS após 10 dias de confinamento

Na cidade de São Leopoldo, no Vale do Sinos, uma equipe do Corpo de Bombeiros…

5 horas ago

Ator Paulo César Pereio, ícone do cinema brasileiro, falece aos 83 anos

No último domingo (12), o mundo do cinema brasileiro perdeu uma de suas figuras mais…

1 dia ago

“Eram muito unidos”: Desabafa parente de familia achada abraçada e soterrada em casa no RS

No município de Roca Sales, no Rio Grande do Sul, uma tragédia causada pelas intensas…

1 dia ago

Verdadeira Martha de ‘Babê Rema’ acusa criador da série de ser “psicopata”

Uma reviravolta surpreendente abalou os fãs de 'Babê Rena' nesta semana, com a verdadeira Martha…

3 dias ago

Leticia Birkheuer retorna aos palcos após denunciar violência doméstica: “Não podemos nos calar”

A renomada atriz Leticia Birkheuer está de volta aos holofotes, mas não apenas para brilhar…

3 dias ago