Categories: Gustl Rosenkranz

Tanto faz se sobe ou se desce: o melhor caminho não é o mais fácil, mas o que leva para onde se quer chegar

Imagem de capa: Galyna Andrushko, Shutterstock

Ao escolhermos outro caminho, terminamos chegando também a algum lugar, mas normalmente não onde queríamos.

Em Salvador, no centro histórico, há uma rua chamada de Ladeira da Preguiça. Quem a conhece e já subiu por ela da Cidade Baixa para a Cidade Alta entende bem o porquê do nome. Ele sente a mesma preguiça que deu nome à rua, na época em que os escravos tinham que subir carregando as mercadorias do porto e sentiam pouca vontade de enfrentar aquela rampa. Era mesmo de dar preguiça, mas quem queria (ou tinha que) chegar até em cima era obrigado a enfrentar sua ingremidade. Não tinha jeito.

É assim também na vida. Há caminhos que não podemos evitar. Muitas vezes até podemos, mas, ao escolhermos outro caminho, terminamos chegando também a algum lugar, mas normalmente não onde queríamos.

Para atingirmos o que queremos, temos que estar dispostos a enfrentar as ladeiras da vida, às vezes subindo, às vezes descendo, mas sempre caminhando, sem desvios, sem se deixar levar pela preguiça de prosseguir e sem cair na armadilha de acreditar que o caminho mais fácil é sempre o melhor. É claro que não precisamos dificultar as coisas desnecessariamente, mas há caminhos que são importantes para nosso crescimento exatamente por não serem fáceis e é bom ter a coragem de segui-los.

Quem quer passar numa prova tem que estudar, quem quer construir uma casa tem que colocar um tijolo sobre o outro e quem quer ver o mundo de cima tem que escalar a montanha para chegar ao pico. É claro que encontramos tentações no trajeto e convites para tomar o caminho mais fácil ou até mesmo pegar um atalho, o que é válido, mas jamais será a mesma coisa.

Duas pessoas resolvem, por exemplo, subir na montanha para ver o mundo lá do alto. Uma vai a pé e a outra pega o bonde. Enquanto uma chega tranquila e descansada, a outra suada e exausta. Só que elas terão feito experiências diferentes: a que pegou o bonde fará a experiência extraordinária de ver o mundo de cima da montanha, sim, mas a que subiu a pé terá algo mais: ela terá feito uma conquista, constatará que pode caminhar com as próprias pernas, mesmo quando o caminho é difícil, além de fazer um bom exercício físico, muito bom para sua saúde.

As duas opções são legítimas e não há nada de errado em pegar o bonde, mas é preciso ter consciência de que, apesar de partirem do mesmo ponto e chegarem ao mesmo destino, os dois caminhos são diferentes. Ambos levam ao topo, mas os dois não fazem crescer da mesma maneira. O importante é saber qual o próprio objetivo: se você só quer apreciar a vista lá de cima, suba de bonde (caminho mais fácil). Mas se você quer mais que isso e deseja conhecer os próprios limites (autoconhecimento), suba a pé. Só não vale pegar o caminho mais fácil e querer conquistar as duas coisas. Isso não funciona.

E se você agora pensa na Ladeira da Preguiça e acredita que o problema é subir e que descer seria mais fácil, fique sabendo que isso nem sempre é verdade. Prova disso é o nome de outra ladeira de Salvador, a Ladeira Quebra Bunda, que mostra o quanto descer também pode ser arriscado ?

Gustl Rosenkranz

Blogueiro brasileiro residente em Berlim.

Published by
Gustl Rosenkranz

Recent Posts

Norte-americano viraliza ao descrever seu primeiro beijo com brasileira: “Eu fiquei chocado”

O influencer norte-americano Joshua Canup tem causado alvoroço nas redes sociais com um relato inusitado…

13 horas ago

Anitta é confirmada para participar do show de Madonna em Copacabana

"Anitta irá participar do aguardado show de Madonna na Praia de Copacabana, no Rio de…

Escola não vai expulsar autoras de ofensas racistas contra filha de Samara Felippo: “Não acho que a gente errou”

A decisão da escola Vera Cruz, em São Paulo, de suspender, em vez de expulsar,…

2 dias ago

Priscila Fantin, a eterna Serena de ‘Alma Gêmea’, revela batalha contra depressão: “Medo do mundo”

A trajetória de Priscila Fantin, conhecida pelo público como a doce Serena da novela "Alma…

Roteirista de Os Simpsons revela como eles são capazes de prever eventos do futuro

Ao longo das décadas, "Os Simpsons" conquistaram fama não apenas por sua comédia afiada, mas…

3 dias ago

Jovem do Maranhão se torna a primeira promotora quilombola do Brasil: “É por meus ancestrais”

Na luta pela igualdade de oportunidades e representatividade, Karoline Bezerra Maia alcança um marco histórico…