A vida não para enquanto abrimos baús e lamentamos as oportunidades perdidas

Algumas histórias não acabam e se transformam num grande novelo de expectativas, frustrações e reviravoltas que não levam a lugar algum. A gente sabe que o passado, de vez em quando, assombra as nossas vivências recentes e, inevitavelmente, voltamos a sofrer de baques antigos. Um dia alguém disse que, o passado é lugar de referência e não de residência. Por mais que saibamos disso, é natural que regressemos às paisagens interiores de outrora. Portanto, é necessário filtrar os ecos dessa visita.

Não temos o poder de alterar o que passou, mas a autonomia para decidir se os destroços dessas memórias continuarão atrapalhando o fluxo da nossa caminhada estará sempre em nossas mãos. As experiências têm a capacidade de nos transformar e arrancar saudosos suspiros. Costumamos guardar as trajetórias alegres que fizemos em outras vidas, e se por alguma razão, deixamos de fazer parte e ter a relevância que tivemos, é pelo fato de já termos cumprido nosso papel naquele contexto. Além disso, as cicatrizes não são menos importantes, pois a partir delas descobrimos que, apesar de toda fragilidade e desconforto das guerras passadas, a força adquirida com o fluxo das experiências, é o ingrediente reserva que levamos para os desafios futuros.

A referência ao passado não nos tornará imunes aos infortúnios nem demasiadamente precavidos e blindados contra qualquer tipo de queda ou sequela, mas nos tornará mais atenciosos com as demandas da vida. O passado será sempre imutável. O que muda é a forma como o encaramos. Um ponto fixo no espaço e no tempo, onde foi possível crescer com os erros, mas um lugar em eterno repouso, que não deve interferir nas resoluções do presente.

A visita moderada ao passado será benéfica em alguns momentos. Rebobinaremos instantes de alegrias, dores e perdas. As fisgadas da saudade estarão em cada memória revisitada, mas será apenas isso. Um tour com hora certa para acabar. A referência ao passado será apenas um ponto temporário no vasto mapa do ser, aquele aceno tímido no retrovisor da vida que não para enquanto abrimos baús e lamentamos as oportunidades perdidas.



LIVRO NOVO



ESTER CHAVES é uma escritora brasiliense. Graduada em Letras pela Universidade Católica de Brasília e Pós-graduada em Literatura Brasileira pela mesma instituição. Atuante na vida cultural da cidade, participa de vários eventos poético-musicais. Já teve textos publicados em jornais e revistas. Em junho de 2016, teve o conto “Os Voos de Josué” selecionado na 1ª edição do Prêmio VIP de Literatura, da A.R Publisher Editora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui