Dar muito e receber pouco também cansa.

Às vezes temos a sensação de que estamos dando e dando, mas, no entanto, não estamos recebendo. Isso geralmente acontece quando estamos tristes, porque não recebemos nenhum tipo de recompensa após o ato de dar e acabamos pensando que o mundo não é digno de nossa dedicação. Porque dar muito e receber pouco, cansa e se desgasta.

Se isso acontece com você, a melhor coisa é abandonar sua posição e relegar as obrigações que você impôs a si mesmo, porque é uma troca que é tóxica para você e, portanto, destrói sua saúde . Quando você se cansa de dar e dá muito sem receber, você pode acabar impedindo alguém de lhe oferecer ajuda. Assim, a falta de reciprocidade acaba por alimentar uma espiral de desencanto e dor.

Como posso saber se estou dando muito de mim mesmo?

Algo está errado se você estiver ficando cansado, se estiver sobrecarregado de tristeza, decepção ou desencantamento e se achar que o que você faz pela outra pessoa é um fardo quando não deveria. Há pessoas que podem nos sugar, literalmente, energia.

É provável que eles não percebam, é por isso que é sempre aconselhável e necessário armar-se com valor e esclarecer essas questões.

Você se ama o suficiente para dar muito com a justiça quando você está recebendo o mínimo?

Não vale a pena lutar contra o vento e a maré e dar muito para uma pessoa que não move um dedo. Não ajuda constantemente a ajudar alguém com um trabalho que não está interessado em aprender a fazer. Não nos faz bem dar sem receber.

Não podemos nos dedicar aos outros e esquecer de nós mesmos. A única gratidão sem a qual não podemos viver é gratidão a si mesmo, porque é o pilar do amor-próprio e a base do nosso crescimento pessoal.

Quando ajudamos alguém, estamos oferecendo uma parte muito importante de nós. Isso nos ensina a apreciar a nós mesmos, por isso é essencial cuidar dessa parte da nossa vida.

Obviamente, não daremos nada para agradecer a quem está se aproveitando de nós. Isso nos faria sentir tolos, enquanto é perigoso para nossa autoestima e nosso bem-estar .

Por outro lado, eles dizem que a gratidão nunca é suficiente para aqueles que não deixaram você durante os tempos ruins. Portanto, oferecer boas palavras, bons sentimentos, boas ações e bons pensamentos para aqueles que nos ajudaram em algum momento é muito importante, pois isso nos ajudará a lembrar o valor da bondade e da oferta aos outros.

O poder da reciprocidade e gratidão

A verdade é que podemos agradecer o que os outros fazem por nós de muitas maneiras. Podemos fazer isso com um simples sorriso, com algumas palavras ou com nossas ações. O que está claro é que a gratidão é sempre uma maneira de dar ou corresponder por algo que recebemos.

A reciprocidade saudável é aquela baseada em uma troca que responde à gratidão. Oferecer um agradecimento ou qualquer outro ato de recompensa é reconhecer que a pessoa antes de nós fez algo que nos trouxe felicidade.

O apreço é um pilar importante para o nosso bem-estar e nossa saúde. Sua ausência nos dói e nos frustra, criando uma espiral de arrependimentos e reclamações que nos deixarão tristes e desapontados.

Ser grato e receber gratidão nos faz sentir dignos e dignos de amor, o que mantém nossa auto-estima e nosso bem-estar emocional em boas condições. Nos bons e nos maus momentos conforta-nos e encoraja-nos a continuar dando e, claro, a continuar querendo receber.

Tradução feita pela CONTI outra, do original de La Mente es Maravillosa



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui