Gabriel Bernardi

A beleza de (às vezes) viver no meio termo

Imagem de capa: Olha Afanasieva/shutterstock

Quem lê meus textos sabe claramente que eu sou o tipo de pessoa preto ou branco, 8 ou 80, pega fogo ou esfria de vez. Mas aqui vai uma novidade: eu ERA assim.

Mas eu tenho passado por certas experiências, conhecendo pessoas e até refletindo muito sobre como o mundo não é feito de preto e branco. Descobri todo um meio termo cinza que tem entre eles e é nesse cinza que eu me sinto bem.

Sempre foi natural pra eu viver de extremos, era meu instinto, mas talvez fossem os hormônios, a crise dos vinte, não sei. Mas a minha paz está naquele “talvez” que você tem que aceitar e seguir a vida. Viver de extremos significa que você precisa ter uma posição para absolutamente tudo, pois afinal você não é de meio termo e odeia indecisões! Mas cansa e como cansa ficar decidindo o que pensar sobre variados assuntos o tempo todo. Eu decidi que às vezes eu quero só existir. Só ser mais um que está deixando acontecer. Um dia após o outro.

Não há paz em “ou amo ou odeio”. Terão coisas que você não vai ser capaz de odiar, simplesmente porque o ódio é um sentimento muito pesado para você ficar tendo com coisas que podem ser só deixadas de lado caso não te agradem. Terão as coisas que vão te fazer pular e você vai amar e terão as coisas que você vai gostar de ter por perto e até sentir falta, mas vai entender caso elas não possam mais ficar na sua vida. E terão as coisas que simplesmente não vão somar em nada, mas você vai estar tão ocupado amando o que te deixa bem que o ódio vai parecer exaustivo. É aí que você encontra a área cinza entre o branco e preto que você costumava viver.

Optar pelo meio termo pode ser uma gentileza a sua saúde mental. Aceitar que nem tudo precisa da sua posição e nem tudo está sobre seu controle é um exercício diário que resulta em paz.

Quando comecei a entender isso, uma crise de quantas pessoas eu perdi por não perceber antes começou a acontecer, mas depois de alguns dias de exercício, notei que aquilo era uma das coisas que já não estavam em meu controle e entreguei para o universo cuidar.

É ótimo você resolver sua vida, planejar as coisas e saber para onde tudo vai caminhar, eu bem sei que é. Mas nem sempre é dessa forma que vai acontecer. Em certas áreas da sua vida (se não em todas) é o universo que dita como as coisas vão ser. Então quando tudo parecer perdido se acomode numa poltrona confortável e respire fundo. O que não tem remédio, remediado está!

Gabriel Bernardi

"Estudante de Rádio, Tv e Internet, Cinema e amante da arte de se expressar por palavras. Canceriano, ascendente em Libra, acredita que o amor muda a forma que vemos o mundo e como levamos nossa vida. Livros sempre foram seus melhores professores, nos trilhos de trem e metrô aprendeu muito sobre pessoas. Considera um prazer escrever pra si mesmo e agora uma honra ser lido por você." Também publicando em: https://medium.com/@gabriel.bernardi

Share
Published by
Gabriel Bernardi

Recent Posts

Norte-americano viraliza ao descrever seu primeiro beijo com brasileira: “Eu fiquei chocado”

O influencer norte-americano Joshua Canup tem causado alvoroço nas redes sociais com um relato inusitado…

7 horas ago

Anitta é confirmada para participar do show de Madonna em Copacabana

"Anitta irá participar do aguardado show de Madonna na Praia de Copacabana, no Rio de…

8 horas ago

Escola não vai expulsar autoras de ofensas racistas contra filha de Samara Felippo: “Não acho que a gente errou”

A decisão da escola Vera Cruz, em São Paulo, de suspender, em vez de expulsar,…

2 dias ago

Priscila Fantin, a eterna Serena de ‘Alma Gêmea’, revela batalha contra depressão: “Medo do mundo”

A trajetória de Priscila Fantin, conhecida pelo público como a doce Serena da novela "Alma…

2 dias ago

Roteirista de Os Simpsons revela como eles são capazes de prever eventos do futuro

Ao longo das décadas, "Os Simpsons" conquistaram fama não apenas por sua comédia afiada, mas…

3 dias ago

Jovem do Maranhão se torna a primeira promotora quilombola do Brasil: “É por meus ancestrais”

Na luta pela igualdade de oportunidades e representatividade, Karoline Bezerra Maia alcança um marco histórico…

3 dias ago