“A mulher tem que saber a hora exata de sair de cena. Mesmo que essa hora seja muito dolorosa”

Coco Chanel era uma mulher muito elegante, não somente na forma de se vestir, mas também no comportamento. De origem pobre, órfã de mãe na infância, iniciou sua carreira com uma pequena chapelaria e posteriormente conquistou o mundo da moda com seu estilo clássico, inovador e muito sofisticado. Porém, muito além de ser um ícone da alta costura, essa mulher cheia de atitude revolucionou os costumes da época, e se tornou símbolo de coragem, resistência e liberdade feminina. Pesquisando sobre essa grande mulher, me deparei com uma das frases atribuídas a ela, e me encantei profundamente, pois exprime sua personalidade independente e muito refinada: “A mulher tem que saber a hora exata de sair de cena. Mesmo que essa hora seja muito dolorosa”.

Saber a hora de sair de cena é um dos conhecimentos mais importantes que se pode ter, e demonstra bom senso, amor próprio, coragem, independência, liberdade e autonomia. Nem sempre é fácil ou óbvio perceber que nosso tempo chegou ao fim. Nem sempre conseguimos assimilar ou acreditar que aquilo que queríamos tanto não está reservado pra gente. Nem sempre conseguimos abrir mão de nossos sonhos, planos, desejos e expectativas numa boa, mesmo que nossa hora tenha passado. Não é fácil entender que nem tudo o que a gente quer, nos servirá. E saber sair de cena, mesmo que isso cause muita dor, é algo que não nos ensinam, mas que precisamos aprender.

É preciso aprender a parar de insistir naquilo que não é pra gente. É preciso aprender a aceitar que desejar muito alguma coisa não garante que ela seja nossa. É preciso aprender a sair de cena quando tudo já foi dito, esclarecido, colocado em pratos limpos e não há mais lugar pra gente naquela história. É preciso aprender a aceitar as frustrações, os desejos desfeitos, a necessidade de fazer as malas e de tirar a mesa.

Ser elegante no comportamento é ter bom senso. Bom senso na hora de falar, de calar, de nos expressar com extroversão ou discrição. Mas, principalmente, bom senso na hora de perceber onde estamos sobrando. Bom senso de sairmos à francesa de lugares onde não cabemos mais.

Sair de cena quando tudo o que a gente queria é que a história não tivesse fim é uma das decisões mais difíceis e dolorosas que existem. Mesmo assim, mais vale a dor advinda de um distanciamento sadio que a falsa e humilhada alegria de permanecer num lugar onde não somos bem vindos.

Temos que entender que merecemos um amor recíproco, inteiro, companheiro, verdadeiro. Quem se submete a amores menores e unilaterais acreditou que é merecedor de pouca coisa, de afetos rasos e parciais. Por isso é tão importante discernir onde se deve ou não permanecer. Por isso é essencial descobrir a hora de fazer as malas e deixar de prorrogar nossa presença onde não somos mais considerados convidados especiais.

Quem lhe quer, o trata como convidado especial. Quem o deseja, acolhe-o com alegria e satisfação. Quem o admira, tem brilho nos olhos quando o vê chegar. Pequenos gestos nos dão pistas de onde devemos ou não permanecer. Pequenas atitudes nos ajudam a discernir se é chegada a hora de partir. Pois como diz a letra da música “You’ve got to learn”, de Nina Simone, “Você tem de aprender a sair da mesa quando o amor já não está sendo servido…” 



LIVRO NOVO



Fabíola Simões é dentista, mãe, influenciadora digital, youtuber e escritora – não necessariamente nessa ordem. Tem 4 livros publicados; um canal no Youtube onde dá dicas de filmes, séries e livros; e esse site, onde, juntamente com outros colunistas, publica textos semanalmente. Casada e mãe de um adolescente, trabalha há mais de 20 anos como Endodontista num Centro de Saúde em Campinas e, nas horas vagas, gosta de maratonar séries (Sex and the City, Gilmore Girls e The Office estão entre suas preferidas); beber vinho tinto; ler um bom livro e estar entre as pessoas que ama.

9 COMENTÁRIOS

  1. Assim como Leonardo Da Vinci pintava de forma deslumbrante, você tem a capacidade de escrever divinamente!!! Fabíola, você está na minha lista das pessoas as quais ainda pretendo tomar uma café e conversar da vida! Parabéns!

  2. Te conheci ou me fizeram te conhecer por meio da minha querida tia Marieta amiga da sua mãe. Amei o seu livro e hoje recebi esse maravilhoso texto …sobre o sair de cena…e coube tao justo em minha atual modelagem que passei para minha tia..sem me ligar que era um texto teu…gosto mto de suas palavras que brilham e espalham sentimentos..um bj Sonia Urt 67 99998 7301

  3. O difícil é perceber que você é quem não está colocando o amor na mesa, não tem mais brilho nos olhos e que não mais admira aquele que lutou tanto pra ficar ao seu lado. A inevitável culpa e insegurança em tomar qualquer atitude!

  4. Texto maravilhoso !! Me identifiquei por demais com esse texto…Tomar coragem pr sair de sena é doloroso, mais é preciso !! Obrigada Fabíola !!

  5. Fabíola, estou aqui para expressar minha GRATIDÃO pelo o seu texto, porque ele me deu forças para “sair de cena” por mais que eu não quisesse aceitar que deveria. Foi todo um processo: primeiro, arrumei as malas, e as deixei lá no canto, procurando justificativas para ficar, acreditando que tudo ia mudar. Mas depois, peguei tudo e sair de vez. A questão é que a gente quer voltar, nem que seja com a malinha de mão, sabe? Porém, todas a vezes que me veio essa idéia na cabeça, eu vinha aqui e lia seu texto, e você nem imagina quantas vezes li e reli, já até perdi as contas! Enfim, muito grata sou a você por me dá forças com suas palavras, pois foram elas que me permitiram levantar da mesa, seguir em frente e nunca mais olhar pra trás, não importando o quão dolorido foi fazer isso. Muito grata!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui