Imagem de capa: VITA PIX, Shutterstock

Beleza não é o que eu procuro para nós, o que eu quero para nós é feio. Bonito é o amanhecer em uma ilha caribenha, bonito é a Gal Gadot com a roupa de mulher maravilha ou Rodrigo Hilbert de avental, bonito é ver a lua cheia do topo de uma montanha, isso é bonito.

O que eu procuro para nós é amor, que é o oposto de tudo isso. O que eu procuro é ver o seu rosto quando ele estiver doente e inchado. Conhecer a sua expressão facial quando estiver bufando de raiva, pálida de passar uma noite inteira sem dormir e vermelha de tanto chorar.

O que eu espero é ver você criando rugas e cabelos brancos, acompanhar o seu pequeno e definido corpo virar uma junção de músculos flácidos e enfraquecidos quando a saúde se torne visita rara dentro do seu lar.

O que eu espero não é sobre passar um final de semana em um comercial de viagens, atirados nas bordas de um cruzeiro tomando sol, mas trabalhar três meses inteiros para comprar a nossa primeira câmera semi-profissional e fazer aquela viagem de dois dias a Paraty, de ônibus, almoçando em restaurantes meia-boca e hotel meia estrela.

O que eu espero não é agradável, é brigar com o seu tio por causa de política, ver o seu sobrinho vomitando na roupa da sua irmã e estar ao seu lado quando as pessoas mais importantes da sua vida partirem.

O que eu espero não são palavras bonitas, são palavras que marcam e machucam. Palavras intensas como “sempre”, “muito” e “jamais”, declarações descoordenadas e que não fariam sentido em livro de poema algum. O que eu procuro é que você tenha o poder de me atingir com qualquer palavra que saia da sua boca e esperar que você faça bom uso disso.

O que eu procuro é saber quando você tiver caries, ver as quarenta e sete fotos que você tirou antes de postar uma no Instagram e conhecer o seu cheiro depois que fica dois dias sem tomar banho. Conhecer a sua roupa mais feia, suportar os seus surtos, abraçar os seus medos e fingir que não tenho os meus.

O que eu procuro é saber se você se suja quando come um cachorro quente ou toma um sorvete. Conhecer o seu lado mais ridículo, estúpido e vergonhoso. E passar a vida inteira tentando compreender o incompreensível.

O que eu espero é que você também queira o mesmo. O que eu procuro para nós é a coisa mais feia do mundo.

Bonito mesmo é saber de tudo isso e ainda assim querê-lo de verdade. O amor.

Francisco Galarreta

Francisco Galarreta ajuda as pessoas a desenvolver o seu autoconhecimento e a trabalhar a Inteligência Emocional, grava dicas diárias nos stories do Instagram: @franciscogalarreta

Share
Published by
Francisco Galarreta

Recent Posts

Norte-americano viraliza ao descrever seu primeiro beijo com brasileira: “Eu fiquei chocado”

O influencer norte-americano Joshua Canup tem causado alvoroço nas redes sociais com um relato inusitado…

7 horas ago

Anitta é confirmada para participar do show de Madonna em Copacabana

"Anitta irá participar do aguardado show de Madonna na Praia de Copacabana, no Rio de…

7 horas ago

Escola não vai expulsar autoras de ofensas racistas contra filha de Samara Felippo: “Não acho que a gente errou”

A decisão da escola Vera Cruz, em São Paulo, de suspender, em vez de expulsar,…

2 dias ago

Priscila Fantin, a eterna Serena de ‘Alma Gêmea’, revela batalha contra depressão: “Medo do mundo”

A trajetória de Priscila Fantin, conhecida pelo público como a doce Serena da novela "Alma…

2 dias ago

Roteirista de Os Simpsons revela como eles são capazes de prever eventos do futuro

Ao longo das décadas, "Os Simpsons" conquistaram fama não apenas por sua comédia afiada, mas…

3 dias ago

Jovem do Maranhão se torna a primeira promotora quilombola do Brasil: “É por meus ancestrais”

Na luta pela igualdade de oportunidades e representatividade, Karoline Bezerra Maia alcança um marco histórico…

3 dias ago