Revolução Grisalha: diga adeus às tinturas! O cabelo branco, agora, é a moda!

Os cabelos brancos estão na moda e cada vez mais mulheres optam por deixar de pintar as madeixas para assumir uma cabeleira prateada, livrando-se da escravidão das convenções estéticas baseadas no culto à eterna juventude.

REVOLUÇÃO GRISALHA

A tendência de assumir o cabelo branco chegou à Europa vinda dos Estados Unidos e se popularizou há alguns anos: mulheres de 30, 40, ou mais anos, expressaram em sites como “Revolution Gray” (Revolução Grisalha) o fato de estarem fartas de se submeter a pinturas regulares e sofrer com os produtos químicos.

Escritora e jornalista especializada em moda, Sophie Fontanel decidiu há dois anos dar adeus à tintura e deixar seu cabelo ficar naturalmente branco. Para ela, trata-se, antes de mais nada, de uma questão estética. Ela reivindica o lado militante de sua opção e, por isso, resolveu converter a própria experiência em algo interativo, ao postar regularmente fotos dos vários estágios de crescimento de seus cabelos brancos.

“Sabia que geraria interesse, mas não a tal ponto! Recebo uma grande quantidade de mensagens em privado que me dizem: ‘olha, também fiz isso’. E me dou conta de que inspirei muitas outras mulheres”, comemora.

Os cabelos brancos estão na moda e cada vez mais mulheres optam por deixar de pintar as madeixas para assumir uma cabeleira prateada, livrando-se da escravidão das convenções estéticas baseadas no culto à eterna juventude.

Na moda, alguns nomes abriram caminho. A americana Kristen McMenamy, modelo dos anos 1990 conhecida por seu estilo andrógino, resolveu assumir os cabelos grisalhos aos 40 anos. Também conquistou estrelas como Lady Gaga e Rihanna, que pintaram seus cabelos com esse tom.

“Para as mulheres, os cabelos brancos sempre foram malvistos do ponto de vista estético, já que eram exclusivamente associados à decadência física. Junto com o prolongamento da expectativa de vida e com a afirmação progressiva das mulheres em todas as profissões e nos meios de comunicação, as coisas mudaram: um sinal de envelhecimento se converte em uma opção estética como outra qualquer”, comenta o sociólogo Frédéric Godart.

Mesmo assim, os cabelos brancos das mulheres ainda não são valorizados como no caso dos homens, “percebidos de maneira positiva, por exemplo, como um sinal de sabedoria”, ressalta o sociólogo.

E a pressão social continua sendo muito forte: a escritora Tatiana de Rosnay contou à Paris Match, em 2016, que foi vítima de deboches quando deixou de pintar o cabelo.

E você, deixa/deixaria as pinturas de lado para assumir os fios brancos?

***

Fonte indicada: Coruja Professor



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

59 COMENTÁRIOS

  1. A foto podia ser de uma mulher com os cabelos brancos naturais e não de uma jovem com os cabelos pintados de branco. Isso, sim, seria se libertar do padrão estético da eterna juventude. Até para usar os cabelos brancos é preciso ser jovem?

  2. Assumi meus cabelos brancos a 3 anos e estou muito feliz com eles, pouco me importa o opinião dos outros. Alguns criticam, outros elogiam e tem os que pensam que foi pintado, me divirto sempre!

  3. Ola, [estou num teclado sem acentos]. Eu deixei meu cabelo natural em 2011, ficou bacana, mas ele nao eh totalmente branco e enjoei, adoro mudancas tambem. Afinal estamos continua transformacao, e desde essa epoca eu vejo materias sobre DEIXAR CABELOS BRANCOS, escrevi no meu blog ate na epoca: http://bebeteindarte.blogspot.com/2011/03/cabelos-brancos.html
    A moca da foto ao meu ver esta com cabelo pintados [descoloridos e depois com uma rinsagem pra deixar branco], acho que sao dois assuntos num. Uma eh ‘ estar na moda’ e pintar com a cor da moda, tendencia, e outra eh realmente deixar branco pelas pressoes esteticas que nao valorizam as mulheres quando elas querem jogar tudo pro alto e tambem se LIBERTAR das tintas, da Loreal, Wella, etc. Apesar dos dois cabelos, pintar ou nao seja um assunto mais amplo, afinal, ser quem a gente e eh muito mais importante, nao importa se o cabelo esta pintado/branco/cor de rosa/azul, careca, pensei isso depois que tornei a pinta-los. Creio que essa materia teria mais respaldo e credibilidade se voces realmente COLOCASSEM uma mulher de cabelos brancos na imagem como colocaram e uma outra NATURAL, de uma idade ao redor dos 40 anos, por exemplo. Desde setembro do corrento que nao pinto, e horrivel a transicao, confesso, mas eh preciso passar por isso.

  4. Hum…faz um ano que tinjo mais meus cabelos. Deixar o cabelo branco é uma grande prática de desapego aos padrões. Minha raiz agora tem a oportunidade de crescer livre e contar minha própria história, assim como todo o resto do meu corpo. Estou feliz, me sentindo livre. Tenho vivido momentos autênticos e repletos de transformações.

    • Também estou sem tintura desde março do ano 2018 e com sucessivos cortes agora não tenho mais nenhum traço de tintura. Estão maravilhosos. Fortes, macios, com um brilho intenso. Não são totalmente brancos. São grisalhos e lindos. Ando sempre com leve maquiagem (desde os 50 anos, agora com 60 anos… não esqueço jamais), sobrancelhas feitas, um batom leve e os cabelos sempre arrumados, ajeitados. E acho aparência de desleixo quando vejo aquelas que tingiram há 15 dias e não querem fazê-lo de novo. Ou por ser caro ou por querer poupar os cabelos de tanta tinta. Eu adoro meus cabelos grisalhos. Meu marido também!

  5. Assumi os meus há 6 meses..estou mto feliz e vivendo uma deliciosa LIBERDADE?? Foram 20 anos de tinta..rsrs
    Ok. Valew obrigada , mas agora que seguir assim, desfrutando de minha jornada de 57 anos, com total leveza.
    Resolvi usar meu “natural” NATURALMENTE???
    GRATIDÃO A DEUS PELA VIDA SAÚDE PAZ NA ALMA e agora estar no meu momento #grisastyle..!!! #superRecomendo!!! #revolutionGrey?

  6. Amo meus cabelos brancos (ainda nao estão “neve”) mas me acho mais bonita. Vou fazer 70 anos em janeiro e as pessoas nao acreditam. É só felicidade.

  7. Assumi aos 47 por posicionamento político, praticidade, economia de tempo e dinheiro. Acima de tudo é um exercício de liberdade! Nós decidimos o que fazer com nosso corpo. Não é uma questão de moda, pois dizer isto é retirar o protagonismo das mulheres que decidiram abandonar a tintura muito antes de se tornar objeto da mídia.

  8. Tenho 61 anos, e a mais de 18 anos que não pinto meus cabelos. Sempre recebi críticas por isso. Mas me sinto muito bem, brinco com meus amigos que meus cabelos revelam a idade deles, kkkkkkkkk, não a minha.

    • Então… tenho asma desde os 2 anos e vivo me cuidando diante de novos alérgenos. Já fiz luzes em salão. Acho que ficava com aperto na garganta muito mais por medo do que por alergia. Mas, quando fui pintar de castanho, comprei 2 caixas de tinta de farmácia e pintei em casa: foi um horror – 2 horas com sensação ruim para respirar, era angustiante. Pensei: “passo por isto uma vez só, aguento e nunca mais faço luzes” e advinha? Saiu tudo no banho. Eu jurava que não precisaria descolorir se fosse das luzes para o castanho.
      Após a progressão, voltei ao cabelo virgem me preocupando “como vai ser quando pintar for uma necessidade?”
      Chegou minha vez e, aos 40 anos, surge esta onda maravilhosa de ficar linda naturalmente. Estou amando!
      Só não concordo com posicionamentos políticos-ideológicos por trás de nada. Não passa de histeria. Cada um tem que ficar como gosta apenas, única e exclusivamente, para agradar a si mesmo!

  9. A sensação de liberdade é surreal! Já estou no 3o mês sem tinta e doida pra descobrir alguma coisa natural que amarele os brancos, assim parecerão “luzes”. mas essa indústria terrorista de beleza química só faz produtos para desamarelar, que ódio!!!! Não vou dar mais nenhum$ para eles!!!!

    • Daniela, não conheço um amarelador natural, mas tonalizante com o revelador mais leve não estragou os meus cabelos. Usei muito tempo o Richesse louro com revelador 6 vl e fiquei bem satisfeita, quando vai crescendo não fica aquela faixa marcada mas sim uma diferença gradativa de tonalidade.

  10. Gostaria de assumir, mas a transição que é complicada! cabelo metade pintado, metade não. Fica muito feio
    Existe alguma forma de não passar por isso?

  11. Se é moda não sei…só sei que é liberdade de ser o que eu quiser, sem necessidade prender às convenções sociais e padrões de beleza.
    Estou há quatro meses sem tintura, cuidando bem do meu cabelo com hidratação semanal, produtos específicos para tirar o amarelado e corte mensal. Mesmo com várias cores, sinto que ele está mais bonito e sedoso. Sigo firme!

  12. comecei a poucos dias,ja vinha cansada de tantos retoques de raiz.cortei curtissimo me livrando de toda tinta,meu cabelo esta super grey, amando.É uma forma das mulheres se livrarem desse eterna dependência.

  13. Estou deixando os meus também sem pintar. Estou me sentindo muito bem. Clareei e fiz luzes para não causar impacto quando olhar no espelho. Todos que me veem dizem que estou muito bem. Uns 2 meses sem retoques. Só mudei o shampoo para cinza.

  14. Estou sem tingir o meu há 4 meses,tenho 45 anos e desde os 6 já tinha fios brancos.Desde essa época já alisava os fios com hidróxido de sódio, então nunca pude clarea-los por causa da química,sempre usei tonalizantes sem amônia e água oxigenada que incompatíveis com esse alisamento,desde os 15 anos tingia,mas cansei e agora vou aproveitar essa moda pra deixar ele na cor natural.É uma batalha árdua contra as opiniões que são bem divergentes.

  15. Deixei de tingir os meus cabelos aos 43 anos, hoje estou com 55 anos, estou satisfeito e feliz; confesso que no início foi difícil, mas hoje sinto-me feliz. Uso totalizante puxando para o Prata, para que não fiquem amarelados.Amo.

  16. Me sinto pioneira.deixei de pintar cabelo em 2009. Fui superdescriminada.criticada.
    Nada disto me abalou..nunca tive recaída.. Agora todos elogiam minha perseverança.

  17. Tenho muito orgulho dos meus grisalhos e de cada marca de expressão, é sinal que vivi e vivo plenamente. A pressão da sociedade é grande ainda, mas não me importo mais com a opinião dos outros!
    Eu me aceito do jeito que sou…

  18. Iniciei o processo de deixar de pintar o cabelo e estou amando. Tenho alergia a tinta e por isso muita restrição em escolher uma que não tivesse reação. Chega um ponto que você cansa de ter essa obrigação de pintar o cabelo em menos de um mês. Me sinto livre e feliz por ter assumido os meus brancos.

  19. Eu não gosto dessa moda e vou continuar pintando. Acho que a cor da minha pele não combina com cabelo sem cor. Quando era nova cheguei a pintar de loiro e fazer luzes e nunca gostei do resultado voltando ao meu querido castanho escuro. Como tenho poucos cabelos brancos pretendo continuar pintando por enquanto, quem sabe no futuro mude de ideia mas espero que os brancos ainda estejam de moda… rsss

  20. Também aderi aos grisalhos há 3 anos aproximadamente. Foi uma libertação. Meus cabelos não são totalmente brancos, mas sim acinzentados, parecendo luzes. Bastante elogiados por onde ando. O processo até eliminar totalmente os residuos de tintura foi demorado e chato, porém eu usava faixas largas acima da testa, onde o cabelo estava crescendo, isso facilitou bastante. Uso shampoo desamarelador e máscara desamareladora (da Le Cliqué) e recomendo: já testei várias, mas para mim foi a melhor.

  21. Entrei na transição hj meu cabelo estava enorme e bem cacheado quase todo natural so faltava parar de pintar o que era uma gonia entao decidi que o branco faz parte da minha cabeça rsrs e cortei tudo tremendo de um Joãozinho e todo aquele geisalho prateado surgiu to muito feliz nao importa os outros, ou o que pensam so importa pra mim
    Que estou super feliz!!!!!

  22. Comecei a pintar meu cabelo aos 16 anos e nunca mais parei.Agora quer cheguei aos 40 e uns, percebi o qto estraguei o meu cabelo com químicas. Resolvi deixar a raiz crescer e cortei bem curtinho. Meus grisalhos apareceram e eu amei! Já tenho o cabelo naturalmente loiro médio. Com os brancos misturados ficou mais bonito que as cores que eu usava. Foi libertador! Cabelos mais bonitos, brilhosos e fortes!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui